RAID 0 vale a pena?

Discos rígidos e tudo o mais que seja armazenamento...

Moderadores: Administradores, Moderadores

RAID 0 vale a pena?

Mensagempor t-o-r-r-e-s » Quinta Nov 16, 2006 14:31

Olá pessoal

A minha duvida é, se vale a pena mesmo ter raid 0 ou seja dois discos Western Digital 250 GB SATA2 8Mb cache (na altura nao havia os de 16)

Alguem aqui que tenha passado de um sistema normal para um em raid 0 o que notou? A diferença é assim tão grande que valha a pena?

Tambem penso isto no caso de valer a pena usar raid 0, comprar 2 discos WD 160GB Sata2 16mb cache em x dos meus actuais 250 e 8mb, ficando assim os meus de 250Gb para guardar informaçao importante e os de 160Gb para SO. ou será que a cache para raid0 nao ira ser assim muito importante?

resumindo e se passar pa raid 0 as soluçoes seriam:

1- 2x WD 250GB 8MB em raid 0 + 1 disco para guardar meus docs.

2- 2x WD 160GB 16MB em raid 0 + os meus 2 discos 250GB para guardar meus docs.

Qual seria melhor opção? 1 ou 2.

Desde ja obrigado
Filipe L.
t-o-r-r-e-s
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Dez 30, 2005 17:22

Mensagempor Fresh_fruit » Quinta Nov 16, 2006 14:51

Eu desde que foi possivel que uso e recomendo sempre RAID 0 em Striping .

As diferenças sao notáveis , basicamente estás a duplicar a largura de banda de escrita nos discos.
Pois os dados serao divididos por canais independentes mas que se irao juntar no destino.

O desempenho de velocidade de escrita nao será o dobro ... mas aumenta consideravelmente.

Quanto á soluçao que apresentas ... Eu escolhia a primeira.

2x250 em Raid ( a cache nao faz mta diferença) e 1 disco suplementar para os Documentos mais importantes ( a meu ver dispensável com o uso de backups em DVD )

De referir que a fiabilidade de um sistema Raid é igual á de um convencional ... o risco de perder dados é o mesmo.

Se tiveres de recuperar dados, existem softwares que o fazem em raid.

Ps : Tou a falar de RAID feito por Hardware ... por Software nem pensar.

Cumps
Board Intel Workstation S5000XVN
2 x Processador Intel Xeon Dual Core 5160 8MB@6Ghz
4 x 2GB Memoria HP DDR2 667 C/ ECC REG
PNY Nvidia Quadro FX 4600 PCIE 768 MB GDDR3
2 x 300GB 15000 Rpm SAS 3.5 SP - Raid 0
Monitor TFT HP 24" LP2465
Fresh_fruit
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Abr 26, 2005 15:29

Mensagempor Subversiveagent » Quinta Nov 16, 2006 15:34

Fresh_fruit Escreveu:De referir que a fiabilidade de um sistema Raid é igual á de um convencional ... o risco de perder dados é o mesmo.

Concordo com tudo menos com isto, do ponto de vista hardware. Quanto mais componentes metes num sistema, maior a probabilidade que um deles se avarie. Não por questões de interacção entre si, apenas por haver mais componentes que podem avariar.

A não ser que estejas a referir-te ao RAID trabalhar "depressa demais" ou algo assim, e haver perda de dados por isso. Aí tens razão, é tão fiável como ter um disco só.
"Há nos confins da Ibéria um povo que nem se governa nem se deixa governar"
Gaius Julius Caesar
Subversiveagent
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Nov 06, 2003 11:10

Mensagempor bartotaveira » Quinta Nov 16, 2006 15:41

Fresh_fruit Escreveu:De referir que a fiabilidade de um sistema Raid é igual á de um convencional ... o risco de perder dados é o mesmo.

Não é bem assim, em raid 0 tens sempre o dobro da possibilidade de perder dados, porque são 2 discos.
Mas nada de especial, imagina que com 1 disco tens 0,1% de probabilidade de avariar, com dois tens 0,2%. (atenção que estes números são só um exemplo, eu não sei qual a probabilidade de um disco avariar! :) )

Eu tenho 2x WD 250GB 16MB em raid 0 e noto bem as diferenças, por exemplo a gravar ou ler ficheiros grandes (200MB) no Photoshop, em loads de jogos, etc...

Fiquem bem.
-3rSystem R900
-Seasonic S12-600W
-Asus P5W DH Deluxe
-Core 2 Duo E6700 - Scythe Ninja Plus
-G-Skill HK 6400 4X1GB
-2 x WD 250GB 16MB @ raid 0
-Seagate 500GB 32MB
-SAPPHIRE X1950XTX 512MB GDDR4 - Samsung 226BW
-X-Fi XtremeMusic - Logitech Z-5500
bartotaveira
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Mar 25, 2004 23:26

Mensagempor Fresh_fruit » Quinta Nov 16, 2006 15:45

Subversiveagent Escreveu:

Concordo com tudo menos com isto, do ponto de vista hardware. Quanto mais componentes metes num sistema, maior a probabilidade que um deles se avarie. Não por questões de interacção entre si, apenas por haver mais componentes que podem avariar.

A não ser que estejas a referir-te ao RAID trabalhar "depressa demais" ou algo assim, e haver perda de dados por isso. Aí tens razão, é tão fiável como ter um disco só.

Exacto era a isso que me estava a referir ... existe um "mito" que já ouvi várias vezes que diz que o Raid corrompe dados dada á velocidade de escrita o que nao é correcto.

Quanto ao risco de avaria , é igual ou pode ser ligeiramente superior visto que estámos a usar constantemente 2 discos , e no caso de estarem separados o 2º disco tem mais descanso.

Mas quem é que já usou um disco até ao seu final de vida util ?

As avarias surgem por outros motivos , que tanto acontecem com ou sem Raid., sao derivadas a defeitos de fabrico, cortes de corrente etc...

Fazendo bem as contas ... (na minha opiniao) o Raid compensa bastante !

Mas é tudo uma questao de exprimentar , testar .. se nao gostar desfaz-se eheh
Fresh_fruit
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Fresh_fruit » Quinta Nov 16, 2006 15:49

bartotaveira Escreveu:

Não é bem assim, em raid 0 tens sempre o dobro da possibilidade de perder dados, porque são 2 discos.
Mas nada de especial, imagina que com 1 disco tens 0,1% de probabilidade de avariar, com dois tens 0,2%. (atenção que estes números são só um exemplo, eu não sei qual a probabilidade de um disco avariar! :) )

Eu tenho 2x WD 250GB 16MB em raid 0 e noto bem as diferenças, por exemplo a gravar ou ler ficheiros grandes (200MB) no Photoshop, em loads de jogos, etc...

Fiquem bem.

Mas tás a comparar um sistema RAID com um sistema de disco unico ...
A comparar temos de ter o mesmo sistema mas sem agregation,.

Ou seja se tiveres os mesmos 2x 250 GB separados o risco é o mesmo ...
se cada um tiver "0.1" de probabilidades de avariar vai dar os teus 0.2 na mesma.
Fresh_fruit
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor bartotaveira » Quinta Nov 16, 2006 15:56

Fresh_fruit Escreveu:
bartotaveira Escreveu:

Fiquem bem.

Mas tás a comparar um sistema RAID com um sistema de disco unico ...

se cada um tiver "0.1" de probabilidades de avariar vai dar os teus 0.2 na mesma.

A minha ideia não é essa, parti do princípio que num sistema em raid 0, se avariar um disco perdes toda a informação, enquanto que num sistema sem raid se avaria um disco perdes a informação nesse disco só.

Fiquem bem.
-3rSystem R900
-Seasonic S12-600W
-Asus P5W DH Deluxe
-Core 2 Duo E6700 - Scythe Ninja Plus
-G-Skill HK 6400 4X1GB
-2 x WD 250GB 16MB @ raid 0
-Seagate 500GB 32MB
-SAPPHIRE X1950XTX 512MB GDDR4 - Samsung 226BW
-X-Fi XtremeMusic - Logitech Z-5500
bartotaveira
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Mar 25, 2004 23:26

Mensagempor Subversiveagent » Quinta Nov 16, 2006 16:03

Fresh_fruit Escreveu:Mas tás a comparar um sistema RAID com um sistema de disco unico ...

É a benesse e a maldição do Raid0... dois discos em RAID0 trabalham mais depressa, mas se um dá o berro é como se dessem os dois (em termos da informação contida no disco saudável, não em termos do disco saudável em si)
Gaius Julius Caesar
Subversiveagent
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor t-o-r-r-e-s » Quinta Nov 16, 2006 18:19

Ok, se um disco berrar a informação do outro nao da para recuperar ok, isso ja sabia, formata se o que esta bom e siga, o que gostava de saber era mesmo o desempenho, ja vi que segundo vcs vale a pena, entao deverei por estes 2 que tenho em raid e comprar um outro, talvez um WD 320GB 16Mb para os meus docs.

Desde ja tks
Filipe L.
t-o-r-r-e-s
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Dez 30, 2005 17:22

Mensagempor Subversiveagent » Quinta Nov 16, 2006 18:24

Sim, penso que é a solução ideal... Esses dois para trabalhar e o outro para armazenar informação importante.
Gaius Julius Caesar
Subversiveagent
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Gs » Quinta Nov 16, 2006 21:21

t-o-r-r-e-s Escreveu:Ok, se um disco berrar a informação do outro nao da para recuperar ok, isso ja sabia, formata se o que esta bom e siga, o que gostava de saber era mesmo o desempenho, ja vi que segundo vcs vale a pena, entao deverei por estes 2 que tenho em raid e comprar um outro, talvez um WD 320GB 16Mb para os meus docs.

Desde ja tks
Filipe L.

convem é serem discos iguais, mesmo modelo , cache, etc.

Tb tenho RAID0 e a diferença é bem grande em relação a 1 só disco, tenho 2 WD de 160gb sata2. :wink:
Gs
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Mai 01, 2005 17:37

Voltar para Discos Rígidos

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante