Como põr dois discos em raid0

Discos rígidos e tudo o mais que seja armazenamento...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Como põr dois discos em raid0

Mensagempor Heretic_ » Domingo Set 11, 2005 16:53

Alguem me pode dizer passo a passo como pôr 2 discos em raid0 num sistema acabado de montar.
agradeço a ajuda pq sou noob nestas andanças de raids

cumps
Heretic_
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Mar 28, 2005 17:55

Mensagempor G@rlink » Domingo Set 11, 2005 17:38

Boas,

dá uma vista de olhos aqui:

http://pcguia.xl.pt/pcg/0405/hardware/200.shtml

Cumps
Imagem
G@rlink
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Jun 24, 2005 0:17

Mensagempor Heretic_ » Domingo Set 11, 2005 18:36

obrigado. acho que fiquei esclarecido mas daqui a um dia ou dois quando fôr instalar as cenas no meu sistema novo é que vou pôr em prática...
Heretic_
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor 2slow4u » Domingo Set 11, 2005 21:13

Este artigo não me parece exactamente correcto, porque indica que o maior aumento de desempenho ocorre em RAID0, e na verdade o modo RAID1 oferece também um aumento de 2x relativamente a um disco só em transacções de leitura, além de ter a vantagem de que se um disco avariar, os dados ficam intactos no outro disco. Em modo RAID0, qualquer avaria num dos discos faz com que se perca toda a informação. Claro que com o RAID0 tem a vantagem de ter mais espaço utilizável, mas o aumento de desempenho ocorre tanto em RAID0 como em RAID1.

Depende tudo do valor que se dá à informação que se tem em disco...
2slow4u
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Fev 07, 2005 17:53

Mensagempor Speed Dragon » Segunda Set 12, 2005 0:16

2slow4u Escreveu:

Este artigo não me parece exactamente correcto, porque indica que o maior aumento de desempenho ocorre em RAID0, e na verdade o modo RAID1 oferece também um aumento de 2x relativamente a um disco só em transacções de leitura, além de ter a vantagem de que se um disco avariar, os dados ficam intactos no outro disco. Em modo RAID0, qualquer avaria num dos discos faz com que se perca toda a informação. Claro que com o RAID0 tem a vantagem de ter mais espaço utilizável, mas o aumento de desempenho ocorre tanto em RAID0 como em RAID1.

Depende tudo do valor que se dá à informação que se tem em disco...

Podes-me mostrar algum teste aonde mostre o que acabaste de dizer ?

É então não percebo, se o problema é só o espaço em disco, porque é que não usam todos RAID1 ?

Vê este teste
... Then a japanese tuning company spend a 150.000£ on the engine ...
... so now develops a 1.000 Break Horse Power!
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
... Semtex with a Steering Wheel!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Registado: Sexta Mai 23, 2003 15:36

Mensagempor deviance » Segunda Set 12, 2005 1:05

não sei onde leram isso, mas RAID 1 é sempre mais lento...
Imagem
deviance
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Jul 20, 2005 17:40

Mensagempor SammySam » Segunda Set 12, 2005 1:53

Sim, o raid 0 é sem dúvidas a melhor solução do que diz respeito a performance.
Há dúvidas? 8)
SammySam
Utilizador Banido
Utilizador Banido

Registado: Quinta Jun 09, 2005 22:25

Mensagempor Pedro Almeida » Segunda Set 12, 2005 16:32

o sistema raid tem de ser construido a partir de discos limpos, aos quais vamos pondo os ficheiros ou pode ser feito a partir de duiscos ja cheios???
P4 2.4 AMD 64 1.8
19",19'',15'', 7.1/2.1 Creative
ASUS Deluxe A8V, MSI Neo PT800
1,5 G RAM LC power 6550 12 Fan 550W
Geforce 5200 FX, ATI Radeon 9250
HDD 1 TB Noiseblocker fans
Gigabit LAN SMC
Zalman CNPS 7000B AlCu/XP90 Thermalright
Pedro Almeida
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Jun 19, 2005 21:38

Mensagempor G@rlink » Segunda Set 12, 2005 17:20

deviance Escreveu:não sei onde leram isso, mas RAID 1 é sempre mais lento...

Nem mais. :wink:

Cumps
Imagem
G@rlink
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Jun 24, 2005 0:17

Mensagempor Heretic_ » Segunda Set 12, 2005 19:41

Pedro Almeida Escreveu:o sistema raid tem de ser construido a partir de discos limpos, aos quais vamos pondo os ficheiros ou pode ser feito a partir de duiscos ja cheios???

acho que se consegue por em raid0 mesmo estando os discos com dados mas convem formata-los logo de seguida. nem sei se era possivel entrar no SO. acho que tinha de se formatar e instalar de novo o SO.
Heretic_
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Speed Dragon » Segunda Set 12, 2005 22:57

Não tenho 100% acerteza pois nunca utilizei RAID, mas penso que na BIOS da controladora RAID ao configurar-mos para RAID, ela automaticamente formata os discos.
... Then a japanese tuning company spend a 150.000£ on the engine ...
... so now develops a 1.000 Break Horse Power!
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
... Semtex with a Steering Wheel!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Registado: Sexta Mai 23, 2003 15:36

Mensagempor 2slow4u » Quarta Set 14, 2005 20:19

RAID1 **É** ***BEM*** mais rápido do que usar um disco só, porque efectivamente DUPLICA a velocidade das transferências de leitura... embora NÃO seja mais rápido do que RAID0, se um disco for à vida fica tudo a funcionar na boa...
2slow4u
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Emaster » Quarta Set 14, 2005 22:59

Mas isso de duplicar a velocidade e ao mesmo tempo fazer uma copia no outro disco nao acontece só com o RAID10?
Imagem
Emaster
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Ago 18, 2005 20:45

Mensagempor 2slow4u » Quinta Set 15, 2005 19:43

(rād) Short for Redundant Array of Independent (or Inexpensive) Disks, a category of disk drives that employtwo or more drives in combination for fault tolerance and performance. RAID disk drives are used frequently on servers but aren't generally necessary for personal computers.

There are number of different RAID levels:

# Level 0 -- Striped Disk Array without Fault Tolerance: Provides data striping (spreading out blocks of each file across multiple disk drives) but no redundancy. This improves performance but does not deliver fault tolerance. If one drive fails then all data in the array is lost.

# Level 1 -- Mirroring and Duplexing: Provides disk mirroring. Level 1 provides twice the read transaction rate of single disks and the same write transaction rate as single disks.

# Level 2 -- Error-Correcting Coding: Not a typical implementation and rarely used, Level 2 stripes data at the bit level rather than the block level.

# Level 3 -- Bit-Interleaved Parity: Provides byte-level striping with a dedicated parity disk. Level 3, which cannot service simultaneous multiple requests, also is rarely used.

# Level 4 -- Dedicated Parity Drive: A commonly used implementation of RAID, Level 4 provides block-level striping (like Level 0) with a parity disk. If a data disk fails, the parity data is used to create a replacement disk. A disadvantage to Level 4 is that the parity disk can create write bottlenecks.

# Level 5 -- Block Interleaved Distributed Parity: Provides data striping at the byte level and also stripe error correction information. This results in excellent performance and good fault tolerance. Level 5 is one of the most popular implementations of RAID.

# Level 6 -- Independent Data Disks with Double Parity: Provides block-level striping with parity data distributed across all disks.

# Level 0+1 – A Mirror of Stripes: Not one of the original RAID levels, two RAID 0 stripes are created, and a RAID 1 mirror is created over them. Used for both replicating and sharing data among disks.

# Level 10 – A Stripe of Mirrors: Not one of the original RAID levels, multiple RAID 1 mirrors are created, and a RAID 0 stripe is created over these.

# Level 7: A trademark of Storage Computer Corporation that adds caching to Levels 3 or 4.

# RAID S: EMC Corporation's proprietary striped parity RAID system used in its Symmetrix storage systems.
2slow4u
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor SammySam » Sexta Set 16, 2005 2:12

Very Well. :lol: :lol: :lol:
SammySam
Utilizador Banido
Utilizador Banido

Registado: Quinta Jun 09, 2005 22:25

Próximo

Voltar para Discos Rígidos