Raid 0 duvida com partições

Discos rígidos e tudo o mais que seja armazenamento...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Raid 0 duvida com partições

Mensagempor chicowcs » Sexta Mar 14, 2008 11:35

Boas eu tendo um sistema de raid 0 no meu pc e quando for a instalar o windows ele vai detectar os 2 discos como se fossem só 1, naquela parte da instalação do windows que podes escolher e fazer partições, tem algum problema em fazer ai partições, a minha duvida é essa porque como o disco ta em raid 0 posso fazer normalmente partições na instalação do windows? Porque ter só 1 partição de 500gb é muita coisa... Espero ter conseguído espelicar bem a minha duvida!!
chicowcs
Novato
Novato

Registado: Quarta Mar 12, 2008 12:00

Mensagempor Fresh_fruit » Sexta Mar 14, 2008 11:48

Podes criar partições sem problema.
Board Intel Workstation S5000XVN
2 x Processador Intel Xeon Dual Core 5160 8MB@6Ghz
4 x 2GB Memoria HP DDR2 667 C/ ECC REG
PNY Nvidia Quadro FX 4600 PCIE 768 MB GDDR3
2 x 300GB 15000 Rpm SAS 3.5 SP - Raid 0
Monitor TFT HP 24" LP2465
Fresh_fruit
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Abr 26, 2005 15:29

Mensagempor chicowcs » Sexta Mar 14, 2008 12:16

Boas e obg pela rsp.. O raid fica acima de partições certo, fazendo 3 partições apenas é o windows que as vai fazer logo para o chipset do raid é como se fosse 1 disco e vão ficar as 3 partições a usar o raid certo? Só para perceber e ter mesmo a certeza e já agora obg. pelas respostas.
chicowcs
Novato
Novato

Mensagempor Fresh_fruit » Sexta Mar 14, 2008 12:38

Sim é precisamente isso ...

O raid é feito pelo Hardware antes de qualquer partição ser criada ...

Depois disso podes criar as partições que entenderes aquando a instalação do sistema operativo .

A partir desse momento tens partições a trabalhar em cima de raid o que nao afecta em nada o raid ou a performance.
Todas as partições vao trabalhar em Raid ... neste caso em 0 , se fosse em raid 1 seria o mesmo processo.

Andei a fazer testes com Raid 5 e gostei muito dos resultados e brevemente irei mudar a minha maquina para raid 5 . A performance é bastante boa e já com backup's em tempo real.
Mas para tal já é necessário uma controladora que o suporte.
Fresh_fruit
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor chicowcs » Sexta Mar 14, 2008 13:37

Obg Fresh_fruit conseguíste esclarecer todas as duvidas que tinha...
Podem encerrar o tópico por mim...
chicowcs
Novato
Novato

Mensagempor Mercy_PT » Sexta Mar 14, 2008 14:00

Fresh_fruit Escreveu:Sim é precisamente isso ...

O raid é feito pelo Hardware antes de qualquer partição ser criada ...

Depois disso podes criar as partições que entenderes aquando a instalação do sistema operativo .

A partir desse momento tens partições a trabalhar em cima de raid o que nao afecta em nada o raid ou a performance.
Todas as partições vao trabalhar em Raid ... neste caso em 0 , se fosse em raid 1 seria o mesmo processo.

Andei a fazer testes com Raid 5 e gostei muito dos resultados e brevemente irei mudar a minha maquina para raid 5 . A performance é bastante boa e já com backup's em tempo real.
Mas para tal já é necessário uma controladora que o suporte.

REalmente o Raid 5 tras "algumas" vantagens :D. Claro que tb depende directamente do número de discos envolvidos no raid em si. Mas que poupa umas belas chatices poupa.
Cruising life......in low speed...
Imagem
Mercy_PT
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Set 14, 2004 14:33

Mensagempor OldNiquel » Sexta Mar 14, 2008 23:11

Também pode dar uma falsa sensação de segurança...

Qd as coisas correm pro torto.. e tas todo confiante no raid 5, vais substituir o disco em falta e aquela cena parece o kremlin às 4 da matina com as luzes todas a piscar feitas malucas.. e tu já não ves raid n ves nada! Jogas as mãos à cabeça e chamas pla maezinha.. e berras pelos 320GB de multimedia dos ultimos 4 anos..

Amigos.. raid5 e muito bonito, mas bonito bonito.... :lol: é ter uma segurança à parte à espera do apito! lol
OldNiquel
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Ago 20, 2007 11:02

Mensagempor SammySam » Domingo Mar 16, 2008 0:20

OldNiquel Escreveu:Também pode dar uma falsa sensação de segurança...

Qd as coisas correm pro torto.. e tas todo confiante no raid 5, vais substituir o disco em falta e aquela cena parece o kremlin às 4 da matina com as luzes todas a piscar feitas malucas.. e tu já não ves raid n ves nada! Jogas as mãos à cabeça e chamas pla maezinha.. e berras pelos 320GB de multimedia dos ultimos 4 anos..

Amigos.. raid5 e muito bonito, mas bonito bonito.... :lol: é ter uma segurança à parte à espera do apito! lol

yep :wink: sem dúvida, backup é em discos externos, claro que dá mais trabalho, mas com um soft á ajudar n custa nada, é deixar o pc a trabucar nas horas mortas...
SammySam
Utilizador Banido
Utilizador Banido

Registado: Quinta Jun 09, 2005 22:25

Mensagempor Cabaço » Domingo Mar 16, 2008 3:23

Eu tb concordo k um disco externo é mt melhor...
Existe mais segurança e temos sempre a vantagem de ter as nossas coisas na mão...
O raid é uma coisa mt bonita ate a altura de se perder os dados.
Mas claro tb pode acontecer o disco externo avariar, mas isso era azar de + .
Cabaço
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Mar 12, 2008 23:18

Mensagempor Fresh_fruit » Segunda Mar 17, 2008 10:12

Raid 5 é o sistema mais seguro ... O que nao implica nao ter backup's agendados para outro suporte qualquer ...

Mas em termos de segurança de dados o Raid 5 é 5* as probabilidades de perdas são as mais baixas.
Quanto a recuperar ... pelos testes que fiz nao demora muito a repor os dados todos ...

Backup's para discos externos ? ... não obrigado , só se for os backups dos joguinhos que temos lá em casa que nao interessam ao menino Jesus.
Fresh_fruit
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Voltar para Discos Rígidos

Quem está ligado: