primeiro de tudo, esta vai ser a minha estreia. nada melhor que começar em grande, com problemas!!!
LOL
pois bem, para 1º post 'escolhi' o seguinte tema:
'o meu disco sata, novo, na trabalha!'
agora a serio, ontem fui comprar um disco sata, samsung, 160gb e quando cheguei a casa comecei a ter montes de problemas para instalar os driver da controladora sata (k vem ja na board).
o uso que eu queria dar ao disco nao era instalar o S.O. , mas sim k fosse 'slave'. trocando por miudos, este ia ser o disco exclusivo da 'mula'.
ora, começo por instalar os drivers através do 'computer management', fui a 'scsi and raid controllers'. vi que tavam la mas que nao funcionavam por darem erro.
fiz 'add new hardware' e escolhi manualmente a controladora da minha board 'silicon image' e instalei os drivers. pois bem, continuava a dar 'buraco' porque tavam instalados mas nao funcionavam por dar erro, como ja disse atras.
ora como ja tinha feito dessas duas maneiras, cansei-me! vim dar uma volta a um forum ou dois, mas um nao tinha nada de jeito, e o outro tava em baixo.
nada melhor que 'googlar'. la me pus eu a navegar, sempre sem chegar a porto seguro. nunca cheguei a nenhuma conclusao...
a nao ser que nao era o unico com estes problemas, mas os outros também não tinham soluções...
disseram-me para meter o cd do windows, fazer o boot por cd como se fosse instalar no s-ata o windows.
la vou eu todo contente a carregar no f6 como um desalmado e aquilo pede a diskette dos drivers da controladora dos discos, que vem ca board.
mas da qualquer coisa de errado, pois o que muitas pessoas dizia k aparecia, eu nao via nada disso. simplesmente pedia a diskette instalava umas cenas, nao dizia mais nada e partia logo para a instalaçao do widows. (sera que por este procedimento tenho de instalar o widows neste disco?)
mandaram-me pá bios... e eu fui... e deparei-me com as seguintes opçoes:
s-ata or scsi card boot: S-ATA (escolhido, apesar de nao variar em nada escolher scsi)
first boot device: scsi (o sistema simplesmente nao arranca. xega a altura do boot e xega a ficar 20 minutos ali estatico, portanto, da buraco)
boot other device:enabled
sil3114 s-ata control: sata (escolhido, nunca testei com a outra opçao, sata raid, porque nao quero fazer raid, simplesmente quero usufruir de um disco de 160gb para sacar avis, jogos e mp3)
ja agora, a minha board é uma dfi lanparty nfII ultra b, tenho o satalink instalado correctamente. n sei se o cpu, ou ram tb interessa, mas é um amd barton 2600+ e tenho 768mb de memoria (512+256). tenho um disco de 40gb ide seagate barracuda onde esta istalado o s.o. e todos os programas, tenho um disco 120gb ide tb da seagate.
havera algum conflito de hardware, ou outro tipo de conflitos?? nao é normal os driers que vem com o hardware darem erro ao instalar...
peço desculpa pela longa metragem, mas ja experimentei de todas as maneiras e feitios instalar a m€rda do disco e nao tarda nada tenho o de 120 cheio...
alguem de sugestoes sff!!!
abraço ao ppl!