formatar um disco....nunca preciso de ajuda

Discos rígidos e tudo o mais que seja armazenamento...

Moderadores: Administradores, Moderadores

formatar um disco....nunca preciso de ajuda

Mensagempor sandrorv » Domingo Jan 08, 2006 13:27

amigos é o seguinte epá eu tenho dois discos no meu pc 1 de 40GB outro de 20GB só que cai no erro de instalar o linux caixa magica no de 20GB e agora eu quero formata-lo para utiliza-lo normalmente parta armazenar dados e nao consigo formata-lo, tewnho medo de começar paqui a fazer experiencias e depois lixo o disco!!

Pensei em fazer o seguinte reeniciar o pc por o cd do windos xp entrar para o menu e formatar o disco quando acabar de formatar reeniciar o pc e retirar o cd, será que posso fazer assim?!?!? ou existe outra maneira de o fazer?!?! a minha outra duvida é que se ao fazer isso o pc assume que é para uma instalação do windows e começeça-me a instalar o windows mal acabe de formatar, amigos preciso de ajuda o que faço nesta situação como formato o disco sem utilizar estas mariscadas?!?!?

Cumprimentos
sandrorv
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Set 22, 2005 21:17

Mensagempor ][SPIKE][ » Domingo Jan 08, 2006 15:20

podes arrancar com o cd do windows -> eliminares as partições do linux -> criar uma nova partição. e pronto, reinicias e depois de o windows iniciar formatas a dita partição.

podes tambem usar um programa do estilo do partition magic, tambem te fará isso sem complicações, mas a 1º forma que te expliquei funciona sem problemas :wink:
][SPIKE][
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Out 03, 2004 11:15

Mensagempor sandrorv » Domingo Jan 08, 2006 16:26

spike, pois até ai concordo ctg mas existe um problema é que quando eu fiz isso arranquei atraves do cd xp foi para o setup e depois ´só aparecia lá uma partição a partição que se encontra o meu windows xp do disco de 40GB e nao apareceu la nada do outro disco. é que ja me começo a fartar desta porcaria do linux instalei isto a pensar que seria porreiro nao achei grande espingarda e agora quero formata-lo para utiliza-lo normalmente(disco de 20GB) e nao consigo. preciso mesmo de ajuda urgente pá!!!! se me soubeces diser algum tuturial ou até mesmo tu se me pudesses explicar como me desenrrasco daqui agradecia.
sandrorv
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor ][SPIKE][ » Domingo Jan 08, 2006 16:52

sendo assim usa o partition magic, é bastante simples de usar e resolve-te esse problema :wink:

quanto ao linux, não fales mal dele sem sequer o conheceres, mas isso já é conversa para outro tópico
][SPIKE][
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Goldman69m » Domingo Jan 08, 2006 16:54

Faz como o Spike disse usa o partion magic.
E6400 @ Scythe Infinity
Lc Power 550w Green Power
P5b Deluxe
Western 250gb Sata II
Gecube X1950Pro @ Accelero X2
2 Gb Team Elite Ddr2 800
Goldman69m
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Set 24, 2005 19:53

Mensagempor ][SPIKE][ » Domingo Jan 08, 2006 17:04

atenção: por vezes, após usar um disco com um sistema linux o disco tem de ser completamente apagado para se poder usar num sistema windows de novo, por vezes nem o partition magic resolve a situação embora isto seja raro, mas se for o caso usa o active kill disk para o apagar, podes fazer o download da versão free aqui: http://www.killdisk.com/downloadfree.htm
][SPIKE][
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor sandrorv » Domingo Jan 08, 2006 18:08

obrigadão amigos vou ja fazer isto que me disseram depois volto cá para diser como correu.

Offtopic: nao é falar mal no sentido de nao saber mexer com ele pk até te digo que é um grande OS é só pelo facto de nao estár em "sintonia" com estas coisas de fomatar discos com LINUX.

Cumprimentos
sandrorv
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor xmidt » Domingo Jan 08, 2006 18:13

mas tu nao tens o win XP no disco de 40? basta acederes ao disco de 20 carregar com o botao direito e por formatar... n custa nada e n tou a perceber para ke tanta confusao :?

cumps
Intel E2180 @ 2500Mhz 1.3V :: Gigabyte GA-P31-DS3L :: Corsair 675 @ 806 4-4-4-12 @ 2.0V
Connect3D 3850 512MB :: LC Power SG 550W Green :: Coolermaster Elite 331
Seagate 500GB + WD 640GB:: Asus VW222S :: Creative 5.1 P580
xmidt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Jul 17, 2005 2:38

Mensagempor devil_angel » Domingo Jan 08, 2006 19:39

Pois, tou como o xmidt.... Não tou a ver o problema....

Já agora, n percebi o topico... Nunca precisas de ajuda?? :?:
Todos os erros k penses k estás a ler neste post foram colocados de proposito!
devil_angel
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Jul 12, 2005 11:42

Mensagempor ][SPIKE][ » Domingo Jan 08, 2006 22:00

xmidt Escreveu:mas tu nao tens o win XP no disco de 40? basta acederes ao disco de 20 carregar com o botao direito e por formatar... n custa nada e n tou a perceber para ke tanta confusao :?

cumps

ao contrário do linux que são visíveis as partições do windows, o mesmo não se verifica ao contrário, daí ser preciso instalar um programa como o partition magic para poder eliminar as partições do linux e criar uma nova para o windows, depois da mesma criada, aí sim podes aceder ao disco carregar com o botão direito e dares-lhe o formato pretendido para a usares no windows
][SPIKE][
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor xmidt » Domingo Jan 08, 2006 22:54

nunca tive esse problema... via perfeitamente a particao do linux no windows.. agora ja n tenhu linux mas knd tinha nunca tive esse problema

cumps
Intel E2180 @ 2500Mhz 1.3V :: Gigabyte GA-P31-DS3L :: Corsair 675 @ 806 4-4-4-12 @ 2.0V
Connect3D 3850 512MB :: LC Power SG 550W Green :: Coolermaster Elite 331
Seagate 500GB + WD 640GB:: Asus VW222S :: Creative 5.1 P580
xmidt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Jul 17, 2005 2:38

Mensagempor lmoalves » Segunda Jan 09, 2006 1:15

O SO WIndows pode ler dados Ext2 do linux por exemplo se instalar um softwarezito que compactabiliza os dois sistemas. http://uranus.it.swin.edu.au/~jn/linux/ext2ifs.htm.

No entanto para instalar o xp no disco de 20g precisas de colocar-lo com como partição de FAT32 ou NTFS, se o colocares em NTFS não podes reverter em FAT32.
Mas o NTFS é mais rápido e mais seguro.
O FAT32 é compativel com o linux, pois o linux pode ler e escrever, enquanto com o NTFS o linux não pode escrever e por vezes nem ler, depende da distribuição (Kernel) (isto se decidires instalar no futuro o linux novamente).

o que podes fazer é utilizares o comando fdisk (apaga ou cria parições) apartir de uma disquete de arranque DOS, do windows.

lmoalves
"how fortunate the man with none"
DCD
lmoalves
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Dez 19, 2005 21:24

Mensagempor sandrorv » Segunda Jan 09, 2006 15:10

é exactemnte isso k me acontece no ambiente das windows nao reconhçe o disco do linux, mas preonto enfim aquilo por defeito cirou 3 partiçoes agora é apagalas utilizando o fdisk, agora aconselham-me a usar o partition magic ou o fdisk kaual dele é mais seguro?!?! ou tanto um como outro é seguro?!?!?

Cumprimentos
sandrorv
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor lmoalves » Segunda Jan 09, 2006 17:08

Primeiro não me responsabilizo por qq dano que possa acontecer ao sistema e disco duro.

Segundo:

O fdisk costuma ser bastante directo, vê as opções que dá, PENSA, escolhe digita e executa. Usualmente, (nunca se deve excluir casos em que não nos deparamos anteriormente) todas as alterações que executares podem ser revertidas.

Aqui estão uns sites que te podem ilucidar. Caso tenhas mais dúvidas faz uma pesquiza no Google.pt ou answers.com:

http://www.infowester.com/tutfdisk.php
http://pcguia.xl.pt/pcg/0202/projectos/a01-00-00.shtml

P.S. PArtition magic só o utilizei uma vez e foi já à uns 3 anos e na altura era uma das melhores ferramentas comerciais penso que agora será ainda mais user-friendly ;)

No fundo se não estiveres muito à vontade com a linha de comandos DOS o melhor será mesmo sacares o partition magic, o trial version que te dará 30 dias de utilização penso eu.
desinstalares mais tarde o mesmo.

Fica

[/url][url][/url]

lmoalves
"how fortunate the man with none"
DCD
lmoalves
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Dez 19, 2005 21:24

Mensagempor sandrorv » Segunda Jan 09, 2006 21:18

amigos é o seguinte pedia agora ao mais intendidos no linux que me ajudassdem eu consegui fazer aquela coisa toda do fdisk e tal instalei o windows xp no disco de 20GB e pronto ta fino mas gora o probelma é outro é o seguinte vou tentar ser o mais explicito possivel:

Quando instalei o linux caixa magica ele detectou que havia um outro disco com outro sistema operativo e perguntou se eu queria instalar um programa que se chama Grub Stage 1.5 que serve para que quando inicio o pc ele possa ter como opção escolher ou o linux ou o windows, até ai tudo bem ele instalou tudo eu disse que sim pois estava la escrito que era recomendado entretanto agora quando inicio o meu pc o disco de 40 GB supostamente nao arranca e aparece uma msg a diser GRUB LODING..... e na linha abixo diz ERROR 17 e nao sai dai, eu entrei no windows atraves do disco de 20GB e fui ao procurar a ver se estava alguma coisa a diser grub e nao estava la nada agora pergunto como posso entrar no windows do disco de 40GB sem ter que o formatar visto que nao nao arranca pois diz-me esta msg..... é urgente preciso da vossa ajuda.

Cumprimentos e obrigadão pelas ajudas todas

amigos eu vi isto ja nao me lembro onde
1. Arranca c/ o cd do xp e vai à recovery console.
2. escreve fixmbr (para remover o grub).
3. escreve shutdown -r (isto reinicia o pc).
4. retira o cd do xp.

será que isto serve para apagar o grub?!?!?!? já agora como faço para ir á recovery console?!?! isto é o que?!?!
sandrorv
Aprendiz
Aprendiz

Próximo

Voltar para Discos Rígidos

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante