Raid Vale a pena?

Discos rígidos e tudo o mais que seja armazenamento...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor Grimlock » Quarta Out 08, 2003 19:52

metralha761 Escreveu:Grimlock se quiseres corrigir o ppl, incluindo a mim, agredecia :D
eu sou mto mau a explicar, mas adoro dizer ke as outras pessoas tao erradas :twisted: :twisted: :twisted:

p. ex. a tua explicação de por onde passa a informação quando se acede aos discos ta um bocadito má. tens ke ver ke depende da arquitectura. mas tens razão qd dizes ke a parte ke demora mais tempo é o "processo mecânico".
i cada canal IDE suporta, não 4, mas sim 2 drives. o ke acontece é ke as mobos trazem 2 canais, dando assim 4 drives.
i a cena de cada drive só ter 25% da largura de banda tb não é assim. elas só dividem a largura de banda se tiverem a ser utilizadas ao mm tempo. isso não ta sempre acontecer.

i no artigo do sitio do tom, os ganhos de performance em RAID 0 tão mto grandes. duvido um bocado desses resultados.

metralha761 Escreveu:não sei se tens a mesma performance nas placas PCI, já k existe uma largura de banda de 32 bits x 33 Mhz que dá 1 GB/s, aparentemente é suficiente, mas ....
a largura de banda do barramento PCI é 1Gbps (b=bit, B=byte) mais exactamente 133MBps, o ke é mto pouco pq não são só os discos ke usam isso.
por isso é ke os criadores de chipsets desenvolvem outros barramentos mais potentes pra substituir o PCI, como p. ex. o V-Link da Via, o MuTIOL da SiS i mm o HyperTransport da AMD.

PS: eu tb mando bacoradas, mas tento evitar :wink: corrijam-me se tiver enganado.
Grimlock
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Jan 18, 2003 0:36

Mensagempor o_TAL » Quinta Out 09, 2003 16:59

A ultima intervenção do grimlock disse basicamente o k eu ia dizer e corrigiu alguns dos erros atrás. Quanto aos ganhos de performance ambos os modos de RAID têm ganhos, mas os de Mirror são só em leitura, pois a escrita é duplicada em ambos os discos.
O mais importante penso k é n teres RAID onboard. Uma boa placa RAID é demasiado cara e por isso na minha humilde opiniao n vale a pena.

A minha nota final é simplesmente 40GBS pra que?? Um disco Seagate de 80 GBs arranja-se a menos de 14 contos e vais comprar um de 40 mais de 9 contos... é só a minha opinião, mas tendo os discos de 80GBs melhor performance (eu sei k isto depende da construcção, mas n tou para entrar em detalhes e já há muitos 7200.7 com platters de 80 GBs significativamente mais rapidos k os de 40 GBs) e o dobro da capacidade, eu n tinha muitas duvidas...
o_TAL
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Dez 23, 2002 0:11

Mensagempor metralha761 » Quinta Out 09, 2003 23:13

Grimlock uma pequena correcção
" a cena de cada drive só ter 25% da largura de banda tb não é assim. elas só dividem a largura de banda se tiverem a ser utilizadas ao mm tempo. isso não ta sempre acontecer."

Os 25% é se estiveres a usar 4 drivers intensivamente, ou seja, as 4 a trocar informação ao mesmo tempo, ficando cada uma só com 25%, claro que não é assim tão linear.

Quanto ao resto tens razão, são 2 canais + 2 dispositivos por canal que dá no total 4.

E tinhas razão, meti 1GB (gigabyte) em vez de 1Gb (grigabite) e errei mesmo porque esqueci de dividir por 8, também achei muito 1 GB, só as AGP 4x é que teem uma largura de banda de 1 GB. Fez-me muita confusão mesmo os 1 GB no PCI.

Obrigado por me esclaceres.

Também achei muito desempenho, mas é preciso ver que existe uma margem de erro dos testes pa realidade. Porque normalmente esses testes atingem perto do máximo teórico, ficando também distantes da realidade. Se tiver a falar mal digam :D
Passei por uma loja (Worten) vi la um samsung 171s tao lindinho e bonitinho :) a sorrir pa mim :D e não resisti .....

www.metralha761.net

Malta toca a ir po irc.ptnet.org po canal #HCP
metralha761
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Jul 12, 2003 17:18

Mensagempor metralha761 » Quinta Out 09, 2003 23:25

Há faltou dizer que existem RAID 0,1,2,3,4,5

Penso k a 2 entrou em desuso, as restantes, algumas são parecidas com RIAD 0+1, mas penso k as restantes já pessuem buffer, k aceleram mais, e conteem um software mais sufisticado pa ter melhores desempenho. Mas tb custam preço d'ouro.
Passei por uma loja (Worten) vi la um samsung 171s tao lindinho e bonitinho :) a sorrir pa mim :D e não resisti .....

www.metralha761.net

Malta toca a ir po irc.ptnet.org po canal #HCP
metralha761
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Jul 12, 2003 17:18

Mensagempor [IFA]SpEeD-BoY » Quinta Out 23, 2003 12:51

So compensa se estiveres com o interesse de fazer RAID 0 , é um poder brutal, falo por experiencia propria, duplicas a velocidade de acesso a informação, e também o buffer + cache.

Claro que para isso convem teres 2 dicos exactamente iguais para ter a melhor performance, se tiveres raid em board tb é bom, mas meu amigo se comprares 1 controladora que funciona a 100% como a board ganhas bastante em performance e em acesso a informação.

Por exemplo eu fazia raid 0 com 2 ibm's de 40 GB era o poder total, agora faço raid 0 em SATA com 2 barracuda de 80 e esquece a cena de esperar que o disco copie 20 gb de um disco para o outro como em acesso a windows e jogos por exemplo, é um poder brutal :D

Segundo exemplo
Se tiveres 2 discos SATA iguais e fizeres raid vamos supor que os valores de cada disco sao:
Código: Seleccionar todos
Taxa de transferência de dados
- Buffer para host
- Buffer para disco
Máximo de 150 MB/s 2
Máximo de 102 MB/s
Tempo médio de leitura 5,2 ms (média)
Busca por trilha 3 0,7 ms (média) 
Busca de leitura de varredura completa 3 10,2 ms (média) 
Latência média 2,99 ms
Velocidade de rotação 10.000 RPM
Cache de leitura Adaptativo
Cache de gravação Sim
Buffer 8 MB
Tempo para que a unidade fique pronta  média de 7,0 s
Ciclos de início/parada 20.000 min
Taxa de erros
(irrecuperáveis)

ou seja vais obter metade dos tempos aqui sitados em cima e o dobro das especificaçoes.
exemplo3:
vais obter
Tempos médios de leitura de 2.5 ou 3 (depende)
vais obter o dobro das rotacoes 2x10.000 = 20.000 RPM
dobro de buffer 2x8 MB = 16 MB

Entre muitas m****s, depende do sistema, e depende se os discos forem bons maus medios, e tambem se tiveres 2 discos exactamente iguais desde ao resto.

Nota: claro que tens de formatar tudo criar o raid e so dps é que isso worka porreiro, e deves instalar no disco de raid tudo que queres correr ou seja windows, jogos, proggs (photoshop etc..).

Alguma duvida? Just Ask ;D
- "God does not play dice with the universe." -
.: IFA : Deviant :.
[IFA]SpEeD-BoY
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Set 10, 2002 11:56

Mensagempor lsilv104 » Segunda Dez 15, 2003 7:01

Depois de ter lido tudo fiquei confuso... então vale a pena comprar 2 discos de preferência Sata e mete-los em raid 0 ou não?!? :?: eu tenho uma a7n8x e quero meter 2 segate 80Gb sata a funcionar em raid, o que acham que fica melhor normalmente cada um no seu lugar ou em raid 0... vai pesar no processador? tenho um AMD 2600 fsb333 ?!? a ver se me decido para comprar os discos... neste momento tenho um IBM Hitachi 120Gb 8Mb cache... Será que vai valer a pena a troca? Bem obrigado pela atenção e se puderem dêm uma ajudinha....
lsilv104
Novato
Novato

Registado: Segunda Dez 15, 2003 6:56

Mensagempor bcunha » Segunda Dez 15, 2003 10:58

lsilv104 Escreveu:Depois de ter lido tudo fiquei confuso... então vale a pena comprar 2 discos de preferência Sata e mete-los em raid 0 ou não?!? :?: eu tenho uma a7n8x e quero meter 2 segate 80Gb sata a funcionar em raid, o que acham que fica melhor normalmente cada um no seu lugar ou em raid 0... vai pesar no processador? tenho um AMD 2600 fsb333 ?!? a ver se me decido para comprar os discos... neste momento tenho um IBM Hitachi 120Gb 8Mb cache... Será que vai valer a pena a troca? Bem obrigado pela atenção e se puderem dêm uma ajudinha....

Se tens dinheiro e vontade de que estás à espera ? força nisso, claro que vale a pena, e n te vai pesar no cpu porque é a controladora raid onboard que vai fazer o processamento dos algoritmos raid.

Cmps.

P.S.: isto já foi discutido, e não à muito tempo, que tal usar a pesquisa ? sempre aquecem o motor de busca :-)
AMD64 2800+ || ASUS A8V || 2x256 OCZ 3500 || ATI 9800SE 128MB @ 9800XT || 2xSeagate 7200 80 GB sata Raid 0 || Sony DRU-500A || LG 1710S Adoro o cheiro de napalm por a manhã.
bcunha
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Out 02, 2002 9:26

Mensagempor cmrosado » Segunda Dez 15, 2003 11:47

Os discos têm que ser iguais? mesma marca? mesma capacidade? dá para por um ata133 com um sata?
Em relação aos Seagate Sata sei que há duas versões, uma mais actual e mais evoluida que outra. Não sei se haverá problema ou não em usar raid com diferentes versões de disco.
cmrosado
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Out 02, 2003 10:58

Mensagempor lsilv104 » Quarta Dez 17, 2003 7:28

ok... vou experimentar, este fim de semana já devo ter benchmarks para apresentar... em relação aos discos como vou comprar os 2 novos na sexta-feira, devem de ser da ultima geração e pelo menos iguais... depois digo se compensa mesmo ou não... tchau

Asus A7N8X-Deluxe Vs2.0 AMD Baton 2.6 fsb a 350Mhz 2x256 TwinMos 2ch cl2 (432Mhz) Asus 9600XT Pctv-pro 2x80Gb Seagate Sata CDRW & DVD Plextor - Antec PlusView
lsilv104
Novato
Novato

Registado: Segunda Dez 15, 2003 6:56

Mensagempor bcunha » Quarta Dez 17, 2003 10:53

cmrosado Escreveu:Os discos têm que ser iguais? mesma marca? mesma capacidade? dá para por um ata133 com um sata?
Em relação aos Seagate Sata sei que há duas versões, uma mais actual e mais evoluida que outra. Não sei se haverá problema ou não em usar raid com diferentes versões de disco.

Ter de ser igual não tem, mas convem, se um disco for mais lento, existirá uma "espera" do mais rápido. Se tiverem capacidades diferentes, normalmente vais ficar com um raid do tamanho do disco menor.

Cmps.
AMD64 2800+ || ASUS A8V || 2x256 OCZ 3500 || ATI 9800SE 128MB @ 9800XT || 2xSeagate 7200 80 GB sata Raid 0 || Sony DRU-500A || LG 1710S Adoro o cheiro de napalm por a manhã.
bcunha
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Out 02, 2002 9:26

Mensagempor HaTrED » Quarta Dez 17, 2003 11:49

Convêm dizer que se usares RAID 0 o life span dos discos passa para metade, ou seja, um disco que foi elaborado para durar x anos em RAID 0 vê essa esperança de vida diminuir para metade, caso se usem 2 discos apenas, caso se usem mais discos o factor dmiminui proporcionalmente!

inté!
On a:
P4 3.0C(SL6WK)@3,6 | ABIT IC7-G | OCZ 3700 Gold DC 2*512MB REV2 | 2*Maxtor Diamond 9+@120GB - Sata RAID0 | 2*LG 4040B | Antec Lan-boy | Cooled by Zalman 7000cu | Powered By ATI 9800Pro (GigaCube)
HaTrED
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Dez 16, 2002 14:30

Mensagempor Dark_Angel » Quarta Dez 17, 2003 13:44

HaTrED Escreveu:Convêm dizer que se usares RAID 0 o life span dos discos passa para metade, ou seja, um disco que foi elaborado para durar x anos em RAID 0 vê essa esperança de vida diminuir para metade, caso se usem 2 discos apenas, caso se usem mais discos o factor dmiminui proporcionalmente!

inté!

Gostava que me explicasses porquê...
Forum sobre os Sony VAIO em português:

vaio.tech-pt.com/forum
Dark_Angel
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Mar 04, 2003 4:30

Mensagempor NetSynnas » Quarta Dez 17, 2003 15:12

E eu que pensava que sistemas RAID apenas faziam replicação de dados, ou seja, ferramentas de segurança (backup)...
NetSynnas
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Segunda Nov 17, 2003 14:43

Mensagempor hununu » Quarta Dez 17, 2003 23:47

Acho que se alguém se pergunta se deve usar raid, não devia à partida usar RAID...

but hey, cada um torra $ no que quer.
hununu
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Out 04, 2003 2:07

Mensagempor cmrosado » Quinta Dez 18, 2003 10:00

Pois...
Parece que há um ganho grande na utilização do disco. Não sei é se isso depois no resultado final do sistema como um todo tem grande expressão ou não. Lá por se ganhar 60 % nos discos isso não quer dizer nada por si só, digo eu na minha ignorância.
Talvez algum de vós me possa desenganar.
cmrosado
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Out 02, 2003 10:58

AnteriorPróximo

Voltar para Discos Rígidos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 10 visitantes