Disco não detectado na bios nem no windows

Discos rígidos e tudo o mais que seja armazenamento...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Disco não detectado na bios nem no windows

Mensagempor Onun » Sexta Nov 28, 2008 18:45

Boas pessoal!
É o seguinte, comprei um pc novo, montei-o todo e quando iniciava para windows dizia-me que o disco não estava a ser detectado. Mas lá iniciava até ao windows e corria tudo normalmente e dentro do windows já era detectado. Nunca liguei muito, mas ontem o disco já não foi detectado em lado algum, nem no windows nem na bios, ou seja, não deixa o pc iniciar sequer. Já o experimentei num outro computador e acontece exactamente o mesmo, não é detectado em lado algum!
Que acham que se possa passar?
O disco é novo, é um WD 640GB Sata.

Obrigado.

Cumps :wink:
Onun
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Mai 09, 2004 23:43

Mensagempor CryptorX » Sexta Nov 28, 2008 19:36

Verifica os jumpers na parte de trás do disco e vê se estão bem configurados...

Qual é o teu windows? XP ou Vista (e versão também...)

Quantos discos tens (especifica se são ide ou sata)?

Cumps
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Nov 20, 2008 7:35

Mensagempor Onun » Sexta Nov 28, 2008 21:21

Não tenho jumper nenhum porque só tenho este disco e como já disse é sata.
A versão é o XP SP2.
Será que sao os controladores que nao foram carregados? Onde os posso arranjar?

Agradecia ajudas :wink:
Onun
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor CryptorX » Sexta Nov 28, 2008 22:59

Já exprimentas-te trocar o cabo de sata, e também o encaixe na motherboard? É que eu perdi-me na parte do disco não ser detectado mas entrar no windows á mesma e lá já era detectado...

A unica explicação que estou a ver é que deves de ter o boot priority mal configurado na bios e deve de estar a arrancar com a drive de CD/DVDs ou Floppy (disketes) e (como não detectava nada nessas drives dizia que não tinha detectado nenhum disco (em cd/dvd/dikettes e depois ia para o windows (no disco rígido)), vai á bios e certifica-te que o disco está em 1º lugar nas prioridades...

Já agora..... por acaso não tens nenhuma diskette inserida pois não? Se tiveres tira-a e vais ver a luz...
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Onun » Sexta Nov 28, 2008 23:31

Nada disso, o disco ja funcionou normalmente (embora no boot me mostrasse que dava disco não detectado) durante uns 4 dias. Agora é que nem a bios nem o windows o detecta, embora eu o oiça a funcionar. Tás a compreender?

Um obrigado :wink:
Onun
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor CryptorX » Sábado Nov 29, 2008 0:42

Se nem a bios o detecta então é o encaixe na board (tenta trocar de encaixe), ou é o cabo (trocar de cabo) ou é o disco...

Não ouves nenhum ruído estranho tipo uns cliques no disco?

Não andas-te a mexer na bios?

Verifica se tens os cabos de sata bem ligados porque mesmo estando só ligado com o cabo de alimentação o disco arranca o que não invalida que possa ser do cabo de sata (o mais estreito) que esteja mal ligado tanto no disco como na board.

Experimenta também um clear CMOS (reset á bios)...

Se nada disto resultar e não for o disco pifado a unica solução que consigo imaginar neste momento seria fazeres uma actualização á bios mas isso é muito arriscado porque quando corre mal em muitos casos a board vai co'galheiro (na minha conta já estão duas). De qualquer modo, também duvido muito que isso fosse resultar porque pelo menos até agora nunca vi nenhuma bios a ter problemas com discos. Isto era mais para quando as hipoteses se começam a esgotar e não ocorre mais nada.

Qual é que é a tua board?

Diz qual é a msg que aparece palavra por palavra...

Desculpa lá o trabalho todo mas é só para te poder ajudar com mais precisão sem ter que andar aqui a imaginar problemas hipotéticos :wink:
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Onun » Sábado Nov 29, 2008 7:53

Muito obrigado pela ajudas :wink:
Sim, ja experimentei outros cabos, está tudo bem ligado. Reset à bios não fiz acho eu, apenas fui à bios e coloquei tudo pra default. Como faço reset à bios?
Tb já me lembrei de fazer um updateà bios, mas tb pensei que nao fosse ajudar muito. Também já vi os jumpers e tb não é disso.
Já tentei arrancar através de disquete com a controladora da minha mobo aquando da instalação do windows, pelo F6, mas tb não me detectou o disco.
A minha board é uma asus P5Q-SE.

O que acho estranho é que oiço e sinto o disco a funcionar normalmente, só que nao me é reconhecido. Que nervos lol

Obrigado :)
Onun
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor CryptorX » Sábado Nov 29, 2008 14:37

Eu no meu primeiro post quando te perguntei se tinhas alguma diskete inserida não me estava a referir a uma diskete de arranque ou de drivers de sata, estava sim, a dizer para se tivesses para tira-la porque quando se tem uma diskete inserida o pc no arranque vai ler a diskete que lá esta e se não encontrar ficheiros de arranque vai-te dar uma mesnsagem do tipo "please insert boot media" (ou qualquer cena assim) a dizer que não tems nenhum disco inserido (acontece a toda gente de vez em quando). A unica maneira de saltar essa msg seria tirar a diskete para fora e carregar enter (se for o caso, é claro).
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Voltar para Discos Rígidos

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante