Software para clonagem de discos duros

Discos rígidos e tudo o mais que seja armazenamento...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Software para clonagem de discos duros

Mensagempor pcotter » Quarta Jan 09, 2008 11:59

Ola, estou a procura de um bom programa para clonagem de discos que seja bom, e que possibilidade de fazer clonagem em modo reverso (Reverse-Clone), que arranque por uma disquete ou cd.

Alguem conhece este?

RecoverSoft Media Tools Professional

Sujestoes?

Obrigado
pcotter
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Jan 07, 2008 9:26

Mensagempor Fresh_fruit » Quarta Jan 09, 2008 12:47

Eu uso Norton Ghost ... arranca por cd ou disquete.
Board Intel Workstation S5000XVN
2 x Processador Intel Xeon Dual Core 5160 8MB@6Ghz
4 x 2GB Memoria HP DDR2 667 C/ ECC REG
PNY Nvidia Quadro FX 4600 PCIE 768 MB GDDR3
2 x 300GB 15000 Rpm SAS 3.5 SP - Raid 0
Monitor TFT HP 24" LP2465
Fresh_fruit
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Abr 26, 2005 15:29

Mensagempor pcotter » Quarta Jan 09, 2008 12:52

Obrigado pela sujestao, mas o que procuro e um utilitario que me permita criar imagens ou clones de discos com problemas, dai o modo reverso.
Tenho usado o ddrescue, mas procuro um que seja mais amigo do utilizador. :wink:
pcotter
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor sergio.pontes » Quarta Jan 09, 2008 14:41

Desculpa a ignorancia, mas eu não sei o que é clonagem em modo reverso?
sergio.pontes
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Domingo Jun 03, 2007 23:02

Mensagempor pcotter » Quarta Jan 09, 2008 16:20

A clonagem/imagem em modo reverso e uma tecnica usada para quem quer recuperar dados de discos com problemas, (sectores danificados, problemas mecanicos etc).

Os discos duros possuem uma memoria cahe (mais correctamente disk buffer) que armazena dados temporariamente que vao ou veem dos pratos do disco duro.
As unidades HDD sao projetadas com tecnologias avançadas para ler mais rapido numa norma "inicio para o fim" (forward). Quando um HDD começa a falhar mecanicamente, estas tecnologias avançadas causam uma unidade a ter problemas de leitura corretamente.

Porque os controladores não são projetados para utilizar a leitura para trás (backwards), consegue-se melhor controle no acesso aos sectores danificados para extrair dados brutos através de clonagem reversa.

O modo reverso copia o disco de tras para a frente.

imagina que tens um disco com C-77545 H-16 S-63, numa clonagem normal teria inicio no C-0 H-0 S-1, numa clonagem reversa, teria inicio no C-77545 H-16 S-63.

Espero que me tenha feito entender.
Abraco
pcotter
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Spildit2 » Quarta Jan 09, 2008 17:15

Se procuras software grátis, este é o único que conheço que faça "Reverse-Copy" :

http://www.roadkil.net/RawCopy.html

Se procuras software pago posso enumerar alguns mas o melhor que tens a fazer é comprar uma maquina para clonar os discos, o que sai bastante caro visto que podes "desligar" o cache do disco. Uma vez que és um HDD guru já deves saber qual a ferramenta a utilizar .....
Spildit2
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Dez 28, 2007 18:36

Mensagempor pcotter » Quarta Jan 09, 2008 17:23

Pois o problema e que essas maquinetas sao muito caras, apesar de valerem a pena.
Para ja tenho de me contentar com as versoes em software lol!.

Qto a HDD guru... ainda so sou HDD, lol, mas obrigado de qualquer das formas.
pcotter
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Spildit2 » Quarta Jan 09, 2008 17:32

Se te queres mesmo iniciar em recuperação de dados séria vais pelo menos necessitar de uma dessas "maquinetas".....
Se não queres comprar o Pc-3000 (o preço é um exagero) podes comprar o HRT (suporta menos drives mas custa só 1600€).
Sem isso não vais conseguir reparar os problemas de firmware nem fazer um diagnóstico correcto .....
As firmas no mercado internacional levam entre 500€ e 1500€ por uma recuperação de dados (em Portugal só há uma casa a fazer isso) portanto não é um investimento muito grande tendo em conta que vais buscar o dinheiro fácilmente após uma ou duas recuperações de dados ....
Spildit2
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor pcotter » Quarta Jan 09, 2008 19:07

Mais tarde ou mais cedo vout ter de o fazer... O que para mim comecou como "brincadeira de fins de semana" esta a tornar-se muito serio!
Muitos pedidos de recuperacao recuso exatamente porque sei que nao posso fazer um diagnostico exato :cry:

Apenas estou ha espera de mais info sobre o Atola Insight ... aquilo parece prometer. Depois decido.

Em Portugal so uma casa?!?!? Aqui (Alemanha) sao as dezenas e ha trabalho para todas.... grandes grupos!

Abraco
pcotter
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor sergio.pontes » Quarta Jan 09, 2008 20:22

pcotter Escreveu:A clonagem/imagem em modo reverso e uma tecnica usada para quem quer recuperar dados de discos com problemas, (sectores danificados, problemas mecanicos etc).

Os discos duros possuem uma memoria cahe (mais correctamente disk buffer) que armazena dados temporariamente que vao ou veem dos pratos do disco duro.
As unidades HDD sao projetadas com tecnologias avançadas para ler mais rapido numa norma "inicio para o fim" (forward). Quando um HDD começa a falhar mecanicamente, estas tecnologias avançadas causam uma unidade a ter problemas de leitura corretamente.

Porque os controladores não são projetados para utilizar a leitura para trás (backwards), consegue-se melhor controle no acesso aos sectores danificados para extrair dados brutos através de clonagem reversa.

O modo reverso copia o disco de tras para a frente.

imagina que tens um disco com C-77545 H-16 S-63, numa clonagem normal teria inicio no C-0 H-0 S-1, numa clonagem reversa, teria inicio no C-77545 H-16 S-63.

Espero que me tenha feito entender.
Abraco

Sim, entendi. Muito obrigado pela boa explicação!
sergio.pontes
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Domingo Jun 03, 2007 23:02

Mensagempor Spildit2 » Quinta Jan 10, 2008 1:20

Apenas estou ha espera de mais info sobre o Atola Insight ... aquilo parece prometer. Depois decido.

A Data Clinic vai lançar igualmente uma alternativa ao PC-3000 chamada DiskMaster. Se ainda não tens nenhum complexo de reparação de Hdds então o melhor é mesmo esperar porque este ano de 2008 vai trazer muitas novidades nessa área.
Quem quiser o PDF com a descrição do produto envie-me um PM com o mail para onde eu devo enviar o pdf ;)

Depois disto vamos deixar de ter 3 produtos do género para passarmos a ter 5.
Spildit2
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor pcotter » Quinta Jan 10, 2008 19:56

Acho muito bem que surjam produtos novos ... bolas que os precos sao uma parvoeira.... hoje recebi um emilio da Ace com os precos deles.... credo, se nao estivesse sentado podes crer que caia.
Obrigado pelo PDF
Abraco
"Dum Spiro, Spero"
pcotter
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Spildit2 » Quinta Jan 10, 2008 23:47

hoje recebi um emilio da Ace com os precos deles.... credo, se nao estivesse sentado podes crer que caia.

O mesmo produto têm um preço muito diferente dependendo de onde o compras.
Se comprares o Pc-3000 directamente na Rússia o preço fica-te à volta de 4000 USD já com o Data Extractor, se comprares nos Estados Unidos fica-te em 300000 USD ou mais...
Spildit2
Aprendiz
Aprendiz

Voltar para Discos Rígidos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes