Erro ao carregar Windows (disco sata)

Discos rígidos e tudo o mais que seja armazenamento...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Erro ao carregar Windows (disco sata)

Mensagempor Genius » Quinta Jul 06, 2006 9:48

Boas, na minha board tenho 5 conectores sata, sendo 1 deles independente. Acontece que se ligar o disco sata ao controlador independente dá o erro em título (erro ao carregar windows...) e nao consigo correr o windows. Experimentei formatar o pc com o disco ligado a esse controlador e nao detecta o disco. Já flashei a bios da board para uma mais recente e mais uma vez nada. Se alguem tiver uma ideia do que pode ser, por favor que se acuse :) !

Cumps
Q6600 G0 3.8Ghz, Asus Blitz Formula, 2x1gb Gskill Hk ddr2 @960 4-4-3-5, EN8600GTS
Imagem
Genius
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Set 13, 2005 17:58

Mensagempor d@vidream » Quinta Jul 06, 2006 11:02

Boas!
Imagem
Antes de mais convem saber se ele é detectado na Bios,e se as opções relativas ao SATA estão correctamente activadas(RAID e assim)depois caso seja detectado na Bios,poderá ser problema ao instalar o S.O(possivelmente na instalação do driver SATA logo no inicio)
se não for detectado(como a Bios está actualizada)será talvez do encaixe SATA k tem problemas...

NOTA:(algumas especificações retiradas do site da ASUS

"Intel® ICH7R South Bridge:
*1 x UltraDMA 100/66/33
*4 x Serial ATA 3.0Gb/s com tecnologia Intel® Matrix Storage e suporte para RAID 0, 1, 5, 10

Controladora Marvell® 88SE6141 SATA/ATA
*4 x Serial ATA 3.0Gb/s
(Nota: o conector SATA_RAID4 e porta SATA externa não podem ser usadas simultaneamente)
*1 x External Serial ATA 3.0Gb/s
*1 x UltraDMA 133/100/66 "

Vê tb aqui:
http://vip.asus.com/forum/default.aspx?SLanguage=en-us

Cumps
PSU Be-Quit Dark powa 600w
CPU Q6600
MOBO ASUS P5k-E WiFi
RAM 4Gb Kingston HyperX
VGA Gigabyte 8800GT
HDD SEAGATE 320Gb S.P
SOM Audigy 2 ZS
DVD-RW BENQ 1620
All packed in CM STACKER830
d@vidream
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Abr 28, 2005 16:56

Mensagempor Genius » Quinta Jul 06, 2006 13:14

d@vidream Escreveu:Antes de mais convem saber se ele é detectado na Bios,e se as opções relativas ao SATA estão correctamente activadas(RAID e assim)depois caso seja detectado na Bios,poderá ser problema ao instalar o S.O(possivelmente na instalação do driver SATA logo no inicio)
se não for detectado(como a Bios está actualizada)será talvez do encaixe SATA k tem problemas...

Sim, no bios é detectado o disco e no arranque também, apenas na "fase final" de carregar o S.O. a que dá erro. Anteriormente tinha uma instalação do windows no disco e ao mudar o cabo sata de controlador ele fazia o boot normalmente daí eu achar que se calhar deve ser problema do encaixe.

Cumps
Q6600 G0 3.8Ghz, Asus Blitz Formula, 2x1gb Gskill Hk ddr2 @960 4-4-3-5, EN8600GTS
Imagem
Genius
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor d@vidream » Quinta Jul 06, 2006 13:22

Sim,se o disco funcionar bem nos outros encaixes estará descoberto o problema :wink:

Cumps
PSU Be-Quit Dark powa 600w
CPU Q6600
MOBO ASUS P5k-E WiFi
RAM 4Gb Kingston HyperX
VGA Gigabyte 8800GT
HDD SEAGATE 320Gb S.P
SOM Audigy 2 ZS
DVD-RW BENQ 1620
All packed in CM STACKER830
d@vidream
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Abr 28, 2005 16:56

Mensagempor Genius » Quinta Jul 06, 2006 13:31

Bem ainda vou testar mais um bocado mas se isto não se resolver vai ser rma com ela!
Imagem
Genius
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor scoobys » Quinta Jul 06, 2006 14:56

Também me aconteceu um problema semelhante numa workstation hp, embora não me desse erro nenhum!
Assim que o computador iniciava e começava a aparecer o ecrã de "LOADING" do windows, o pc reiniciava sem razão aparente!
Depois de alterada uma configuração na bios (que não me lembro qual) , o problema ficou resolvido!
Não Tenho assinatura... ;)
scoobys
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Jun 29, 2005 15:03

Mensagempor alr_tech » Quinta Jul 06, 2006 22:45

boas

a tua board tem duas controladoras..
uma do chipset e outra embutida e com mais funcionalidades...
cada uma delas tem o seus drivers próprios...

como o máquina só se vai quando os disco fica em sistema protegido isso significa que o driver que é activado não é o correcto...
o windows é muito esquisito com isso.... (por defeito, o driver que fôr usado na instalação será aquele que será sempre usado, a menos que o desinstales ou instales outro. o mesmo se passa com os drivers do chipset..)

por isso é que quando o pessoal muda um disco de uma máquina para outra, as coisas custumam dar barraca...

a menos que me digas que isso já funcionou... nessa situação poderá mesmo ser cedência do material...

8)
um abraço
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor Genius » Sexta Jul 07, 2006 8:42

Pois, já funcionou....
Imagem
Genius
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor alr_tech » Sexta Jul 07, 2006 15:10

boas

em resumo

a bios detecta...
verifica qualquer parâmetro de raid que esteja activo... :?

o windows só detecta o disco se tiver o driver correcto...
em algumas máquinas a mudança de bios obriga a instalar drivers novos...

hum...
pelos vistos a porta sata 4 e a externa não podem ser usadas simultâneamente...
verifica se existe algum parametro na bios a controlar isso..

se tiveres outro disco sata experimenta...
verifica os conectores sata para ver se algum deles se nota alguma deficiência...

podes é levar a máquina á loja onde compraste as coisas, para eles validarem as coisas... tem lá mais material do que tu... e podem fazer testes mais concretos...

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Mensagempor PsicoPete » Sexta Jul 07, 2006 15:53

Genius Escreveu:Pois, já funcionou....

Já funcionou exactamente nas mesmas condições em que está agora?
Se sim então é problema da porta S-ATA, se não descreve a mudança que aconteceu de uma vez para a outra que o problema está aí certamente.

Genius Escreveu:Sim, no bios é detectado o disco e no arranque também, apenas na "fase final" de carregar o S.O. a que dá erro. Anteriormente tinha uma instalação do windows no disco e ao mudar o cabo sata de controlador ele fazia o boot normalmente daí eu achar que se calhar deve ser problema do encaixe.

O problema aqui penso que seja mesmo o que o alr_tech disse, ou seja, tu conseguias trocar o cabo S-ATA nas várias portas que tinhas porque ligavas sempre nas 4 portas controladas pelo southbridge ICH7R (ou fui eu que percebi mal? Se percebi mal ignora este comentário.). Quando tentaste mudar para as portas controladas pela Marvell® 88SE6141 deu erro porque não tinhas os drivers deste controlador instalados no SO.
Quase de certeza que se conseguires instalar esses drivers não vais ter mais problemas.

Cumps
Imagem
"Some men see things as they are and say why - I dream things that never were and say why not." - George Bernard Shaw
PsicoPete
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Ago 14, 2004 12:22

Mensagempor alr_tech » Sexta Jul 07, 2006 16:22

boas

e mesmo que tivesse, podia não dar...
a MS por questões de performance mudou o processo de detecção dos devices....
durante o arranque o sistema, deixou de validar se os driver de boot estão correctos... logo arranca com aqueles que se encontra definidos para cada device....

só detecta o PNP depois dos sistema estar activo e antes de activar a camada gráfica.... (não a placa gráfica, os drivers dessa são logo lidos durante o boot)

por isso, necessitamos da resposta...
existe ou não algum parâmetro na bios...
verifica bém no site o processo do uso das várias portas SATA da tua board...

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Mensagempor Genius » Sexta Jul 07, 2006 16:41

Boas,
alr_tech Escreveu:se tiveres outro disco sata experimenta...
verifica os conectores sata para ver se algum deles se nota alguma deficiência...

Sim, já experimentei com outro cabo sata e com outro disco (sendo este disco novo, tirei-o da caixa) e também nao detectou. Quando estou na parte de formatar e instalar o sistema operativo diz que nao detecta nenhum disco. Nem sequer consigo fazer a partição para instalar.

PsicoPete Escreveu:Já funcionou exactamente nas mesmas condições em que está agora?

Sim, funcionou exactamente nas mesmas condições daí a minha opiniao ser de que o controlador está estragado.

PsicoPete Escreveu:O problema aqui penso que seja mesmo o que o alr_tech disse, ou seja, tu conseguias trocar o cabo S-ATA nas várias portas que tinhas porque ligavas sempre nas 4 portas controladas pelo southbridge ICH7R (ou fui eu que percebi mal? Se percebi mal ignora este comentário.). Quando tentaste mudar para as portas controladas pela Marvell® 88SE6141 deu erro porque não tinhas os drivers deste controlador instalados no SO.

Não. eu trocava o cabo sata pelas 4 portas controladas pelo southbridge e pela porta controlada pelo Marvell® 88SE6141.

Cumps e obrigado pela ideias :wink:
Imagem
Genius
Membro de Prata
Membro de Prata

Voltar para Discos Rígidos

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante