Desfragmentações

Discos rígidos e tudo o mais que seja armazenamento...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Desfragmentações

Mensagempor KARR » Segunda Jan 14, 2008 1:50

Boas a todos. Há uns meses levei o pc a reparar e quando o fui buscar o técnico disse-me que tinha sido necessário desfragmentar várias vezes o disco. Pensei que apenas fosse necessário desfragmentar uma vez para optimizar o sistema. Trás alguma vantagem efectuar várias vezes a desfragmentação? Existe algum perigo para o disco?

Obrigado desde já.
KARR
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Domingo Dez 23, 2007 22:23

Mensagempor Fenrir » Segunda Jan 14, 2008 9:58

Boas, deves desfragmentar o disco periodicamente, porque de certa forma é uma organização do sistema, de forma que o sistema fica a saber onde ir buscar a informação com maior eficiencia.

Não vou entrar em pormenores técnicos.

Cumps,
espero que a minha resposta te tenha ilucidado, e podes sempre googlar pela informação.
Fenrir
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Set 20, 2004 22:33

Mensagempor Spildit2 » Segunda Jan 14, 2008 17:28

o fui buscar o técnico disse-me que tinha sido necessário desfragmentar várias vezes o disco.

Chama-se "Desculpa para cobrar mais dinheiro pela reparação."
Spildit2
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Dez 28, 2007 18:36

Mensagempor KARR » Segunda Jan 14, 2008 20:09

Sim, obrigado, mas eu referia-me a desfragmentações sucessivas, uma logo após a outra.
KARR
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor shakkal » Segunda Jan 14, 2008 21:07

KARR Escreveu:Sim, obrigado, mas eu referia-me a desfragmentações sucessivas, uma logo após a outra.

Julgo que apenas é necessário uma segunda desfragmentação se a primeira não for bem sucedida...
Despois de desfragmentado... estás desfragmentado!
Normalmente é necessário uma segunda "passagem" quando o disco está muito cheio, ou então há efectivamente algum problema de hardware.

Cumps.
shakkal
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Ago 27, 2006 13:46

Mensagempor pcotter » Segunda Jan 14, 2008 21:31

Boa noite!
Não faz mal ao disco, mas também não te leva a lado nenhum fazeres desfragmentações sucessivas. Basta fazeres uma analise ao disco no utilitário de desfragmentação para ver se o disco esta muito fragmentado.

O que é a fragmentação?

Quando instalas um programa ou crias um arquivo de dados, o arquivo acaba dividido em pedaços "fragmentos" e armazenados em vários locais no disco. Isto é chamado de fragmentação.

O utilitário Defrag, reúne todos os fragmentos dispersos e escreve-os em grupos contíguos no disco.
Portanto uma vez feita a desfragmentação dos dados no disco não ganhas nada em refaze-la.

A não ser que instales e desinstales com frequência programas ou que uses o computador como servidor de ficheiros, uma vez por mes chega muito bem!

Inte!
"Dum Spiro, Spero"
pcotter
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Jan 07, 2008 9:26

Mensagempor Spildit2 » Segunda Jan 14, 2008 22:32

@pcotter
Exacto, agora pensa, um técnico chega-se ao pé de ti e diz "A reparação custou 50 Euros porque o disco estava muito fragmentado e teve de ser desfragmentado várias vezes ...."
Estás a ver onde eu quero chegar, nê ?
Spildit2
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor KARR » Segunda Jan 14, 2008 23:18

Spildit2 Escreveu:@pcotter
Exacto, agora pensa, um técnico chega-se ao pé de ti e diz "A reparação custou 50 Euros porque o disco estava muito fragmentado e teve de ser desfragmentado várias vezes ...."

Sim, claro, compreendo. Obrigado pelos esclarecimentos. Apenas desfragmentei duas vezes sucessivas.
KARR
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Nuno_Martins » Terça Jan 15, 2008 0:29

Spildit2, visto que és entendido na matéria de discos, achas que o desfragmentador do Windows cumpre bem o seu papel? Ou aconselhas um outro? De preferência freeware.
Toshiba Portégé M800-103
Nuno_Martins
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Fev 04, 2007 18:46

Mensagempor sergio.pontes » Terça Jan 15, 2008 9:47

Nuno_Martins Escreveu:Spildit2, visto que és entendido na matéria de discos, achas que o desfragmentador do Windows cumpre bem o seu papel? Ou aconselhas um outro? De preferência freeware.

Freeware tens um muito bom, o JKDefrag, procura na net que encontras facilmente
sergio.pontes
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Domingo Jun 03, 2007 23:02

Mensagempor pcotter » Terça Jan 15, 2008 10:22

@pcotter

Entendo perfeitamente onde queres chegar, por isso meus amigos da proxima que vos cobrem por um servico a dizer que o disco foi desfragmentado varias vezes, desconfiem... e ja agora, antes de levarem o computador a um centro de reparacoes, informem-se muito bem... e para isso que servem forums como este.

Abraco
"Dum Spiro, Spero"
pcotter
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Jan 07, 2008 9:26

Mensagempor Spildit2 » Terça Jan 15, 2008 18:25

@Nuno_Martins
O desfragmentador do Windows funciona ... mas não é perfeito.
Se não crias e apagas grande quantidade de ficheiros (expecialmente se não utilizas aplicações P2P) o desfragmentador do Windows é mais que suficiente quando utilizado regularmente (on-demand).
Mas se estás sempre a fazer donwnloads e a apagar os ficheiros enquanto fazes mais downloads de vária redes p2p ao mesmo tempo... arranja um desfragmentador que vá monitorizando o disco e que corra automáticamente quando necessário e que consiga gerir melhor a alocação dos ficheiros.
Um desfragmentador popular (mas pago) é o PerfectDisk.
Se não queres gastar dinheiro utiliza o JkDefrag.
Spildit2
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Tretabyte » Terça Jan 15, 2008 18:42

Boas,
para mim, a nível de defrag, principalmente para quem usa discos com muita rotação de informação aconselho vivamente o PerfectDisk ou o O&O (a nível de pagantes) ou então o belo JKDefrag (a nível free).

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Voltar para Discos Rígidos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes