Boas. Aqui vai uma situação estranha.
Tenho um disco externo Toshiba de 500GB que comprei há uns tempos, com ligação USB 2.0. Ainda deve estar na garantia, portanto se encontrar o recibo vou à loja e trato do assunto, mas isto é tão estranho que não queria deixar de partilhar. No início chegou a funcionar bem, a velocidade de transferência era a normal para 2.0. De há uns tempos para cá começou a aparecer o irritante balão assim que se conecta o disco, com a mensagem "este dispositivo pode ser mais rápido (...)", e transfere a velocidades de USB 1.1. Ao início não liguei, pensando ser problema do PC, mas agora tenho a certeza que não é. Para verem o grau de estranheza, já fiz as seguintes coisas:
1- Liguei outros discos externos na mesma porta USB no PC e funcionam 2.0 sem problemas.
2- Liguei este disco noutras portas do mesmo PC e noutros PCs com entradas USB 2.0 (e com diferentes versões do WinXP, desde Home sem SP a Profissional com SP 1, 2 e 3, e até Vista) e continua a aparecer a mesma mensagem e a transferir lentamente.
3- Troquei de cabo USB, nomeadamente utilizando aqueles que funcionam nos outros discos que liguei no meu PC.
4- Fui às configurações da BIOS e parece tudo normal (senão não funcionariam os outros também).
5- Nas propriedades de hardware não detecta problema nenhum com o disco.
Parece mais que óbvio que algo se passa na entrada USB da própria caixa. O que é estranho que os PCs continuam a detectá-lo como dispositivo de 2.0, ele é que não reconhece nenhuma porta de nenhum PC como 2.0. Antes de correr com ele para a garantia (se confirmar que está no prazo) ou tentar abrir a caixa, sugerem que faça mais alguma coisa?
Cumprimentos