disco fica lento depois de instalar uma VM

Discos rígidos e tudo o mais que seja armazenamento...

Moderadores: Administradores, Moderadores

disco fica lento depois de instalar uma VM

Mensagempor ff1esta » Segunda Out 20, 2008 21:50

boas. aconteceu-me uma coisa muita estranha.instalei o virtual box(programa que permite instalar virtual machines) para testar uma outra versao do windows xp, num 2º disco que tenho onde tem mais espaço. enquanto fazia a instalaçao do sist operativo, coisa k deveria ocorrer sem problemas, porque ate ja usei este programa ai ha tempos com instalaçoes de ubuntu, vista , e tambem outro xp, sem problemas,começou a levar montes de tempo e o sistema operativo hoepedeiro(xp) a ficar lento,ate que ocorreu um ecra azul na maquina virtual,nao completando a instalaçao. a consequencia disto,foi que agora cada vez k mexo em algum ficheiro desse disco o pc fica lento, mesmo após ter desinstalado o virtual box,como se o disco tivesse ficado totalmente fragmentado,que ate nem está.o meu sist é um quadcore 6600 com 2 gb ram, logo mais k suficiente para correr VMs.ai ha tempos aconteceu-me parecido e a soluçao foi mesmo formatar o pc completamente.será que o disco nao estará bom?neste momento estou a copiar os ficheiros k tenho la para um disco externo e ta a levar montes de tempo,para o formatar so a esse disco.so la tenho o emule, e nem liga, fica bloqueado.
ff1esta
Novato
Novato

Registado: Segunda Out 20, 2008 21:43

Mensagempor PsicoPete » Segunda Out 20, 2008 22:05

Tens várias partições nesse disco certo?
Como foram feitas? Usaste algum programa ou foi logo aquando da instalação do SO?

Se foi com algum programa tipo partition magic e afins o problema pode ser originado por isso. Já ouvi falar de problemas com esse tipo de programas de particionamento.

Cumps.
Imagem
"Some men see things as they are and say why - I dream things that never were and say why not." - George Bernard Shaw
PsicoPete
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Ago 14, 2004 12:22

Mensagempor ff1esta » Segunda Out 20, 2008 22:10

noa tem partiçoes. explicando-me melhor: tenho 2 discos, um sata com 2 partiçoes , uma com sist operativo, outra com os meus documentos.o 2º disco é ide onde so tenho o emule e instalei o programa de virtualizaçao. se so cria um ficheiro e nada mais sem necessidade de partiçoes.o problema é k depois de instalar o programa e instalar o xp na VM o sistema começou a ficar lento, principalmente quando acedo a ficheiros no 2º disco ou acedo ao emule.
ff1esta
Novato
Novato

Mensagempor alr_tech » Terça Out 21, 2008 9:15

boas

tb considero uma avaria num dos discos...
arranja os programas dos respectivos fabricantes e testa cada um dos discos...
mas,..
aproveita, limpa algum lixo acumulado...
corre vários antivirus e antiadware....

valida os teus drivers, especialmente os das controladoras dos discos...

já agora, valida as tensões e temps, antes e depois de ficar lento...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor PsicoPete » Terça Out 21, 2008 9:33

Assim sendo também aponto para uma avaria do disco.
Faz como diz o alr_tech e corre os programas de verificação dos fabricantes dos discos e confirma o seu estado.
No caso de não haverem erros faz um backup completo do disco, formata-o e volta a copiar os ficheiros para lá.

Cumps.
Imagem
"Some men see things as they are and say why - I dream things that never were and say why not." - George Bernard Shaw
PsicoPete
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Ago 14, 2004 12:22

Mensagempor ff1esta » Quarta Out 22, 2008 17:54

Boas.Fiz um backup, formatei o disco, corri o programa de verificaçao da seagate e nada de erros.neste momento estou a copiar ficheiros de novo para o disco e continua um pouco de lentidao.o rato arrasta-se quando se copia ou se abre um qualquer ficheiro nesse disco.validei os drivers,falta reeniciar.é k estou um pouco preocupado,porque a ultima vez que isto aconteceu ,tive k reinstalar o sistema para resolver o problema,coisa que nao me apetecia nada agora.
ff1esta
Novato
Novato

Mensagempor alr_tech » Quinta Out 23, 2008 9:18

boas

corre os programas para os dois discos...
o win está sempre a escrever no disco de sistema.. se este tiver tb problemas acontece o que dizes...

valida tb as viroses/adware e lixo a mais...

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Mensagempor ff1esta » Sexta Out 24, 2008 18:02

tou começando a ficar preocupado. os dois discos nao apresentam erros com o seagate tools. instalei o emule no disco de sistema junto aos outros programas e apontei as pastas dos ficheiros temporarios e de partilha para o disco k nao está aparentemente bom.continua a bloquear.o programa bloqueia,porque está a ler e escrever no disco.desde a uma da tarde(sao 7 horas agora) que deixei o utilitario de verificaçao de erros do windows xp, com a opçao de procurar e tentar recuperar sectores do disco danificados e so correu 4 traços ainda e o rato arrasta-se.alguma ideia?disco "avariado":44º.disco master"bom":35º. normalmente as temperaturas andam proximas um do outro
ff1esta
Novato
Novato

Mensagempor alr_tech » Sábado Out 25, 2008 15:06

boas

ambos os discos são seagate?
um SATA e o outro PATA...

quando bloqueia a cpu está no max?
em que processo?

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Mensagempor ff1esta » Sábado Out 25, 2008 15:21

Boas
disco master: sata2 samsung com sist instalado xp e 2ª partiçao com os meus documentos.disco slave: ide maxtor( seagate) só com emule.o cpu nao fica no maximo. nem em nenhum processo.se ficasse, um quadcore Q6600, aí entao é que eu estava mesmo preocupado, porque ainda nao vi este processador no maximo.o que bloqueia é o emule,porque as pastas de partilha estao no disco slave,que é o que está a dar problemas e era o que eu instalei a virtual machine(que cria um ficheiro unico de cerca de 3,4 gb de acordo com o sist operativo que se virtualiza ).tambem deixa o pc lento( o rato arrasta-se) se for desfragmentar,verificar erros, ou ler outro ficheiro qualquer que la esteja alojado( um filme ,por exemplo).e o mais curioso,é que eu ja tinha instalado este programa(virtual box)no mesmo disco e sem problemas, e ate noutro pc que tive mais fraco (com o mesmo disco)e tirando a natural lentidao de nao ter recursos suficientes para correr VMs(era um AMD 2200,lol) nao havia mais anomalias nenhumas.desde ja quero agradecer as tentativas de ajuda que tenho tido aqui.
ff1esta
Novato
Novato

Mensagempor alr_tech » Domingo Out 26, 2008 22:41

boas

cada fabricante conehce os seus discos...
a segate valida o que fabrica....
a samsung tb tem o seu programeco...

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Mensagempor ff1esta » Sábado Nov 01, 2008 19:15

ponto da situaçao. fui fazer uma reparaçao do windows, o que o lixou completamente e a soluçao foi a reinstalação dos sistema novamente. mas os problemas aparentemente nao ficaram resolvidos.so tenho o emule no disco que está a dar problemas, que está a funcionar,mas de vez em quando o rato arrasta-se como se o pc estivesse lento.isto acontecia no meu antigo pc amd 2200 com 512 de ram quando um download estava a acabar e as partes dos ficheiros estava a ser juntas.com este sistema nao era suposto isto acontecer. ao formatar o pc,formatei tambem o disco problematico: cerca de 1h e meia a formatar um disco de 250gb... a partiçao de sistema com 80 gb levou 10 minutos a formatar.alguma coisa nao está bem.com outro programa de testes de discos levou imenso tempo a fazer um teste de leitura/escrita.e o mais surpreendente é que esse mesmo programa indica que o disco está saudavel em todos os teste que faço.com o programa da seagate( o disco é um maxtor) nao indica problemas,mas o que sei é que o disco continua a deixar-me o sistema lentocom o emule ligado.será que está a dar mesmo o berro? é que este disco so tem sido usado para emule e conversoes de divx para dvd o que faz com que frequentemente sejam escritos ficheiros de 4 gb de cada vez e ate maiores.
ff1esta
Novato
Novato

Mensagempor alr_tech » Domingo Nov 02, 2008 22:30

boas

das duas uma...
como formataste e instalaste o sistema de novo... pode ser de facto o disco em fim de vida...
valida os cabos IDE que tens...

valida os drivers....
valida se tens o DMA activo...

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Mensagempor ff1esta » Segunda Nov 03, 2008 0:26

cabo ide,é so um(dos redondos) e so la tem o disco.o pc nao tem sido nem mexido ,nem aberto e o cabo,se bem que me recordo está bem acondicionado,nao me parece que esteja estragado.dma ativo em ultra dma 5.os drivers, se a instalaçao do windows é nova,logo os drivers tambem sao.deixo aqui uma imagem dum teste que fiz com um programa para testar as velocidades de leitura/escrita dos discos para comparaçao: ImagemImagem
a imagem da esquerda é do disco problematico.os valores sao baixissimos. a imagem da direita é da partiçao de sistema do disco bom,com valores que penso que sejam os normais.
ff1esta
Novato
Novato

Mensagempor alr_tech » Segunda Nov 03, 2008 9:50

boas
ff1esta Escreveu:cabo ide,é so um(dos redondos) e so la tem o disco.o pc nao tem sido nem mexido ,nem aberto e o cabo,se bem que me recordo está bem acondicionado,nao me parece que esteja estragado.dma ativo em ultra dma 5.os drivers, se a instalaçao do windows é nova,logo os drivers tambem sao....
valida se não dobraste o cabo a 90º ... isso pode quebrar os fios que são muito finos... e provocar maus contactos
valida se está a fazer bom contacto... retira e torna a colocar...

quanto aos drivers... a menos que tenhas sido tu a instalá-los... depois de os ir buscar ao site do fabricante... podem não ser muito novos...

usa um programeta tipo : HDD Health
verifica o que diz o dito...
pode demorar algum tempo a dizer algo...
uma delas é avaliar o aumento de temperatura...

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Voltar para Discos Rígidos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes