Alguem tem um IBM DeskStar IC35L120AVVA07-0 ?

Discos rígidos e tudo o mais que seja armazenamento...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Alguem tem um IBM DeskStar IC35L120AVVA07-0 ?

Mensagempor jorge_ » Terça Mar 08, 2005 23:25

Quero recuperar a informacao que tenho num disco IBM DeskStar IC35L120AVVA07-0 que esta' estragado. Penso que a melhor hipotese e' comprar outro igual para trocar o controlador do meu.
Se alguem tiver um que me possa vender seria excelente.

Outras sugestoes para recuperar a informacao sao muito bem vindas.
O meu email e' jorge arroba synthmaker ponto com.
Desde ja' agradeco qualquer ajuda.
jorge_
Novato
Novato

Registado: Terça Mar 01, 2005 17:33

Mensagempor alr_tech » Quarta Mar 09, 2005 12:21

boas

acho que a IBM já não fabrica discos...
mas no Site deles ainda deve haver um link para um programenta, outro fabricante...
que valide o disco e talvez consigas recuperar parcialmente o acesso...

se a informação fôr muito importante, existem firmas que tratam disso...
mas fica dispêndioso...

quanto à controladora no disco... isso é mais dificil...
tenho dois velhos IBM, mas não são esse modelo... :cry:

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor jorge_ » Quarta Mar 09, 2005 13:24

muito obrigado pela resposta alr_tech

Ja' descobri mais informacao, agora os discos da IBM sao Hitachi.
Pagar a uma firma para recuperar a informacao esta' fora de questao
porque penso que pode custar muitas centenas de euros.
Depois de muito procurar, encontrei em Inglaterra uma empresa que tinha 1 drive igual em stock, estou agora a encomendar. Eles disseram que era muito importante nao so' o modelo ser o mesmo mas tambem o numero MLC: H32657 que por sorte era.
Agora estou com mais esperanca de recuperar a informacao que pensei perdida.
jorge_
Novato
Novato

Mensagempor alr_tech » Quarta Mar 09, 2005 17:47

boas

cuidado ao retirares o fino flatcable ao mudares a plaquita...
se estragas isso... puf...
lá se vai...

por acaso não tens de desmontar o motor ou tens?

boa sorte

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Mensagempor jorge_ » Quarta Mar 09, 2005 18:03

alr_tech Escreveu:cuidado ao retirares o fino flatcable ao mudares a plaquita...
se estragas isso... puf...
lá se vai...

por acaso não tens de desmontar o motor ou tens?

Eu espero que seja uma questao de desligar o cabo cor de laranja e ligar ao novo controlador, mas nao percebo muito disto, toda a informacao e' muito bem vinda

Imagem
jorge_
Novato
Novato

Mensagempor eleka » Quarta Mar 09, 2005 23:11

tem cuidado como te disseram acima para nao danificares o cabo laranja...descontrai q tudo corre bem

eleka
eleka
Novato
Novato

Registado: Sexta Mar 04, 2005 21:55

Mensagempor eleka » Quarta Mar 09, 2005 23:17

so mais um aparte para te facilitar a vida...para tirares facilmente o dito cabo nao sei se reparaste que a ficha onde liga esse cabo tem dois encravamentos um de cada lado...se os deslocares ligeiramente para fora com o auxilio de uma chave de fenda fina ou algo semelhante esses encravamento,veras que o cabo sai com a maior das facilidades...

fika bem

eleka
eleka
Novato
Novato

Registado: Sexta Mar 04, 2005 21:55

Mensagempor alr_tech » Quinta Mar 10, 2005 13:05

Boas

:D
pela foto dá para ver que o cabo "laranja" alimenta o motor dos pratos...
então ainda falta 1... aquele que controla a cabeça.... :?
procura...
pode estar por debaixo da placa.... :idea:
tb é um flatcable....
se não estiver visivel (na foto não se nota bém) pode estar por debaixo...

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Mensagempor jorge_ » Terça Mar 15, 2005 17:54

obrigado alr_tech e eleka

Recebi o disco que encomendei, foi bastante caro mas e' igualzinho ao estragado. Troquei o controlador mas nao funcionou, agora pelo menos o drive anda a' roda mas faz um barulho estranho repetitivo.

Vou tentar substituir mais da partes estragadas pelas partes novas mas como nao entendo muito disto, gostava de saber se e' possivel abrir o drive e trocar os discos ou se por acaso eles estao fechados em vacuum e ao abrir e entrar ar e po' ficam estragados.
jorge_
Novato
Novato

Mensagempor alr_tech » Quarta Mar 16, 2005 12:15

boas

eu ainda não te tinha dito nada, mas já estava à espera disto...
tu nunca chegaste a explicar o que aconteceu ao disco....

já á muito tempo que eu não tenho problemas destes pois, faço sempre uma duplicação dos docs de trabalho (noutros discos, CDs, etc.).. e por fim, quando já não necessito deles, faço um Bk... para CD...

bém,
cada disco tem um mini controlador assim como uma rom... nela ficam guardados alguns dados como a geometria do disco... sectores iniciais... etc...
no disco é guardado uma cópia... e por fim é definido o MBR...
quando tu trocaste a placa de controle...
levaste contigo os dados do outro disco...
e como tal o que se passa é que a controladora está à espera de encontrar o sector num determinada posição e não o encontra....

se o disco não caiu ao chão e tu tiveste cuidado com as modificações...
tens de usar os programetas do disco para tentar reescrever a rom e o disco...
aqui à uns anos valentes, antes do Peter Norton começar a generalizar os seus produtos... o NDD (para DOS) era aquele programa que recuperava quase tudo...
salvou-me muitas vezes....
e uma destas situações...

Na empresa onde trabalhei... tinhamos programas comerciais e hardware especial para fazer a recuperação...

neste momento não te posso indicar um actual...
porque já à muito tempo que não me aparecem casos para este tipo de recuperação tão radical...

mas vamos por partes...
1º - o disco aparece na bios ou não??
2º - se aparece é porque é reconhecido...agora pegamos nos programetas do disco e corremos em dos (arranque em disquete ou através de CD), convém fazer uma procura de dados para recuperações... o site do fabricante pode ter alguma coisa...
existem truques, quando o os programas correm eles tentam identificar os discos..
e se encontram problemas tentam resolvê-los... às vezes antes deles começarem a formatá-los temos de desligar a máquina...
mas, atenção convém procurar mais informação :!: ...

se não aparece na bios, então o problema é mais grave...
às vezes os programetas conseguem passar a bios.... e tentam fazer o seu acesso... :?
outras não :!:

como estás a ver, é dificil sem ter o material certo... por isso è que custa tanto dinheiro tentar recuperar dados... :evil:

em resumo:
procura mais informação de como se fazem recuperação de dados... pode levar tempo..
age com calma, e durante o dia para evitares erros desnecessários...
já te demos muitas indicações ....

quanto à mudança dos pratos...
não, os discos não estão em vácuo...
o ar tem de circular lá, se reparares o cabo de comando da cabeça entra por uma ranhura...
sem equipamento especial para desmontares e montares novamente não vais lá... o motor tem de ficar novamente calibrado... etc...
em resumo não penses nisso....
muito cuidado com o manuseio .... as cabeças, de leitura/escrita, ficam num zona de parking... sobre os discos..
se abrires a tampa tem cuidado com o Pó.... as cabeças trabalham a uns microns da superficie dos pratos... um infimo fio de pó é uma autentica montanha e a cabeça poderá aterrar sobre o prato e adeus informação ou a própria cabeça :!:

cumps

reporta
alr_tech
Gurus
Gurus

Mensagempor jorge_ » Quarta Mar 16, 2005 12:33

muito obrigado pela excelente informacao alr_tech

Em primeiro lugar, eu tenho 5 discos de uma media de 160Gb cada e quase cheios, fazer um backup da informacao toda ficaria dispendioso e levaria muito tempo. O disco que se estragou nao era o meu principal mas vou tentar tudo para recuperar a informacao perdida.

A razao porque ele se estragou e' devida a uma caixa defeituosa que recebi para montar um computador com uma motherboard mini-itx. Os pinos de alimentacao de corrente estavam soltos e um de cor preta estava a tocar na caixa. Comecei a ver faiscas e fumo e desliguei logo. Desde entao o disco deixou de funcionar e mesmo de andar a' roda.

Nao sabia que os controladores armazenam informacao relativa ao que esta' nos discos ( sectores etc ), onde fica essa informacao armazenada? alguma memoria estatica no controlador? nao vejo nenhuma pilha de alimentacao por isso penso que teria que ser estatica.

Estou a tratar do assunto com calma pois felizmente nao era o meu disco principal e entretanto posso continuar com o meu trabalho ( ja' agora talvez estejas interessado em ver o programa que estou a desenvolver, e' para desenvolver programas de uma forma visual: http://www.synthmaker.com ).

Vou pensar mais um pouco com calma e ler a tua informacao mais vezes antes de continuar com a minha missao de recuperar a informacao perdida. Qualquer ajuda adicional e' muito bem vinda.
jorge_
Novato
Novato

Mensagempor alr_tech » Quarta Mar 16, 2005 16:17

boas

sim é estática.... daquelas que leva alguns anos a desaparecer...
é impossivel fixar para todos os discos um sector de inicio... assim de fábrica cada disco é preparado e pré-formatado... a informação necessária é guardada nessa pequena eprom ...
quando o disco liga, a informação é lida e a cabeça coloca-se no sitio certo e a partir daí.. o processo continua...

o barulho que tu ouves é a cabeça à procura desse lugar... para saber qual o sector que irá ler a seguir...
mas como não encontra... tem de ler um código marcado...

o motor da cabeça é de passo a passo.. já não me lembro se o dos pratos é do mesmo tipo
este tipo de motor trabalha por impulsos...

os programas que se encontram nos sites dos fabricantes lêm esses valores e tentam fazer o resto... alguns quando a coisa falha fazem um varrimento do disco...
lembro-me de um da seagate que era muito bom... mas acho que só servia para a seagate e nunca mais apareceu... :?

:arrow:
penso que está na altura de comprar uma drive de bk.. daquelas de cassete...
é muito dado para se perder...
não são muito baratas... mas pelo sim e pelo não...

neste momento não te posso ajudar mais...
ainda não disseste se aparece na bios...

um curto... 8O ... acontece... um tipo tem de ter um cuidado danado quando está a montar peças em caixas pequenas...

cumps

PS: sim já vi... por aquilo que entendi destina-se a criar plugins em programas que usem som ... e criar transformações... interessante, mas um pouco fora da minha àrea.... :D
alr_tech
Gurus
Gurus

Voltar para Discos Rígidos

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante