Disco não é reconhecido

Discos rígidos e tudo o mais que seja armazenamento...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Disco não é reconhecido

Mensagempor pmbd » Domingo Jun 13, 2010 17:20

Boa tarde,

Estou com um grande problema. O disco do meu portatil deixou de ser reconhecido. O computador liga mas dá erro que não tem sistema operativo. Já verifiquei e o disco não aparece na bios. Liguei o disco a outro computador por usb e nada, também não reconhece. O que posso fazer para resolver o problema. Estava a acabar um trabalho muito importante que apenas tenho neste disco. Por favor, preciso de ajuda é muito importante. Obrigada.

Ana
pmbd
Novato
Novato

Registado: Domingo Jun 13, 2010 17:06

Mensagempor SiLeNnTcRaZy » Domingo Jun 13, 2010 19:11

Como ligaste por usb?:D
AMD Athlon x4 630 2.8Ghz@2.8Ghz|=|Gigabyte MA785GT-UD3H|=|GSKILL PC3-12800 4GB ECO CL7 (2x2GB) DDR3|=|Asus Radeon HD5770 CuCore 2DI 1GB GDDR5 PCI-E|=|Samsung SpinPoint F3 500GB 7200RPM 16MB SATA 3.5|=|NZXT GAMMA
Estou muito satisfeito obrigado a todos!
SiLeNnTcRaZy
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quinta Fev 18, 2010 14:35

Mensagempor Edgar86 » Domingo Jun 13, 2010 19:23

se o disco estiver bom há uma soluçao, mas diz lá como ligaste a outro PC por usb.
Se for o caso faz o seguinte:

com o disco ligado a outro PC, clicas em meu computador com o botao direito \ gerir \ gestao de discos \ e ve se o disco aparece lá.

se aparecer clicas com o direito e fazes "alterar letra e caminho de unidade" metes uma letra, aplicas e em principio fica resolvido

cumps
Asus P5QL PRO | Core 2 Quad Q6600 3Ghz | OCZ Vendetta 2 | 2X2GB DDR2 800 Kingston | Gigabyte HD5770 1GB GDDR5 | WD 500GB + Samsung 500GB | LC Power LC6600GP2 v2.3 600w | Win7 x64
Edgar86
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Abr 05, 2010 22:08

Mensagempor pmbd » Domingo Jun 13, 2010 23:59

Liguei com uma caixa de disco a vários computadores e não aparece o disco..
Fiz isso (com o disco ligado a outro PC, clicas em meu computador com o botao direito \ gerir \ gestao de discos) e não aparece o disco. O disco faz o barulho que me parece ser o normal mas não reconhece. Já fui a algumas lojas e não me resolveram o problema. Disseram que podia ser o controlador do disco... Mas para trocar teria que arranjar um disco do mesmo modelo e trocar o controlador.. o que acham?
pmbd
Novato
Novato

Mensagempor CryptorX » Segunda Jun 14, 2010 0:10

Podes dizer qual é o modelo(completo) do disco?
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Nov 20, 2008 7:35

Mensagempor pmbd » Segunda Jun 14, 2010 0:22

5k250-160gb
HTS542516K9SA00
pmbd
Novato
Novato

Mensagempor CryptorX » Segunda Jun 14, 2010 0:26

Um HITACHI Travelstar 5K250... vou ver isso...
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor CryptorX » Segunda Jun 14, 2010 0:30

Desculpa lá, esqueci-me de perguntar qual é que é o adaptador que estás a usar e já agora aproveito também para perguntar se já experimentas-te ligar esse disco a um pc mas sem ser por usb, usando mesmo os encaixes normais de sata, é que ás vezes até pode ser um problema do adaptador e não do disco...
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor pmbd » Segunda Jun 14, 2010 0:35

Sim já experimentei ligar usando os cabos normais de sata e também não resultou.
Obrigada:)
pmbd
Novato
Novato

Mensagempor CryptorX » Segunda Jun 14, 2010 1:03

O disco ficou assim de um momento para o outro? Por outras palavras do nada?

Quando o disco começou a dar problemas estava ligado ou simplesmente ligaste-o depois de ter estado parado e não detectava?

Os discos de portáteis são muito frágeis (todos eles são mas especialmente os de 2,5" (de portáteis)), uma simples queda de alguns centímetros (que para muitos nem é considerado como sendo uma queda) quando estão a trabalhar podem estraga-los, é que as cabeças de leitura do disco estão separadas da superfície do disco por apenas alguns nanometros de modo a poder detectar os campos magnéticos na superfície que tem apenas alguns nanometros de diâmetro, ao mínimo impacto pode fazer com que a cabeça de leitura/escrita colida com a superfície do disco causando assim aquilo a que se chama de um head crash, que destrói por completo a informação gravada no espaço afectado, sendo que os sectores do disco afectados ficam permanentemente danificados e sempre que o disco tentar aceder a informação lá gravada vai bloquear, em muitos casos pode até estragar a cabeça de leitura que vai fazer com que o disco nem detecte, tenta arrancar mas não funciona.
Quando os discos estão desligados continuam a ser frágeis mas são bem mais resistentes a estragos uma vez que a agulha que tem a cabeça de leitura/escrita encontra-se naquilo a que se chama de landing zone, que é uma área que fica ao lado dos pratos do disco, evitando assim head crashes entre outros possíveis problemas.

Não te esqueças de dizer qual é o adaptador que estas a usar...
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor CryptorX » Segunda Jun 14, 2010 1:10

lol... dei-te aquela seca e esqueci-me de perguntar... o teu disco não deu nenhuma queda pois não?
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor pmbd » Segunda Jun 14, 2010 1:17

lol:) Não deu nenhuma queda. Estava a trabalhar no portatil.. deixei-o sozinho ligado alguns minutos e quando voltei o portatil tava desligado.. tentei ligar e já não reconheceu o disco. Não deu nenhuma queda.. Não sei como te dizer como o é o adaptador, não tenho aqui comigo mas é de um disco externo de uma marca qql manhosa que eu comprei hj só para experimentar.
pmbd
Novato
Novato

Mensagempor CryptorX » Segunda Jun 14, 2010 3:03

Hummm... está complicado...

Até já estive a passar uma vista de olhos nisto...
http://www.hitachigst.com/tech/techlib. ... ec_R10.pdf

Que especifica todos os pormenores desse disco, que encontrei no site da Hitachi aqui...
http://www.hitachigst.com/tech/techlib. ... tar_e5k250

Eu estive a ver estes manuais a ver se encontrava configurações dos jumpers desse disco, mas não encontrei nada, possivelmente porque não usa jumpers, mas de qualquer modo podes confirmar que não usa?

Quando viste que o disco não era detectado na bios, tinhas o disco ligado por usb ou com a ligação normal? Se estava ligado por usb liga-o do modo normal e vê se detecta na bios...

Quando o ligas-te noutros computadores também foi por usb? Se sim... tenta liga-lo sem o adaptador e certifica-te que o ou os computadores têm a bios devidamente configurada para o detectar, é que há motherboards que (por exemplo) para detectar dispositivos IDE e Sata ao mesmo tempo é preciso activar opções de compatibilidade na bios...

Experimenta enviar uma MP ao arl_tech para ver se ele tem alguma sugestão...
http://www.hardware.com.pt/forum/privms ... ost&u=5116
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor alr_tech » Segunda Jun 14, 2010 10:18

boas

hum...
o que me está a deixar nervoso é tu dizeres que deixas-te a maq. ligada e quando voltaste puf...

parece que algo queimou..
e isso, não é uma má noticia.. é péssima...

se o portátil está dentro da garantia...
pensa em rma... (mas, depois)

quanto aos dados...
primeiro...
ligado à board verificar se a bios o detecta...
entrar mesmo...
isso, é um hitachi...
ir ao site da hitachi/IBM e tentar sacar o programa de verificação do mesmo...

tu dizes que sentes o disco a rodar....
ouves algum barulho tipo tssk, tssk... rasg, rasg?

se não der....
pensa mesmo o truque da troca da board..
embora muito cuidado...
com os flat cables...

em função da importância e se tiveres dinheiro... pensa em contactar uma empresa de recuperação de dados...
(embora não haja nenhuma garantia que consigam...)

agora tenho de te ir ás orelhas...
bk?
já ouviste falar?
uma ou duas pens?
trabalhos, sempre tomei a precaução de criar sempre duas cópias...
primeiro em disquetes... não havia outra coisa...
depois pens...

depois existem programas para sincronizar os dados...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor pmbd » Segunda Jun 14, 2010 12:34

Agradeço desde já todas as sugestões..
O disco não é detectado na bios por usb nem por ligação directa. Já liguei a outros computadores confirmei a configuração e tb não detecta. O portátil não está dentro da garantia. Mas funciona, terei apenas que comprar um novo disco.. A única coisa que avariou foi o disco. Sinto o disco rodar mas não faz nenhum barulho estranho.. Apenas o barulho normal.
Sim.. Já me auto dei nas orelhas:) Mas a asneira agr já está feita.. Não se volta é a repetir.
Acho que já perdi a esperança.. Fui a uma loja de informática hj e deixei lá o disco. Pq ontem não havia nada de jeito aberto.
Que truque da troca da board?
pmbd
Novato
Novato

Próximo

Voltar para Discos Rígidos

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante