Como instalar um 2º disco IDE?

Discos rígidos e tudo o mais que seja armazenamento...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Como instalar um 2º disco IDE?

Mensagempor Fortuna » Quinta Jan 17, 2008 10:29

Desculpem se já foi respondido, mas não encontrei.
Então é assim:
Tenho tido uns problemas no meu pc ( já tem uns anitos), que penso são do disco. Por vezes não consegue ler algns sectores, pede muitas vezes para verificar consistencia do disco, etc. E estou a ficar farto de fazer formatações.
Pois bem, o disco que actualmente tenho é um Seagate ATA de 40GB. O que estava a pensar fazer era comprar outro disco IDE de 160GB(Não suporta SATA). As dúvidas que tenho são: Como coloco o novo disco como master, e nele instalar o windows? É reconhecido automaticamente? Tem que ser formatado primeiro?
Enfim, nunca fiz isto, se alguém puder ajudar, agradeço.
Indiquem-me passo a passo o que devo fazer.

Só mais uma questão qual é a diferença das versões Bulk para as outras? Posso comprar versão bulk?

Muito Obrigado

Fiquem bem.
Fortuna
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Fev 27, 2007 9:58

Mensagempor sergio.pontes » Quinta Jan 17, 2008 10:45

É o unico disco do computador? se sim, tens de colocar o jumper como master.

Em drives IDE, terás melhor desempenho se ligares o disco num cabo ide e a drive de cd/dvds noutro cabo IDE. Opta por por o periférico mais lento sempre em separado para não afectar a velocidade dos outros. se tiveres 2 discos, ligas os 2 num cabo ide (um como master e outro como slave) e ligas a drive cd/dvd noutro cabo ide.

Resumindo, ao comprares o disco vai ter de ser formatado.
Certificas-te na BIOS que pode arrancar de CD, e depois do disco estar ligado ao pc, metes o CD do windows e começas a instalar, segues as intruções.

Dissestes que já tinhas formatado várias vezes, portanto em principio nesta parte já não terás dificuldades, no entanto avisa se não te entenderes com aquilo. Basicamente fazes o que a instalação do windows te vai dizendo, primeiro crias a partição ou partições, e depois formatas e instalas o windows.
sergio.pontes
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Domingo Jun 03, 2007 23:02

Mensagempor Fortuna » Quinta Jan 17, 2008 11:03

sergio.pontes, desde já obrigado pela ajuda. Sim, como referi neste momento tenho umdisco de 40 GB.
Se puderes dá-me umas dicas de como por um disco em slave ou master.
O pc tem 2 cabos IDE um para 2 drives de DVD e outro para 2 discos, tendo um ficha deste último livre, visto só ter um disco instalado.
Masi um vez obrigado
Fortuna
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Fortuna » Quinta Jan 17, 2008 11:06

Só mais uma coisa, neste momento, como é lógico o disco está em master. Posso ligar a ficha que está a ligar este disco ao novo e ele fica logo em master?
E a ficha do cabo IDE que está livre ao disco usado e este fica em slave?
Pode ser assim? ou estou errado?
Fortuna
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor sergio.pontes » Quinta Jan 17, 2008 11:40

É só desligares o cabo do disco que tens lá agora e instalas essa "ficha" no disco que comprares. Para o disco ficar como master, tens de configurar o jumper de acordo com o desenho que vier no disco que comprares, ou se não trouxer, está no site do fabricante.

Em principio deve estar assim já ligado, mas de qualquer forma certifica-te que a ficha IDE que vais ligar, do cabo que tens no disco actual, que vais ligar é a ponta desse cabo (Os master ligam-se na ponta, e os slave na ficha do meio). Portanto, já sabes, tens de ligar o disco á ponta do cabo ide.

Se quisesses utilizar outro disco, punhas o jumper desse em slave e ligava-o então à ficha do meio do cabo IDE - isto para ficar em slave.

quando tiveres o disco novo (ou o novo e o antigo) ligado ao pc, entra na bios, e ve se a BIOS o reconhece, em principio sim!

Passado isso, como te disse, metes o cd do windows (XP?) na drive de dvd's e segues as intruções, crias a partição, mandas formatar - se for o windows xp ou superior, manda formatar como NTFS, é melhor e mais seguro que o sistema FAT.

Pronto e em principio o resto já sabes

ps: Se o disco antigo sempre te dá problemas, como tavas a dizer, se fosse eu provavelmente não o ligava ao pc, ou se o fizesse não ponha lá ficheiros importantes. Porque quando um disco começa a dar problemas, a tendencia é sempre para esses problemas aumentarem e nunca para diminuir!
sergio.pontes
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Fortuna » Sexta Jan 18, 2008 0:54

Pois é, de tarde fui comprar um disco novo e agora à noite tenho estado a tentar instalá-lo.
Só que não sei o que se passa: a Bios reconhece-o, começo a formatação com o cd do windows, faz tudo como se estivesse a formatar o disco e após os 100 por cento de formatação apresenta-me esta mensagem: "o programa de configuração não conseguiu formatar a partição. O disco pode estar danificado. Certifique-se que a unidade está ligada correctamente à energia eléctrica e ao computador. Se o disco for SCSI, certifique-se que os disositivos SCSI estão correctamente terminados. Consulte o manual do computador ou a documentação da placa SCSI para mais informações"
Já andei a ver na bios se será necessário configurar algo,mas não consigo descobrir onde está o erro.
O disco é um IDE de 160 GB.
Se puderem dar umas dicas. Agradeço

Obrigado
Fortuna
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor sergio.pontes » Sexta Jan 18, 2008 1:07

A bios reconhece o disco na sua totalidade? pergunto isto porque as boards antigas tinham um problema qualquer que antigamente não reconheciam discos maiores que 80Gb's. Tenta saber qual a marca e modelo da tua board, para ver se é um caso desses. Se for, tens duas hipoteses, ou vais há loja e trocas o disco de 160Gb por 2 de 80Gb, ou então fazes um flash à BIOS - mas neste caso precisas mesmo de saber fazer, porque qualquer problema qaundo estás a flashar a bios é o suficiente para a Board ir para o lixo.
sergio.pontes
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Fortuna » Sexta Jan 18, 2008 7:49

Não. A Bios só reconhece 136GB, mas quando escolho as partições para formatar aparecem-me 152 GB disponíveis.
Sinceramente não sei mesmo que fazer.
Será que tenho os jumpers mal colocados? Estou a orientar-me pelo que vem no disco.
Fortuna
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Fortuna » Sexta Jan 18, 2008 8:09

A Board é uma QDI Platinix 1 - data de fabrico 2001.
Se me conseguires ver se é compativel. agradeço
Fortuna
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Fortuna » Sexta Jan 18, 2008 14:41

Então ninguém dá uma ajuda?
Fortuna
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor sergio.pontes » Sexta Jan 18, 2008 16:12

Alguem pode dar uma ajuda ao rapaz? É que tou cheio de trabalho e só vou conseguir passar aqui com tempo logo à noite.
sergio.pontes
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor pcotter » Sexta Jan 18, 2008 19:11

Olare!!!

vais ter mesmo de fazer o update a Bios meu caro.

Aqui:
http://www.qdigrp.com/QDISite/eng/suppo ... tinix1.htm

P6I845/P1/P1-A/P1-AL AWARD BIOS V2.2SLCP
Support: LogoEasy, ManageEasy, StepEasy and RecoveryEasy II
BIOS Fixed:
1. Add support RecoveryEasyII.
2. add support large HDD over 137G.
3. Update CPU micro code
4. Add support celeron CPU support.
5. Add support USB device boot.

Se nao tens a certeza do que fazer, o melhor sera pedir a alguem que o saiba. O processo e simples mas nao e sem risco. Basta a luz falhar a meio do processo de actualizacao e "Tchuss" mainboard!
"Dum Spiro, Spero"
pcotter
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Jan 07, 2008 9:26

Mensagempor sergio.pontes » Sexta Jan 18, 2008 19:22

Boas.

Ia dizer o mesmo! Ou actualizas a BIOS, mas certifica-te que o fazes como deve de ser, senão ficas sem a board. Ou então como o disco ainda tá nos primeiros 15 dias, acho eu, vai a loja e troca por 2 discos de 80Gb, por exemplo!

Um abraço
sergio.pontes
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Fortuna » Sexta Jan 18, 2008 20:02

Não é que estou a tentar instalar um disco de 80 GB e está a dar-me exactamente o mesmo erro. Deste modo que poderá ser?
Fortuna
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor sergio.pontes » Sexta Jan 18, 2008 20:17

Dá-te erro como?

Já começo a pensar é que tens o disco seagate bom, e que a board é que está a querer ficar marada! Já é o 3 disco que tens problemas, e com um de 80Gb's em principio a board devia aceitar-te-o.

Não tens um amigo teu onde possas testar esse disco de 8=, e tambem o disco que dizias que estava avariado?
sergio.pontes
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Próximo

Voltar para Discos Rígidos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 16 visitantes