qual o melhor para mim? disco externo ou caixa para disco?

Discos rígidos e tudo o mais que seja armazenamento...

Moderadores: Administradores, Moderadores

qual o melhor para mim? disco externo ou caixa para disco?

Mensagempor kebrus » Quarta Fev 17, 2010 20:45

olá pessoal

ando a pensar em comprar um disco externo por causa da universidade, tenho dois pcs, um na minha cidade natural e outro onde estudo, e como faço algumas viagens frequentes seria bastante util para mim um disco externo para o transporte de dados

o problema é que não sei o que deva comprar, se um disco externo normal, ou se compro um pack de um disco interno mais uma caixa, os preços rondam a mesma gama, mas não conheço este mundo dos discos externos o suficiente para saber quais as vantagens de um sobre o outro

para além disso tenho no meu pc principal 4 discos internos, sendo que o mais fraco é justamente aquele onde está o sistema operativo instalado (não perguntem porquê) e pensei que talvez fosse boa opção comprar um disco novo para o sistema operativo e usava o antigo para a caixa do disco externo

que dizem? vale a pena? se sim que disco me recomendam para o SO? (espaço neste disco não é essencial, apenas estará lá os SOs e os programas/jogos instalados)
kebrus
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Abr 08, 2005 17:53

Mensagempor alr_tech » Quarta Fev 17, 2010 21:16

boas

aconselho em matéria de coisas para a faculdade uma duplicação...
ou seja para trabalhos, faz sempre duas cópias...

agora...
hd.... tem um grande problema.... são aparelhos mecânicos que gostam pouco de viajar....

por isso a pergunta está a pensar em quantos gigas?...
já se arranjam, pensa de 16Gb... a um preço jeitoso...

é que a partir do momento que apareceram as pens, eu passei a usá-las... (a primeira que tive tinha 32Mb)

originalmente só existia um tipo de disco (tal como agora) eram internos ao PC, estar a colocar e tirá-lo dava uma trabalheira...
depois apareceram as gavetas....
mais cómodo, mas, só funcava numa gaveta igual...
depois, por USB....
mas, o problema da fragilidade mantém-se...

por isso, pensa bém...

a compra de um disco + uma caixa fica praticamente o preço de um pack de um disco/caixa USB/esata...

tu dizes que tens 4 discos, quer dizer que devem ser ATA?....
ou já são SATA?
é que nem todas as caixas externas suportam os dois tipos...

um disco para SO deve ser no min, de 7500rpm, 16 a 32Mb de cache...
um disco de 250Gb rápido chega para isso...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor kebrus » Quarta Fev 17, 2010 21:36

uhm, realmente não me lembrei dessa parte da viagem

na verdade 16 ou 32gb não me chegam, o disco não é para ser usado exclusivamente para a universidade e a ligação da net que tenho na minha cidade natal é muito melhor do que a que tenho onde estudo, e como saco bastante dava-me muito jeito ter um disco com um bocadinho mais de capacidade...

mas realmente é uma longa viagem e tempo de vida do disco iria diminuir rapidamente, talvez eu consiga esticar o uso que dou a uma pen de 32gb

sabes de alguma que me aconselhes? fiz uma pesquisa rapida e só encontrei uma da kingston que custa os olhos da cara

PS: os discos que tenho no pc são todos sata, e o do SO já de 250Gb 16mb cache portanto teria de ser algo melhor
kebrus
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor MiguelZ » Quarta Fev 17, 2010 21:39

um bom disco externo para copias de segurança e e mobilidade é sempre uma boa aquisição! ainda por mais aos preços de hoje em dia...
Imagem
MiguelZ
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Dez 13, 2005 11:33

Mensagempor zinko_pt » Quarta Fev 17, 2010 22:14

Bem, eu fazia assim:
Solução mais simples: do PC onde estudas, enviar ficheiros de trabalho para o PC de "casa". Partindo do princípio que não são grandes, até podes fazer isso remotamente.
E uma PEN só para os ficheiros de trabalho mais importantes e que sejam alvo de actualização. E usar um disco dos 4 que tenhas no PC de casa e compras só a caixa. Partindo do princípio que tens espaço de sobra nos 4 discos.

Ou aproveitas a necessidade e compras um disco com pelo menos 1TB para teres em casa e tiras um dos 4 para colocar numa caixa.

Já fiz um bundle e ficou um espetáculo por 100€, com
http://www.raidsonic.de/en/pages/produc ... ectID=4811 e um WD 500GB SATA 8MB 5400RPM 2.5"
Eu não punha muitas coisas num dispositivo de armazenamento que vai andar de um lado para o outro... just in case... por isso sou mais defensor de uma PEN ou um disco igual ou inferior a 250GB, tendo sempre o cuidado de ter os ficheiros sincronizados com duas localizações.
"Os brinquedos das crianças e dos adultos diferem em duas coisas: tamanho e preço".
zinko_pt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 02, 2004 13:09

Mensagempor kebrus » Quinta Fev 18, 2010 2:18

vou tentar explicar melhor, pequenos ficheiros de trabalhos não são um problema porque já tenho pens pra eles (2 de 2gb cada) no maximo só não servem para os trabalhos em que tenha de usar videos ou outros ficheiros não comprimidos, o meu problema é mesmo as coisas que saco

por exemplo neste natal comprei uma carrada de jogos na steam e no pc que está na cidade da universidade até hoje ainda só saquei um desses jogos (GTA4) porque a net que tenho lá é mesmo muito lenta, já se fosse com a net que tenho em casa já tinha sacado tudo... portanto podia ter levado os ficheiros para lá se tivesse um disco externo

mas como o alr_tech lembrou e bem, preciso de ter em atenção à viagem, e na verdade a viagem é feita de camioneta, com todas as peças minusculas que um disco tem os tremeliques da camioneta são capazes de me estragar o disco

o maximo que consigo fazer remotamente é por o pc de casa a sacar em vez do que está na universidade, mas ainda assim tinha de ter um metodo de transporte para esses ficheiros :\

parece-me mesmo que tenho de ir para uma pen, pena é serem tão caras para a capacidade que têm

se alguém souber de uma boa pen por um bom preço que me diga
kebrus
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor zinko_pt » Quinta Fev 18, 2010 9:52

kebrus Escreveu:mas como o alr_tech lembrou e bem, preciso de ter em atenção à viagem, e na verdade a viagem é feita de camioneta, com todas as peças minusculas que um disco tem os tremeliques da camioneta são capazes de me estragar o disco

Também não exageres. A função Auto-park nos discos já foi implementada à mais de uma década. O braço/cabeça de leitura estão bem seguros quando desligas o disco. E também estão preparados para umas fortes sacudidelas.
Aqui a questão é mais o risco. Ainda que seja reduzido, podes não estar disposto a corrê-lo.

E a menos que o autocarro percorra caminhos de cabras, tens o disco seguro :roll:
Podias é teres problemas se o deixasses cair ou desses uma pancada com ele em funcionamento.

Eu andei com um de 500GB durante um ano, numa mochila e nunca tive problemas. É certo que tinha algum cuidado...
"Os brinquedos das crianças e dos adultos diferem em duas coisas: tamanho e preço".
zinko_pt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 02, 2004 13:09

Mensagempor kebrus » Terça Fev 23, 2010 22:10

obrigado pessoal, já ficou resolvido o assunto, comprei uma caixa e um disco para o SO, a troca já ta feita e ta tudo a funcionar direitinho, vamos la ver quanto é que isto dura :P
kebrus
Aprendiz
Aprendiz

Voltar para Discos Rígidos

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante