SATA, IDE, ECT, Ajuda plz

Discos rígidos e tudo o mais que seja armazenamento...

Moderadores: Administradores, Moderadores

SATA, IDE, ECT, Ajuda plz

Mensagempor r3awak3n » Quinta Jan 20, 2005 2:35

Oi a todos. Tenho umas duvidas e agradecia que vcs me ajudassem.
Bem eu comprei uma HD SATA e o que aconteceu foi que quando instalei o windows eu nao consigui instalar o disco, o windows nao aceita as drivers que vieram na mobo por isso nao consegui instalar o windows nessa drive. Entao fui comprar uma ATA e coreu tudo bem, agora ja formatei a SATA (ja dentro do windows) e esta tudo bem. O que eu quero saber e se eu deva tentar insalar o windows na drive SATA? Sera que terei melhor performance? As SATA sao mais rapidas (pq ouvi que no momento SATA ou ATA e a mesma coisa, menos as SATA 10 000). Outra coisa que quero saber e se posso por em RAID 0 a SATA e a ATA? Se sim como faco isso pq por exemplo na raid utility que veio com a MOBO a unica HD detectada e a SATA... obrigado desde ja..
Paulo
r3awak3n
________
Athlon 64 Socket 939 -- MSI K8T Neo 2 -- 1024 DD400 Corsair 2.5 Latency RAM -- G-Force 6600 GT 128 MB AGP -- 1 Samsung SATA 120 GB (Raid 0) -- 1 WD ATA 80 GB (Convertida a SATA e em RAID 0) -- 16X Dual DVD-RW -- Caixa Antec AMG Plusview 1000
r3awak3n
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Jul 02, 2003 11:42

Mensagempor [PT]CableGuy » Quinta Jan 20, 2005 9:39

Podes construir RAIDs com diferentes tipos de técnologias de discos !!!
Existem dois tipos de RAIDs:

- Por Hardware - Necessita uma controladora que cria e gere o RAID.
- Por Software - Necessita de um software para criar e gerir o RAID .

Por Hardware é um pouco mais dificil e aconselho-te a usares um adaptador SATA no disco ATA , para poderes "tirar proveito" das capacidades do SATA.
Por software é mais simples embora dependa bastante do sistema operativo que o irá "controlar".
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Registado: Domingo Mai 30, 2004 16:26

Mensagempor r3awak3n » Quinta Jan 20, 2005 19:21

Esta bem, entao o melhor e comprar um adaptador SATA. Depois, se ligar o ATA ao sata, o computador vai reconhecer o disco com o windows ou vou ter de instalar tudo outra vez? O meu sistema operativo e o xp, que software posso arranjar para ligar as 2 em raid? Eu vou tentar ver como e que se faz por hardware, vou ler as instrucoes raid da mobo.
obrigado
r3awak3n
________
Athlon 64 Socket 939 -- MSI K8T Neo 2 -- 1024 DD400 Corsair 2.5 Latency RAM -- G-Force 6600 GT 128 MB AGP -- 1 Samsung SATA 120 GB (Raid 0) -- 1 WD ATA 80 GB (Convertida a SATA e em RAID 0) -- 16X Dual DVD-RW -- Caixa Antec AMG Plusview 1000
r3awak3n
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor [PT]CableGuy » Quinta Jan 20, 2005 20:52

r3awak3n Escreveu:...o computador vai reconhecer o disco com o windows ou vou ter de instalar tudo outra vez?...
Depende...o sistema está no disco ATA ? Se , sim....estás feito. :roll:
Não creio que o windows instalado consiga arrancar depois desse "upgrade". :roll: Lamento. :oops:

Entretanto esqueci-me de mencionar que existem grandes diferênças de performance entre RAIDs em software/hardware.
O RAID por software é bastante mais lento e consome os processos do sistema operativo.
Não tira , portanto , proveito das capacidades RAID da motherboard como o RAID por hardware.
Resumindo...as performances são brutalmente diferentes e é sempre aconcelhável criar RAIDs por hardware. :wink:
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Registado: Domingo Mai 30, 2004 16:26

Mensagempor r3awak3n » Sexta Jan 21, 2005 0:33

Sim o windows ta instalado no ATA... por isso nao posso so comprar o controlador. Tive a ver o controlador RAID da mobo e ele so mostra o disco SATA, nao mostra o ATA... Acho que vou tentar instalar o windows no SATA (sera que posso instalar o windows no disco SATA dentro do windows, em vez de fazer boot do disco e depois desligar a ATA e correr o windows do SATA isto pq nao consigo instalar o windows na SATA, o windows nao aceita as drivers!)... e depois comprar o controlador ide para SATA e fazer raid 0 nas 2 drives...
r3awak3n
________
r3awak3n
Aprendiz
Aprendiz

Voltar para Discos Rígidos

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante