Sistema (Media Center):
GA-P35-DS3P (FSB @333MHz)
E4500 (@ 2.66GHz)
4x1GB (@1000Mhz 4-4-4-12)
HD3870
3x WD5000AAKS (Western Digital 500GB SATA2)
SO 1: Vista Premium SP1 32b
SO 2: XP Pro SP3 32b
Este PC estava a funcionar 5*, até à data não tinho tido nenhuma queixa. Por falta de espaço, o meu desktop teve de levar discos novos, e fiquei com 2 WD5000AAKS livres, anteriormente instalados em RAID0. Antes de os retirar do desktop, desfiz o RAID e formatei-os (NTFS) e ainda meti umas coisas lá para dentro.
Instalei-os no Media center, ligados ao ICH9R, em AHCI, à semelhança do que estava o disco original (igualzinho a estes dois). Na altura, só com o Vista Instalado, não foram detectados.
Como estava a precisar de instalar o XP, formatei o disco original, instalei o XP e os drivers do chipset. Nada de reconhecer os discos (disco de instalação slipstream de SP3 com drivers da intel). Instalei o Intel Matrix Storage Console (IMSC): os discos não aparecem no Disk Management, mas aparecem no Device Manager como um único disco de 1TB em RAID0 (WD1TBRAID0) e aparecem no IMSC bem identificados.
Resolvi instalar o Vista. Imediatamente reconhecidos e disponíveis (letras atribuidas), mesmo antes da instalação dos drivers do chip7 e do IMSC. Instalou o SP1 e os disco desapareceram do explorer e aparecem como no XP: Device Manager - WD1TBRAID0, OK no IMSC, mas no Disk Management pede para inicializar o um disco de 1TB (cheira-me que se disser que sim fico sem informação).
Desligando fisicamente qqer um dos discos, a info apresentada é exactamente a mesma, execpto no IMSC que apresenta a info certa.
Assim, e depois desta longa descrição, aceito qualquer ajuda/sugestão que se possam lembrar para conseguir aceder aos meus discos via XP/Vista.
Já agora, software de gestão de discos não vê os discos.
Abraços e obrigado