Obrigado a todos por participarem na sondagem !
Aqui fica um primeiro comentário a algumas das respostas :
@Nuno_Martins
Votei no "Degradação de Cabeças e Superfície".
Não sei se é o mais apropriado.
Um dia fui ligar um disco Seagate Barracuda de 80Gb e começou a fazer uns estalidos constantes "tac, tac. tac, tac...". Desde ai nunca mais funcionou.
O problema típico dos discos Seagate é exactemente esse. Degradação de cabeças. Para recuperar os dados é necessário efectuar um "transplante" de cabeças de um disco dador equivalente ou compatível em sala asséptica - classe 100 para evitar o contacto de partículas de pó com o prato do disco, danificando permanentemente os dados.
Outro problema que me aconteceu, foi ter um disco de 20Gb numa caixa externa, penso que o enchi demasiado então depois quando o ligava dava-me um erro e não consegui-a aceder aos dados.
Encher de mais um disco NUNCA é motivo suficiente para este avariar. O que pode ter acontecido foi avaria da caixa em si ou danos na firmware causados por má gestão interna dos defeitos (realocação de bad sectors). Isto é mais comum com os discos MAXTOR.
@Riey
a última é preciso ser mesmo....sei la o que... --'
conheço um que encaixou um processador ao contrário...mas isso....LOL
Infelizmente já tive pelo menos 4 ou 5 casos de pessoas que ligaram o disco com o PC em funcionamento via ficha MOLEX .... com ela ao contrário. É o suficiente para os pernos metálicos fazerm contacto e a corrente de 5v e 12v para dentro do disco ... de forma invertida (5v da fonte nos 12v do disco e 12v da fonte nos 5v do disco) Isto normalmente é morte certa não só da PCB mas também do pre-amplificador e obriga à abertura do disco e substituição das cabeças em sala asséptica para recuperar os dados. Numa firma expecializada esta operação ronda os 1500€.
@wolf
tive uns problemas com um dico antigo de 40 gb em que cheguei um dia e fui ligar o pc e nada de disco nem reconhecia nem arrancava para solucionar aquilo bastou-me coloca-lo como master e desligar os outros 3 discos depois disso comprei uma fonte nova :S acho que aquela que ele tinha já não dava para os gastos.
Sim, nesse caso o problema pode ter sido mau encaixe/contacto dos cabos, sujidade entranhada nos cabos ou falta de potência da fonte. Acontece vulgarmente também. Felizmente é um problema de fácil resolução.
@Kayn
o que mais prejudicio me causou foi um disco de 120Gb Seagate que durou 5 meses e depois pifou do nada com um prob desses. Ficou a fazer um barulho muito pouco saudavel e um tac tac tac.
Como já referi esse problema (degradação de cabeças) é típico dos discos Seagate. Requere transplante para recuperar os dados.
ou entao a nem serem reconhecidos, embora tudo pareca bem a nivel de barulho.
Normalmente neste caso o problema é com a PCB (transferência de dados na porta IDE/SATA) ou com a firmware do disco. No caso do problema estra relacionado com a firmware é necessário uma "máquina" própria para reparar a firmware que custa em média 1600€ ...
Congelar o disco costuma funcionar mais vezes do que o que eu estava a espera pra recuperar dados.
Isto é particularmente verdade em discos com problemas de soldadura na PCB (congelar evita o aquecimento, dilatação de componentes e consequente mau contacto devido a má soldadura) e em discos com degradação da superfície (e disco não dilata tanto com o calor, as cabeças têm mais facilidade em ler os dados...).
O grande problema de congelar é formação de condensação na superfície do prato e degradação ainda mais rápida do mesmo. Ou seja se optar por congelar o disco irá danificar o disco ainda mais do que ele já está e tornar novas tentativas de recuperação impossíveis (ou pelo menos mais difíceis).
Arrefecer consantemente o disco com coolers/disssipadores depois de o remover da caixa é uma solução alternativa muito mais viável do que congelar o disco.