Estou com algumas dúvidas relativamente ao valor a definir para o “Strip”. No guia do Intel® Application Accelerator RAID Edition as descrições para os tamanhos são as seguintes:
4KB For specialized usage models requiring 4KB strips
8KB For specialized usage models requiring 8KB strips
16KB Best for sequential transfers
32KB Good for sequential transfers
64KB Good general purpose strip size
128KB Best performance for most desktops and workstations
No guia é ainda referido que a melhor opção e recomendada para a maior parte dos utilizadores é a de 128KB, mas que o tamanho deve ser definido de acordo com a utilização do PC.
Eu pretendo utilizar o PC para um uso, digá-mos, normal. Ou seja, processamento de texto, trabalhos gráficos pouco pesados, armazenar e ver filmes/fotos, armazenar e ouvir musicas, jogos actuais, mas nada de edições pesadas de vídeo, áudio ou imagem.
Primeira questão:
Qual o tamanho do “Strip” que aconselham de maneira que eu obtenha um excelente desempenho?
Segunda questão:
Qual a desvantagem de escolher um tamanho muito grande e qual a vantagem de escolher um muito pequeno?
Terceira questão:
Isto de escolher o tamanho do Stripping é o mesmo que definir o tamanho dos clusters numa partição? Se não, então o que é? Se sim, então será que posso utilizar sem problemas o tamanho de 128KB para a partição NTFS (512bytes-64KB) e será que ao formatar a partição RAID essa informação não é sobreposta pela do comando Format (4KB)?
Aguardo as vossas sábias opiniões. Cumprimentos.