Instalação de disco SATA - Ajuda

Discos rígidos e tudo o mais que seja armazenamento...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Instalação de disco SATA - Ajuda

Mensagempor RGV » Sexta Nov 11, 2005 16:41

Boas,

Estou a instalar um disco novo SATA, que será o principal passando o disco actual (PATA) para auxiliar. Ora este novo disco não trazia nem manual, nem qq software, e como eu não percebo quase nada disto resolvi abrir este tópico e esperar q me vão ajudando.

1ª Dúvida - O disco tem ligação para a corrente via SATA (não deve ser assim q se diz mas devem perceber) e a igual ao dos outros discos. Qual é q devo usar? (tenho tomadas para ambas)

2ª Dúvida - Li algures neste forúm q nos discos SATA não necesitavamos de definir se era master ou slave. Uma vez que o disco tem na mesma o jumper, devo retirá-lo ou é indiferente a sua posição?
RGV
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Fev 11, 2005 14:08

Re: Instalação de disco SATA - Ajuda

Mensagempor santalico » Sexta Nov 11, 2005 17:57

RGV Escreveu:Boas,

Estou a instalar um disco novo SATA, que será o principal passando o disco actual (PATA) para auxiliar. Ora este novo disco não trazia nem manual, nem qq software, e como eu não percebo quase nada disto resolvi abrir este tópico e esperar q me vão ajudando.

1ª Dúvida - O disco tem ligação para a corrente via SATA (não deve ser assim q se diz mas devem perceber) e a igual ao dos outros discos. Qual é q devo usar? (tenho tomadas para ambas)

2ª Dúvida - Li algures neste forúm q nos discos SATA não necesitavamos de definir se era master ou slave. Uma vez que o disco tem na mesma o jumper, devo retirá-lo ou é indiferente a sua posição?

para isntalar o disco basta ligares a alimentaçao(propria p/ Sata) ao disco e o cabo sata ao teu controlador / board. kt e kestoes de master ou slave.. o meu n veio com kualker tipo de jumpers e smp k ligo o disco jutntamente com o IDE, o IDE k fika como master.. msm k este esteja em slave =\

cumps
santalico
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Fev 16, 2005 22:32

Mensagempor xmidt » Sexta Nov 11, 2005 22:00

santalico: claro k fika como master o IDE.. n podes ter 1 IDE stand alone a slave... mas isso n afeta nada o arranke nem nada por isso n te da problemas certo??

cumps
Intel E2180 @ 2500Mhz 1.3V :: Gigabyte GA-P31-DS3L :: Corsair 675 @ 806 4-4-4-12 @ 2.0V
Connect3D 3850 512MB :: LC Power SG 550W Green :: Coolermaster Elite 331
Seagate 500GB + WD 640GB:: Asus VW222S :: Creative 5.1 P580
xmidt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Jul 17, 2005 2:38

Mensagempor RGV » Sexta Nov 11, 2005 22:14

Boas de novo,

Aparentemente o disco está instalado, e foi feita a imagem do disco antigo no novo através do Data Lifeguard da Western Digital que retirei do site.

Agora surge o problema, qd faço o arranque no site diz-me para gravar os drivers SATA da motherboard (GIGABYTE K8NF-9 NFORCE4X PCIe SOCKET 939), q já retirei da net, numa disquete e no arranque carregar em F6 para carregar os drivers da disquete.

Problema: NÃO TENHO DRIVE DE DISKETES.

Não há possibilidade de fazzer isto através de uma pen, ou de um cd? Eu já tentei, mas não consegui...

E não fazendo nada, o disco não arranca...

Será q alguém me consegue ajudar? Já me estou a passar com isto :cry:
RGV
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor santalico » Sábado Nov 12, 2005 0:00

xmidt Escreveu:santalico: claro k fika como master o IDE.. n podes ter 1 IDE stand alone a slave... mas isso n afeta nada o arranke nem nada por isso n te da problemas certo??

cumps

e assim.. uso apenas um sata. mas as vezes se usar o meu disco antigo IDE do tipo big pen, seja a maneira de k o ligo, arranca smp com o IDE e n com o sata.. claro k n experimentei sem o SO no IDE.. mas e estranho.. agr n tenh a certeza, mas em slave ou ligava na msm co IDE ou n oreconhecia e passava logo po SATA. concluo k os discos SATA fikam smp como slave em relaçao aos IDE? =\

-----

penso k teras msm d arranjar um drive de diskettes
visto k apenas alguma boards ja teem o controlador intergrado, o k n parece ser o caso da tua..

cumps
santalico
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor santalico » Sábado Nov 12, 2005 0:01

xmidt Escreveu:santalico: claro k fika como master o IDE.. n podes ter 1 IDE stand alone a slave... mas isso n afeta nada o arranke nem nada por isso n te da problemas certo??

cumps

e assim.. uso apenas um sata. mas as vezes se usar o meu disco antigo IDE do tipo big pen, seja a maneira de k o ligo, arranca smp com o IDE e n com o sata.. claro k n experimentei sem o SO no IDE.. mas e estranho.. agr n tenh a certeza, mas em slave ou ligava na msm co IDE ou n oreconhecia e passava logo po SATA. concluo k os discos SATA fikam smp como slave em relaçao aos IDE? =\

-----

penso k teras msm d arranjar um drive de diskettes
visto k apenas alguma boards ja teem o controlador intergrado, o k n parece ser o caso da tua..

cumps
santalico
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor RGV » Domingo Nov 13, 2005 11:11

A saga continua... :(

Agora já consigo vêr o conteudo do novo disco no windows (arrancando pelo antigo), não consigo é arrancar com ele.

Será q continuo a ter q instalar os controladores no arranque? Ou o facto de já reconhecer o disco no windows, significa q a minha board já tem os controladores SATA e o problema é de configuração da BIOS?

Obrigado pelas ajudas.
RGV
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor marasmo » Domingo Nov 13, 2005 13:30

Em primeiro lugar, qual é a tua board?
Em segundo já que arrancas com o disco antigo vai à internet ver se existem drives actualizados na tua board p/os discos SATA é que algumas boards convém actualizar a flash da board p/aceitar os discos SATA.

Já que não tens drive de disquetes faz a actualização via internet pelo windows.

Cumps
marasmo
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Abr 30, 2005 2:42

Mensagempor RGV » Domingo Nov 13, 2005 19:56

Obrigado pela ajuda "marasmo".

Fiz a actualização da bios pela net e já consegui arrancar com o disco novo. Ainda há umas pequenas arestas a limar, mas pelo menos já consigo trabalhar com o disco novo.

Já agora deixo aqui a lista dessas "arestas", pode ser q alguém saiba como resolver.

1) Isto misturou-me as letras todas das drives. Tenho a 1º partição do disco novo como C. Depois no meio, a seguir às drives de CD/DVD, tenho as duas partições do antigo e só no fim a 2ª partição do novo. Alguém conhece uma forma de mudar as letras, sem formatar o disco?

2) O ecran azul do "Welcome" qd entra no windows, demora muito mais do q com o disco velho.

3) Quando inicia o windows aparece uma janela de erro com a seguinte mensagem: "q06: qttask.exe - No Disk - There is no disk in the drive: Please insert a disk into drive\device\Harddisk2\DR6".

Cumprimentos,
Rui
RGV
Aprendiz
Aprendiz

Voltar para Discos Rígidos

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante