WD 74 GB Raptor SATA ou 2x WD 36.7 GB Raptor SATA ?

Discos rígidos e tudo o mais que seja armazenamento...

Moderadores: Administradores, Moderadores

WD 74 GB Raptor SATA ou 2x WD 36.7 GB Raptor SATA ?

Mensagempor Mr_CyBeRdOc » Sábado Jan 03, 2004 15:54

Bem este post pretende ter 2 propósitos, o primeiro é o de anunciar que a versão XL do Raptor já saiu e até já se encontra á venda em certas lojas em PT, o segundo é o de tirar uma dúvida.

Aki fica o link do Raptor de 74 GB:
http://www.wdc.com/en/products/Products.asp?DriveID=65

E o link da versão mais pequena de 36.7 GB:
http://www.wdc.com/en/products/products.asp?DriveID=40

Aki vende-se a versão XL (74 GB):
http://www.microcaos.pt/default.php?cPa ... 2a&&page=2

Eu pretendia como já tinmha referido aki à uns tempos comprar 2x raptors de 36.7 GB para ligar em RAID 0 e funcionarem com o SO só para jogos e trabalhos e nada de armazenamento, ainda não os comprei pois onde os arranjava a um preço + jeitoso (Aquapc po 260€ os dois) estão esgotados desde à bastante tempo e nd de ver discos (já agora quem souber de uma loja onde se possa arrnajr este discos para entrega imediata e a um preço equivalente ou próximo a este sff indiquem-me), mas agora visto que saiu a versão maiorsinha destes discos fiquem na dúvida: devo comprar um destes de 74 GB ou 2x 36.7, isto é, a pergunta até tem uma resposta óbvia visto que eu não pretendo ir para o armazenamento e 2x 36.7 é até mais do que o espaço que eu preciso para trabalhar e visto que tanto a versão 36.7 GB e a versão 74 GB tem exactamente as mesmas velocidades e tempos de acesso, buffer etc etc , mas mesmo assim tenho medo de fazer asneira e não obter os resultados que espero em termos de velocidade em raid 0 com os dois raptors de 36.7 .... :cry:

Portanto, que acham: um Raptor de 74 GB (é claro que este vai funcionar sozinho e não em raid 0 ...) ou 2x 36.7 GB (em raid 0 :twisted: :twisted: :twisted: ) já agora não se esqueçam se virem por aí um pack de 2 raptors de 36.7 GB a um preço próximo de 260€ e para entrega imediata, por favor digam-me ... thnks
Mr_CyBeRdOc
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Nov 01, 2002 17:18

Mensagempor namf » Sábado Jan 03, 2004 17:22

na minha opinião o mais lógico será as duas drives de 37GB. Só vejo vantagens nisso pois o acesso em RAID vai ser muito superior, e em caso de avaria de uma das drives (supondo q as duas n irao avariar ao mm tempo) gastas menos dinheiro a repor o sistema.

Tem o inconveniente inicial de ser mais caro.
namf
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Dez 02, 2003 19:59

Mensagempor Mr_CyBeRdOc » Sábado Fev 28, 2004 0:24

Bem ppl já lá vão uns tempos e graças a alguns inconvenientes ainda nem pensei mt sobre esta situação mas a dúvida persiste ... desta vez acrescenta-se esta: tenho uma caixa TT (Xaser II...) com uma ventoínha direccionada para a zona dos discos, mas será suficiente para arrefecer 3 discos, isto é, 2x Raptors de 36 GB e um WD de 120 ??? é que já ouvi dizer que os raptors de 36 aquecem mt mesmo e que tinham melhorado um bocado isto na versão de 74 ! Outro prob é que se algo acontece a um Raptor acontece a outro (raid 0) por isso estou com um bocado de receio de fritar raptors, daí estar a cnsiderar a versão74GB ... Thnks ...
Mr_CyBeRdOc
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor ByDeR » Segunda Mar 01, 2004 17:22

Se fosse na minha situação ia para os 2x36,7Gb em Raid 0, muito devido ao seu desempenho que é muito superior ao de 74Gb sozinho.

Quanto à hipotese de se estragar um estraga o outro, é assim, tão depressa se estraga o de 74Gb como o de 36,7 Gb, e é uma hipótese remota, era preciso teres muito azar. De qualquer maneira se fores fazer contas, o preço de um de 74Gb é quase o mesmo dos 2x36,7 (cerca de 230/240€). por isso o que perdes se avariar o de 74Gb é o mesmo do que se comprares 2x36,7Gb.

Quanto ao arrefecimento acho que devias considerar mais uma fan caso decidisses ir para os 2x36,7Gb de modo a preservar a longevidade dos mesmos. E não os metas muito juntos, porque juntos acumulam muito calor.

Cumps
ByDeR
Novato
Novato

Registado: Segunda Fev 23, 2004 11:29

Mensagempor Mr_CyBeRdOc » Segunda Mar 01, 2004 18:20

Bem tb estou mais inclinado para essa hipótese poiz penso que tenho uma solução para a colocação dos 3 discos ... é assim eu já tenho uma WD de 120 Gb e estava a pensar pô-lo debaixo da drive de disketes (tenho uma Xaser II) com um dissipador destes: http://www.ibertronica.es/Revoltec/RVCoolerHD.htm (visto que ficava sem outra forma de arrefecimento) e os dois Raptors colocava-os distanciados por uma slot no espaço reservado aos discos rigidos ... estes iriam ser arrefecidos pela ventoínha da caixa direccionada para esta zona ... agora tenho uma dúvida será que o cooler que indiquei juntamente com o disco podem ser "encaixados" por de baixo da drive de disketes numa drive de 3.5" ??? é que sinceramente não sei se a espessura vai aumentar com a colocação do dissipador??!!! ... Thnks pelas opiniõe(s) e ajuda(s) !
Mr_CyBeRdOc
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor ghost_matrix » Quarta Mar 03, 2004 19:26

Mr_CyBeRdOc

A espessura vai aumentar sim eu pus no meu seagate de 20Gb a 5400rpm (lol) www.nanochip.pt/default.asp?Tipo=Detalh ... arca=Spire
È assim isso poem se debaixo de disco ou seja é por baixo dele convem ter 1 espaço para o Cooler caber , mas convem teres 2 espaços para o cooler ter ar para sakar. Eu tive ke tirar a drive de disketes :S

Espero ke tnhas percebido
Senao tens espaço podes optar por um destes : www.nanochip.pt/default.asp?Tipo=Detalh ... r%20Master ou podes ir ao site ver o modelo acima
estes poem se no sitio das drives de CD /DVD e poem o disco rigido la dentro (é melhor)

Espero ke tnhas percebido.
ghost_matrix
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Fev 16, 2004 20:29

Mensagempor Mr_CyBeRdOc » Quarta Mar 03, 2004 19:45

Poix thnks pela ajuda mas tenho as drives de 5,25" todas ocupadas ....

Quanto ao facto de o cooler ter aumentado a espessura ... tu colocas-te esse mesmo disco na zona das drives de disketes ... ou seja mesmo com o cooler conseguis-te metê-lo nas 3.5" ?
Mr_CyBeRdOc
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Voltar para Discos Rígidos

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante