Disco IDE para SATA

Discos rígidos e tudo o mais que seja armazenamento...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Disco IDE para SATA

Mensagempor Ganondorf » Sábado Dez 29, 2007 7:32

Boas ppl.

Eu tou com um problema k é o seguinte: tenho uma nova motherboard e n consigo por o meu disco antigo a funcionar. Comprei uma peça para k a minha motherboard reconhece o disco como SATA e de facto, até identifica o disco. O problema prende-se com os jumpers (penso eu...). Tenho portanto esse disco antigo e um novo SATA. Eu n sei como meter um ou outro como master/slave. No meu disco novo n posso fazer nada a n ser limitar a capacidade do disco com o jumper, no outro, diz k para ser slave basta eu tirar o jumper. Eu ja tirei o jumper, ele demora algum tempo no inicio quando faz o reconhecimento das drives, mas apenas identifica o novo disco.
Conclusao: n consigo aceder ao disco antigo e ao novo, ao mm tempo.

So, any suggestion?
Ganondorf
Novato
Novato

Registado: Domingo Dez 09, 2007 22:51

Mensagempor Spildit2 » Sábado Dez 29, 2007 15:56

Compra um adaptador IDE 2.5/3.5/SATA para USB.

Conectas 1 disco na board, conectas o outro disco via adaptador à porta USB e ficas com um disco a funcionar dentro do PC e outro externo, ligado como unidade amovível.

O preço do adaptador ronda os 30 Euros e permite ligar numa porta USB 2.0 qualquer disco 2.5 (PCs Portáteis) 3.5 (Desktop Normais) e SATA. Inclue uma fonte de alimentação externa (Para alimentares os discos com corrente, conectando a tradicional fixa "molex" ou a ficha de alimentação SATA) e qualquer disco conectado via adaptador funciona em modo "Plug And play" em windows 2000/Me/XP sem a necessidade de instalares qualquer tipo de drivers. O pack inclue drivers para windows 98.
Deves conseguir comprar o adaptador em qualquer casa de informática.
Se pretendes uma solução mais permanente podes sempre comprar uma caixa externa SATA ou IDE para colocares lá o disco e ligares via USB.

A peça que compraste pode não ser a mais indicada; há peças que transformam uma entrada da board IDE em duas (ou uma) saidas SATA para ligares o disco; outras transformam a entrada IDE do disco em saidas SATA, outras transformam a entrada SATA do disco em IDE e é necessário ter muito cuidado quando se compra esse tipo de adaptador porque se não for utilizado exactamente para o fim que foi fabricado ele não funciona correctamente.
Ou seja se tens uma board só com fichas sata e se queres ligar lá um disco IDE a peça que tens de comprar é uma que tranforme o IDE do disco numa ficha sata (a peça encaixa no disco e não na board).
Se comprares um adaptador para meteres numa board IDE e fazeres saidas SATA e se o utilizares no teu caso (ligando a porta que é suposto encaixar na IDE de uma board IDE ao teu disco) a peça apesar de encaixar não vai funcionar correctamente.

Não sei se será esse o teu caso mas o mais simples é sempre ligar externamente via USB ainda para mais se o objectivo é só copiar os dados do disco velho para o novo.

Essas peças adaptadoras internas, como a que compraste (em especial a que transforma portas IDE de board antigas em conexões para ligar discos SATA) são de facto optimas em situações de recuperação de dados pois a ligação USB não têm tanta tolerância à correcção ECC como a porta IDE têm e também torna-se possível enviar comandos ATA "ocultos" dos fabricantes a discos SATA (via porta IDE) para se conseguir acesso aos sectores negativos (módulos da firmware do disco) e proceder a reparações de problemas existentes lá como no caso do disco ser detectado na POST pela BIOS com um nome genérico (exemplo MAXTOR ATHENAS).
Spildit2
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Dez 28, 2007 18:36

Mensagempor Ganondorf » Domingo Dez 30, 2007 3:34

O unico problema k deparo é k ele n reconhece o disco se tiver ligado em conjunto com o outro, pq a peça k comprei é a indicada. Liga no disco IDE e tem uma saida SATA pa ligar á board. Agora, o problema é k ele com os 2 ligados, fica uma data de tempo a detectar o disco e depois n dá nada. É por isso k eu penso k o problema ta nos jumpers pq ele deve tar a tentar decidir qual deles é k é o Master/Slave.
E comprar outra peça era algo k eu keria evitar a todo o custo visto k ja comprei uma peça k custou 14€...

De qq maneira, agradeço desde já o teu interesse em ajudares-me.

Fikem bem.

EDIT: Ppl, eu n sei qual era o problema mas já ta a bombar lol.
Prakeles k venham a ter o mm problema, eu simplesmente pus o jumper no disco IDE como Master, embora ele corra-o como slave...

Fikem bem e obgd por tudo :wink:
Ganondorf
Novato
Novato

Registado: Domingo Dez 09, 2007 22:51

Voltar para Discos Rígidos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 22 visitantes