Ligações de CDRW e DVD Rom com disco Sata

Discos rígidos e tudo o mais que seja armazenamento...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Ligações de CDRW e DVD Rom com disco Sata

Mensagempor sithdarklord » Domingo Jun 27, 2004 6:39

Boas, isto se calhar é uma pergunta parva, mas cá vai. Recentemente o meu velho WD de 20 Gb pifou e tive que comprar outro. Optei por um Seagate 80Gb Sata e não fui eu que o montei pois não tenho o Windows. Agora é assim, antes, tinha o disco ligado a 1 IDE da Board e o CDRW e DVD ligados ao outro IDE. Quando abri o pc para lhe montar ums fans luminosas, reparo que agora tenho ambos separadamente, ou seja, 1 para cada IDE. Tentei ligar só a 1 e não reconhecia o CDRW e tive ligar como estava. Agora o que quero saber é se posso-os ter ligados só a 1 IDE como tinha antes já que é menos 1 trambolho de 1 fio a ocupar espaço ou por ter disco Sata tenho que ter daquela maneira?? Há algum jumper que tenha que mover ou algo parecido??
CM Stacker/OCZ 800w/P5Q Deluxe/ Q6600@3600/4 GB GSKILL 8800/GTX 280/Samsung F1 320GB/X-FI Titanium Pro
sithdarklord
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Mai 08, 2004 1:35

Mensagempor alfa_murcielago » Segunda Jun 28, 2004 4:00

oi boas,sou novo aki no forum,mas espero k t possa ajudar,s foi alguem k t ligou o dvd e o gravador separarado fez bem,ganhas em termos d performance,mas s é espaço e fios é o problema ou compras uns cabos ide finos ou entao faz cm kerias,as drives opticas sao cm os discos rigidos tem la os jumper´s serve-t deles.um em master outro em slave. s nao funcionar um em master exprimentas o outro. :)
P4 2.8 1,5G ram 4scsi ibm 37G
xfx gf6800ultra refrigerado a nitro :)
alfa_murcielago
Novato
Novato

Registado: Segunda Jun 28, 2004 3:32

Mensagempor sithdarklord » Segunda Jun 28, 2004 8:14

Só se eles alteraram a posição do jumper pois antes estava tudo ok só com 1 fio. Não é que seja muito importante para mim, mas preferia (se não for muita) perder alguma performance mas ter só 1 cabo a ligar os 2 drives, já que agora estou numa de estética dentro do pc e ficava melhor.
CM Stacker/OCZ 800w/P5Q Deluxe/ Q6600@3600/4 GB GSKILL 8800/GTX 280/Samsung F1 320GB/X-FI Titanium Pro
sithdarklord
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor HidEaL » Segunda Jun 28, 2004 22:38

Coloca os dois dispositivos IDE no IDE1, sendo que um terá que estar em master e o outro em slave. Para além do mais, para que pudessem ligar correctamente um dispositivo IDE em cada canal, penso que teriam de por os jumpers de ambos em master... :roll: (tb podiam por em auto, mas isso já é discutivel...)

Cumps.
HidEaL
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Abr 14, 2004 10:05

Mensagempor [PT]CableGuy » Segunda Jun 28, 2004 23:39

Se me permitem...vou "deixar" a minha opinião. :wink:
As configurações dependem dos dispositivos que usarem e tambêm do uso que "lhes" dão.
Aqui ficam algumas dicas:

1 Disco e 0 CD-Roms:
Apesar de ser incomum , o melhor é usar o Disco no IDE1 como Master
e desactivar na BIOS o IDE2 para não “gastar” recursos do PC (neste caso IRQs).

1 Disco e 1 CD-Rom:
A melhor configuração é usar o Disco no IDE1 como Master e o CD-Rom no IDE2 também como Master.

2 Discos e 1 CD-Rom:
A configuração ideal é usar o disco mais rápido como Master no IDE1 e os outros dois dispositivos no IDE2….
um como Master (Disco) e o outro como Slave (CD-Rom).

1 Disco e 2 CD-Roms:
Neste caso , depende dos dispositivos que usarem…
Se ouver algum CD-RW a melhor configuração é coloca-lo em separado dos outros…
Caso sejam dois CD-Roms , mais vale usar o disco rígido na IDE1 e os CD-Roms na IDE2.

2 Discos e 2 CD-Roms:
Para melhor performance , o ideal é usar o disco de “sistema” no IDE1 como Master
e o dispositivo menos usado como Slave na IDE1 também.
No IDE2 colocaria os outros dois dispositivos…lembrando sempre que o CD-RW deve ser sempre Master.

Quanto aos dispositivos SATA , não nos esqueçamos que usam controladoras diferentes...
...e como tal basta usarem a mesma "lógica" , mas com mais uma controladora. :wink:

Boa Sorte.
Editado pela última vez por [PT]CableGuy em Terça Jul 06, 2004 16:51, num total de 1 vez.
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Registado: Domingo Mai 30, 2004 16:26

Mensagempor sithdarklord » Terça Jun 29, 2004 8:39

Obrigado pelas respostas. Vou tentar liga-los novamente só com 1 cabo e ver se realmente é dos jumpers
sithdarklord
Membro de Prata
Membro de Prata

Voltar para Discos Rígidos

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante