Disco Externo e-Sata

Discos rígidos e tudo o mais que seja armazenamento...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Disco Externo e-Sata

Mensagempor samuka » Quinta Jun 24, 2010 10:12

Boas,

Neste momento preciso de ter outro disco externo de 1.5TB. A minha grande questão é se vale a pena comprar só USB ou aproveito a porta esata/usb do meu portatil (Asus n61vn).

Pelo que percebi, por USB a transfer rate no max seria 480Mbits/s ou seja 60MB/s. Em relação ao esata no max seria 3Gb/s ou seja 384MB/s (suponho que isto seja para sata II)..

A minha questão aqui é se vale a pena gastar mais uns trocos no esata ,estava a pensar em comprar caixa e disco separado, pois estarei a ligá-lo a um portatil que tem disco sata de 5400rpm o que poderá nao ajudar na transfer rate.

Se valer a pena, aconselham alguma caixa externa?

O disco seria um WD green SataII de 1.5TB.

Obrigado :)
samuka
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Jun 16, 2006 17:31

Mensagempor Cokz » Quinta Jun 24, 2010 13:24

Boas!

Olha eu tenho um disco de 1Tb ligado por e-sata com esta caixa: http://www.mbit.pt/catalogo/detalhes.php?id=76004&cat=3062&nome=2HIX+-+Caixa+disco+3.5

Até agora não me deu qualquer problema, e sim, é mais rápido que o usb!

Não é das melhores caixas mas serve perfeitamente para o que queres... e além disso, é baratucha! mas podes ver outras opções que existem no mercado!

Mesmo se for sata1 (1.5gbits/seg) tens uma maior taxa de transferência que o usb, ou seja, é que o triplo da velocidade!

Se tens e-sata aproveita!

Cmps
Cokz
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Fev 18, 2010 14:21

Mensagempor samuka » Quinta Jun 24, 2010 13:35

Boas,

Obrigado pela resposta :) . Mas a diferença real é assim muito grande? A ideia era ter esse disco como repositório, ou seja, backups, videos etc.

O que me está a causar dúvida é o facto de valer a pena ou não gastar uns 30€ a mais para ter eSATA. Se a diferença de velocidade fosse considerável não hesitava.
samuka
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Cokz » Quinta Jun 24, 2010 13:44

Sim notas diferença!

Eu tenho 4 discos externos! 3 Deles são USB e tenho aquele que te falei, de 1Tb que está ligado por e-sata...

Nota-se bem, principalmente quando são ficheiros pesados (7/8Gb) que é bastante mais rápido que passar o mesmo ficheiro para um usb!

Tu por usb e como disses-te passas no máximo a 60Mb/s... Com e-sata passas a 180Mb/s...

E se tens a ligação, ainda melhor!

A meu ver compensa!

Cmps
Cokz
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor samuka » Quinta Jun 24, 2010 13:51

Acho que ainda vou pensar um pouco no assunto e ver melhor o que há no mercado de caixas e discos.

Já agora essa caixa é silenciosa?

Obrigado pela ajuda.
samuka
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Cokz » Quinta Jun 24, 2010 14:21

Sim!

Passa despercebida!

Esta foi a mais barata que encontrei porque não queria gastar muito dinheiro numa caixa!

Não é das melhores marcas mas funciona perfeitamente!

Cmps
Cokz
Membro de Prata
Membro de Prata

Voltar para Discos Rígidos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 15 visitantes