WinXP + SATA II

Discos rígidos e tudo o mais que seja armazenamento...

Moderadores: Administradores, Moderadores

WinXP + SATA II

Mensagempor Zell » Quinta Nov 16, 2006 19:51

Boas.

À uns dias decidi passar o meu sistema operativo que se encontrava no disco Sata I para o meu novo disco, um sata II, após o fazer, reiniciei o pc e apareceu o menu de selecção de boot com duas instalações do windows xp para escolher, perfeitamente normal, ambas funcionavam. De seguida fui ao boot menu e meti o disco SATA II como o disco de boot e, estranhamente apareceu a mensagem para inserir "system boot disc", a minha duvida é: Como posso meter o disco SataII como boot principal de modo a poder remover a instalação antiga do windows xp em segurança e já agora, qual a melhor maneira de fazer esta remoção?

Cumps
Zell
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Jun 22, 2005 12:39

Mensagempor lost » Sexta Nov 24, 2006 23:08

Também gostava de saber...continuo com dual boot. Até agora ninguém soube responder. :(
Asus P5B // Intel E8400 // 2x1Gb TeamElite 667 // PowerColor HD 4580 // WD 250Gb SataII // WD 160Gb IDE // LC Power 550W Green
lost
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Dez 21, 2005 9:33

Mensagempor l2k » Sábado Nov 25, 2006 13:21

Como é que passaste o WIN de um disco para o outro? Fizeste um ghost?

Cumps.
Imagem
l2k
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Abr 08, 2006 12:48

Mensagempor xmidt » Sábado Nov 25, 2006 21:45

Tens que passar o ficheiro boot.ini que está no root do disco velho (C:\) para o novo
Intel E2180 @ 2500Mhz 1.3V :: Gigabyte GA-P31-DS3L :: Corsair 675 @ 806 4-4-4-12 @ 2.0V
Connect3D 3850 512MB :: LC Power SG 550W Green :: Coolermaster Elite 331
Seagate 500GB + WD 640GB:: Asus VW222S :: Creative 5.1 P580
xmidt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Jul 17, 2005 2:38

Mensagempor __Miguel_ » Sábado Nov 25, 2006 22:43

l2k Escreveu:Como é que passaste o WIN de um disco para o outro? Fizeste um ghost?

A minha pergunta, precisamente... Se foi só um simples "copy-paste", é impossível que consigas isso. Cada disco com uma instalação do Windows tem muita informação escondida, quem nem o "mostrar ficheiros e pastas ocultos" revela. Só software como o Norton Ghost (e outros que tais) consegue criar réplicas perfeitas de discos de sistema que consigam arrancar sem problemas.

Pessoalmente, ainda não precisei de utilizar o Ghost, mas o meu irmão já o fez, com resultados impressionantes: mudou de um disco SATA para um IDE (enquanto instalava o novo sistema operativo no disco SATA) e o sistema continuou a funcionar na perfeição.

O melhor que tens a fazer é limpar o disco SATA II e usar o Ghost para transferir uma imagem do disco de sistema para lá. Tens, inclusivé, a hipótese de redimensionar a partição, no caso de o novo disco ser maior que o antigo (mais pequeno também, mas tens de ter espaço livre no disco de origem, e há mais probabilidades de dar bronca).

Se precisares de ajuda com o Ghost, avisa, devemos conseguir ajudar.

Cumps.

Miguel
R3volution Escreveu:Está provado cientificamente que o user __Miguel_ é que consome mais área de ecrâ por cada post criado... :P

Enfim, está tudo dito... :P
[Coffe alert] quando virem um post meu. hehe
__Miguel_
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Jun 25, 2005 14:06

Mensagempor Zell » Quinta Nov 30, 2006 0:40

Boas.

Penso que utilizei a expressão errada :? Eu não "passei" o sistema operativo de um disco para outro, eu simplesmente voltei a instalar o windows XP no disco novo com a intenção de remover a instalação mais antiga de seguida.

Neste momento continuo com as duas instalações do windowsXP, e se, tentar fazer boot pelo novo disco recebo sempre a mensagem "Disk boot failure.Insert system disk and press enter". Apesar de haver uma instalação do XP nesse mesmo disco.

Se fizer ao contrário, iniciar o boot pela instalação que se encontra no disco antigo, aparece o menu de selecção de SO e qualquer uma das duas funciona até a que se encontra no novo disco mas que por sinal não a consigo utilizar para boot.

O que eu gostaria conseguir era, remover a instalação antiga do WinXP e meter o novo disco a fazer boot correctamente.

Cumps, thx in advance 8)
Zell
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Jun 22, 2005 12:39

Mensagempor __Miguel_ » Quinta Nov 30, 2006 8:44

Ok, então o problema é ligeiramente diferente. O que se passa é que o ficheiro de configuração de arranque do sistema operativo está no disco antigo (o tal boot.ini que o xmidt referia). O problema é que copiá-lo para o novo pode não chuegar, pode ser preciso modificá-lo para passar a identificar o novo disco como o primeiro e o antigo como segundo (ou ignorá-lo pura e simplesmente).

Infelizmente, nunca editei ficheiros boot.ini, por isso não te posso ajudar com essa operação. Alguém mais habilitado do que eu poderá ajudar-te, de certeza.

Cumps.

Miguel
R3volution Escreveu:Está provado cientificamente que o user __Miguel_ é que consome mais área de ecrâ por cada post criado... :P

Enfim, está tudo dito... :P
[Coffe alert] quando virem um post meu. hehe
__Miguel_
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Jun 25, 2005 14:06

Mensagempor l2k » Quinta Nov 30, 2006 12:26

Boas,

Experimenta fazer o seguinte:

-crias um ficheiro boot.ini. Deixo-te aqui um exemplo de um que já usei (o teu obviamente pode ser diferente):
Código: Seleccionar todos
[boot loader]
timeout=30
default=multi(0)disk(0)rdisk(1)partition(1)\WINDOWS
[operating systems]
multi(0)disk(0)rdisk(1)partition(1)\WINDOWS="Microsoft Windows XP Professional" /fastdetect /NoExecute=OptIn

-vais à pasta i386 que está no CD de instalação do Windows e copias de lá os ficheiros: NTDETECT.COM e NTLDR.

Copias este 2 ficheiros e o boot.ini para o disco. onde tens o Windows que queres por a funcionar, D:\ por exemplo, e experimenta arrancar por esse disco.

Cumps.
:wink:
Imagem
l2k
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Abr 08, 2006 12:48

Mensagempor Vtech » Quinta Nov 30, 2006 12:38

Mesmo que alteres o boot.ini não vai dar, porque depois o resgisto do Windows está a apontar tudo para D: possivélmente, C: é que não deve ser porque C: é o outro disco onde está o boot.ini.

Vais ter de instalar o windows outra vez, mas desta vez sem o disco antigo.
P35-Neo2FR | Q6700 | 4GB D2 800 | 8800GT |
Vtech
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 08, 2005 9:12

Voltar para Discos Rígidos

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante