Formatar um disco sem partições?...

Discos rígidos e tudo o mais que seja armazenamento...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Formatar um disco sem partições?...

Mensagempor Explorer » Sexta Dez 24, 2004 19:42

Boas...
Só uma perguntinha...qual é a melhor maneira de formatar um disco sem partições (o objectivo é apagar todo o conteúdo do disco e instalar um novo cd do windows...), já tentei formatar a partir do cd, como se trata-se de uma boot disk...(não deu)... :?

E já agora...que comando é que eu devo efectuar para poder aceder ao DOS, (sem ser o utilitário do windows)...É no arranque ou dá mesmo para sair do windows para o DOS?
:?:

Cump.
Explorer
Novato
Novato

Registado: Terça Dez 07, 2004 1:25

Mensagempor Speed Dragon » Sexta Dez 24, 2004 20:40

O Windows Xp já não traz o DOS.

Para formatar podes formatar indo a página da marca do disco, sakas o programa de diagnostico para o teu disco, e formatas em Low level, demora um bocado, mas fica mais que formatado.

Devia dar pelo disco, não sei que erro esteja a dar.

Cumprimentos e um Bom Natal,
David Magalhães
... Then a japanese tuning company spend a 150.000£ on the engine ...
... so now develops a 1.000 Break Horse Power!
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
... Semtex with a Steering Wheel!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Registado: Sexta Mai 23, 2003 15:36

Mensagempor Tretabyte » Sábado Dez 25, 2004 4:17

Boas,
rende mais meter uma bootfile e correr o belo fdisk ou entao usa-se o belo partition magic e ta a andar, faz o trabalho do fdisk e mais do format.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor SuperMegaMau » Sábado Dez 25, 2004 15:44

Isso do low level format não é muito aconselhavel! Na realidade um verdadeiro Low Level Format não dá para fazer por software, dá no entanto uma formatação semelhante. Não é possivel formatar discos sem partições como é obvio. Primeiro criam-se as partições com o fdisk como o Tretabyte disse e depois formata-se. Mas o proprio cd de instalação do Windows XP dá para criar e formatar os discos mesmo antes de iniciar a instalação propriamente dita!
SuperMegaMau
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Ago 29, 2004 15:23

Mensagempor metralha761 » Segunda Dez 27, 2004 17:32

Como o supermegamau disse é impossivel formatar sem ser em partições-

Na instalação do windows vai aparece uma secção onde keres instarlar o SO, se tiveres varias partições apagas todas e crias uma com o total do tamanho do disco, depois basta seguires a instalção.
Passei por uma loja (Worten) vi la um samsung 171s tao lindinho e bonitinho :) a sorrir pa mim :D e não resisti .....

www.metralha761.net

Malta toca a ir po irc.ptnet.org po canal #HCP
metralha761
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Jul 12, 2003 17:18

Mensagempor PapaGigas » Segunda Dez 27, 2004 19:42

SuperMegaMau Escreveu:Isso do low level format não é muito aconselhavel! Na realidade um verdadeiro Low Level Format não dá para fazer por software, dá no entanto uma formatação semelhante. Não é possivel formatar discos sem partições como é obvio. Primeiro criam-se as partições com o fdisk como o Tretabyte disse e depois formata-se. Mas o proprio cd de instalação do Windows XP dá para criar e formatar os discos mesmo antes de iniciar a instalação propriamente dita!

Boas..

Não necessáriamente.. podes sempre usar um zero-fill.. varrer a data total do HD (colocando-o a zeros).. particionar de seguida.. e fazer um quick format (de modo ao SO poder desempenhar a sua função na partição).. ou tou errado?.. :?
PapaGigas
Gurus
Gurus

Registado: Sexta Out 22, 2004 2:54

Mensagempor Tretabyte » Segunda Dez 27, 2004 21:50

Boas,
nao vou muito à bola dos "quick formats", um quick format para mim é somente algo inutil, ou formata-se como deve de ser ou entao nao se faz, isto de andar a varrer o po para o tapete do lado nao rende.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Mensagempor PapaGigas » Segunda Dez 27, 2004 22:25

Tretabyte Escreveu:Boas,
nao vou muito à bola dos "quick formats", um quick format para mim é somente algo inutil, ou formata-se como deve de ser ou entao nao se faz, isto de andar a varrer o po para o tapete do lado nao rende.

sem mais
Tretabyte

LOL.. eu tb não vou á bola com os quick formats.. apenas falei em fazê-lo depois de um zero-fill.. ou seja.. depois de ter aspirado a casa.. trata-se apenas de arrumar a mobilia.. de modo a que se torne mais comodo viver lá.. LOL.. eu e as minhas analogias matam-me.. LOL.. ;)
PapaGigas
Gurus
Gurus

Mensagempor scud » Terça Dez 28, 2004 10:09

a última vez que fiz um quick format, bastou-me desligar o disco e voltar a ligar para perder a s partições todas
scud
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Jun 01, 2004 21:58

Mensagempor PapaGigas » Terça Dez 28, 2004 15:02

scud Escreveu:a última vez que fiz um quick format, bastou-me desligar o disco e voltar a ligar para perder a s partições todas

Boas..

Eu falei em utilizar um quick format após um "zero-fill" (conhecido vulgarmente como LLF).. ou seja.. com o MBR a zeros.. :P
PapaGigas
Gurus
Gurus

Mensagempor SuperMegaMau » Terça Dez 28, 2004 15:18

PapaGigas Escreveu:
SuperMegaMau Escreveu:Isso do low level format não é muito aconselhavel! Na realidade um verdadeiro Low Level Format não dá para fazer por software, dá no entanto uma formatação semelhante. Não é possivel formatar discos sem partições como é obvio. Primeiro criam-se as partições com o fdisk como o Tretabyte disse e depois formata-se. Mas o proprio cd de instalação do Windows XP dá para criar e formatar os discos mesmo antes de iniciar a instalação propriamente dita!

Boas..

Não necessáriamente.. podes sempre usar um zero-fill.. varrer a data total do HD (colocando-o a zeros).. particionar de seguida.. e fazer um quick format (de modo ao SO poder desempenhar a sua função na partição).. ou tou errado?.. :?

Vamos lá ver então... posso tar errado, pois nunca linada sobre o assunto...
Afinal um format não é criar as pistas e os sectores do disco? Se o disco não estiver formatado, não há sectores nem pistas... como vou então colocar tudo a zeros? Tudo o quê? Claro de de formatações antigas podem existir os tais sectores, mas para o controlador do disco, se não está tudo definido no MBR, é como se não existisse! Provavelmente estas caracteristicas até estão definidas no controlador, para a agulha do disco andar só em pistas especificas e não à moda do freguês... Mas resumindo... não sei... seja como for é um bom sistema :p
SuperMegaMau
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Ago 29, 2004 15:23

Mensagempor Mercy_PT » Terça Dez 28, 2004 15:39

Nao é bem assim. Tantos as pistas como os sectores já existem no disco a partida. Não são definidos com a formatação. São propriedades básicas do disco.

Basicamente o disco é constituído por pratos
Imagem

....pistas e sectores
Imagem
Cruising life......in low speed...
Imagem
Mercy_PT
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Set 14, 2004 14:33

Mensagempor metralha761 » Terça Dez 28, 2004 16:00

Mercy_PT só falta a lasanha nos pratos :D

Ai está um excelente pic a explicar o basico do disco.

A formatação vai defenir o tipo formatação a usar que são FAT, FAT32, NTFS, ext, ext2, ext3, udf, etc etc.
Passei por uma loja (Worten) vi la um samsung 171s tao lindinho e bonitinho :) a sorrir pa mim :D e não resisti .....

www.metralha761.net

Malta toca a ir po irc.ptnet.org po canal #HCP
metralha761
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Jul 12, 2003 17:18

Mensagempor Mercy_PT » Terça Dez 28, 2004 16:16

Não me falem de comer a esta hora.... I'm starving.........
Cruising life......in low speed...
Imagem
Mercy_PT
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Set 14, 2004 14:33

Mensagempor Tretabyte » Terça Dez 28, 2004 16:38

Boas,
correctissimo, a formatacao define o que vai correr la, o particionamento permite criar sub divisoes no disco, os quick formats foi algo criado para pseudo arrumar qualquer coisa... que no meu ponto de vista, deve de ser evitado.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Voltar para Discos Rígidos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 14 visitantes