2 SATAS em raid 0, ou 1 SATA e 1 IDE em Raid ?

Discos rígidos e tudo o mais que seja armazenamento...

Moderadores: Administradores, Moderadores

2 SATAS em raid 0, ou 1 SATA e 1 IDE em Raid ?

Mensagempor Knilb » Segunda Mai 05, 2008 21:04

Preciso de mais rapidez no HD do SO e peço ajuda no seguinte:

Tenho uma Asus K8V SE Deluxe, e só pode ter 2 HD SATA, e mais 2 IDE.

Tenho 2 Satas iguais de 250G cada, 1 SATA HD exterior para backup numa caixa Vantec E-SATA, e outro HD interno no SO de 250G.

Como tenho um Sata no SO, e outro E-Sata exterior, nao posso ligar mais Satas.

Como posso ter mais performance e rapidez?

Ligar mais 1 IDE de 250G, e meter lá o SwapFile do XP?

Meter os 2 Satas em Raid 1 e utilizar o IDE para backups?

Obg, e Cumpts,
Knilb
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Mar 20, 2006 22:42

Mensagempor ReDsOuL » Segunda Mai 05, 2008 23:20

se queres rapidez tens de utilizar o raid0 e não o raid1.

eu metia os dois de 250gb em raid0 e usava os restantes para guardar as cenas

cumpz

PS: um Raptor era uma boa hipótese, ainda á pouco vi um raptor de 150gb usado por 120€
Imagem
ReDsOuL
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Out 09, 2006 21:10

Mensagempor Knilb » Terça Mai 06, 2008 13:13

ReDsOuL Escreveu:se queres rapidez tens de utilizar o raid0 e não o raid1.

eu metia os dois de 250gb em raid0 e usava os restantes para guardar as cenas

cumpz

PS: um Raptor era uma boa hipótese, ainda á pouco vi um raptor de 150gb usado por 120€

Boas e obrigado pelas dicas, mas neste caso eu tenho o SO e Documentos num HD com 4 partições, mas não quero de todo perder nada nem reeinstalar o SO.

Ao ligar o outro Sata igualzinho em Raid 0, o outro vai ficar com os dados ou tenho mesmo que 1º fazer um back de tudo para outro 3º hd e depois passar tudo para o sistema com o Raid0 já montado? Será assim?

Obg e Cumpts,
Knilb
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Knilb » Terça Mai 06, 2008 13:19

Peço desculpa mas esqueci de perguntar se posso ter os 2 Satas iguais em Raid0, e ter também um de 250Gb IDE sem estar ligado ao Raid.

Perco rapidez ao ter os 2 Satas em Raid0 e ter um de 250G ligado á IDE?

Obrigado e Cumpts,
Knilb
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor knife » Terça Mai 06, 2008 20:13

Knilb Escreveu:Peço desculpa mas esqueci de perguntar se posso ter os 2 Satas iguais em Raid0, e ter também um de 250Gb IDE sem estar ligado ao Raid.

Perco rapidez ao ter os 2 Satas em Raid0 e ter um de 250G ligado á IDE?

Obrigado e Cumpts,

podes
knife
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Domingo Set 30, 2007 18:13

Mensagempor Knilb » Terça Mai 06, 2008 20:42

Eu sei que posso, mas a minha pergunta é se perco performance no HD Sata em Raid, se tiver outro HD ligado á IDE?

Resumindo, em termos de velocidade de leitura e escrtita ter 2 Satas iguais ligados em Raid0 é igual se meter mais 1 HD ligado em IDE?

Obrigado
Knilb
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Darkblood » Quarta Mai 07, 2008 3:06

Knilb Escreveu:Eu sei que posso, mas a minha pergunta é se perco performance no HD Sata em Raid, se tiver outro HD ligado á IDE?

Resumindo, em termos de velocidade de leitura e escrtita ter 2 Satas iguais ligados em Raid0 é igual se meter mais 1 HD ligado em IDE?

Obrigado

Acho que não, teres um IDE ligado é como teres uma drive dvd ligada,não interfere.

Cumps
Imagem
Darkblood
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Mar 02, 2006 22:35

Mensagempor Knilb » Segunda Mai 12, 2008 12:15

Boa tarde a todos, estou mesmo desesperado, peço a vossa ajuda na ligação de um Sata no controlador Promise da Asus K8V SE Deluxe.

Estou com 2 HD SATA de 250Gb cada e WinXP Pro no chip Via8237 (na Bios SataBootRom).

Queria ligar mais 1 HD Sata, ou 2 em Raid no chip Promise, na placa existem 2 ligações para Sata através da Via (Vt8237) e mais 2 Satas através do Promise PDC20378.

Estou com o SO na Via e ao instalar os drivers para o chip da Promise dá sempre o erro "código10".

O que estarei a fazer de errado, o manual da placa diz que posso ter 2 HD Satas ligados ao chip da Via e mais 2 Satas através do chip da Promise, além de mais 2 IDE e mais 1 IDE em Raid.

Até acontece algo de estranho, ao ir á Bios fazer Enable ao Promise um dos 2 DVD Nec que tenho já não aparece!! Se desligar na Bios o controlador Promise voltam a aparecer o 2º DVD.

Comprei os HD e estou mesmo desesperado.

Imagem

Alguém que me dê uma ajuda.

-WinXp Pro SPK3
-Board Asus K8V SE Deluxe
-ATI Sapphire HD 3850 AGP
-AMD Athlon 64, 2400 MHz 3700+ ClawHammer Skt 754 +Asus Triton70
-2Gb RAM Kingston
-2 Seagate 250Gb 16Mb SATA
-Monitor Samsung 226BW
-DVD NEC 3551 + NEC 3540
-LC-Power 550W 6550GP Green V.2
-Caixa NOX CoolBay
-Pinnacle PCTV Pro FM (PCI)
Knilb
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor SammySam » Segunda Mai 12, 2008 20:01

como é que tens um disco em raid? para teres raid, por ex raid 0 precisas de dois dicos! :roll:

Acho que estás a confundir os recursos. Lê bem o manual, dá um salto ao site da mobo forum -» asus.

:wink:
SammySam
Utilizador Banido
Utilizador Banido

Registado: Quinta Jun 09, 2005 22:25

Mensagempor Knilb » Segunda Mai 12, 2008 20:23

SammySam Escreveu:como é que tens um disco em raid? para teres raid, por ex raid 0 precisas de dois dicos! :roll:

Acho que estás a confundir os recursos. Lê bem o manual, dá um salto ao site da mobo forum -» asus.

:wink:

Tenho 1 Sata onde está o WinXP ligado a um dos canais da Via (VT8237) e outros 2 HDs ligados aos canais da Promise Fasttrak 378.

Já consegui instalar e vêr na Bios os drives da Promise.

Para quem este problema foi só MUDAR o BIOS para o anterior 1004 (li nos States), e já instala e detecta o controlador Promise.

Agora há outro problema, se tiver 1 ou 2 HD ligados nos canais Promise não os detecta, faz uma pesquisa IDE... e passa automáticamente para o HD de arranque que está no canal da Via.

Já estou nisto á dias, a ASUS DEVIA TER VERGONHA DE NÃO REFERENCIAR ESTES PROBLEMAS NOS MANUAIS NEM NO SITE, pura e simplesmente ignora-os, e muita gente está com estes problemas.

Agora estou neste impasse, falta detectarem os HDs, ou com raid ou sem raid.

Obrigado, mas estou mesmo fulo com a Asus e nunca mais vou comprar material Asus.
Knilb
Aprendiz
Aprendiz

Voltar para Discos Rígidos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes