Delayed Write Failed & MFT

Discos rígidos e tudo o mais que seja armazenamento...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Delayed Write Failed & MFT

Mensagempor Silver_Razorback » Terça Mar 17, 2009 18:18

boas tardes,

venho hoje partilhar uma situação recente e recolher algumas opiniões. passo a expôr a situação.

por volta de Janeiro, e coincidentemente com uma actualização do Windows, o Windows que uso começou a ficar lento, a bloquear, e com graves dificuldades em gestão de dados.

a situação mais evidente depreendia-se com a descompactação de ficheiros.rar. durante esse processo o pc 'morria' parando todos os processos e dedicando unica e exclusivamente um núcleo ao winrar.exe e o outro núcleo ficava em idle.

essa situação aparentemente teria ficado mais ou menos resolvido com um update no winrar para a versão mais actual (3.70), e assim o pc já não morria, mas persistia a situação dos núcleos (um a full outro em idle), e isto independentemente da prioridade que eu desse ao processo winrar.exe (desde mais alto a mais baixo, era igual).

tirando esse pormenor, o sistema aparentava estar normal, tirando uma lentidão no arranque que não era normal e spyware não era a causa. tambem testei desactivar praticamente tudo a partir do msconfig.

chegamos então ao dia de ontem, em que deixei o pc ligado durante a tarde e quando cheguei de noite tinha um monte de erros no ecrã com a referencia 'delayed write failed', o sistema bloqueado, e tudo a apontar para partições do segundo hdd. tentei fazer backups desse hdd para desmontar partições e formatar, mas comecei a obter erros de leitura, de acesso ao disco e BSODs.

após o 3o BSOD e desligar completamente a torre e reiniciar, verifico que duas partições desse hdd não estão disponíveis, dando indicação de que os volumes não estão formatados. e as partições disponíveis não me permitem tirar os dados de lá.

experimentei trocar cabos ide, trocar a entrada na mobo de primária para secundária, sempre o mesmo. antes de desistir decidi remover o 2o hdd e deixar apenas o principal, do SO. reiniciei e surpresa: o SO arrancou num instante, não deu qualquer erro, tudo rápido no acesso ao hdd, a abrir programas e a explorar o disco, parece um pc completamente diferente.

agora tenho a árdua tarefa de ter de recorrer a software à parte para recuperar dados desse hdd. a menos que consiga uma maneira de reparar o MFT dessas partições.

já tinha feito backup de cerca de metade dos dados, por isso não é totalmente mau, mas ficaram lá cenas que me são importantes e insubstituíveis.

tinha considerado várias hipoteses, como ser falha do SO, da Ram, da mobo,do cabo ide, da fonte, do hdd principal, e afinal retiro o hdd de dados e fica logo tudo a funcionar a 100%...é muito azar.

alguem tem alguma opinião sobre alternativas a tomar? estou a considerar ligar o hdd danificado (seja soft ou hardware) num canal ide diferente e usar software tipo getdataback para recuperação de dados. se souberem algum melhor, ou como reparar a MFT das partições ou etc, anything is welcome.

cumps
(under construction)

Imagem

(under construction)
Silver_Razorback
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Fev 06, 2007 17:49

Mensagempor alr_tech » Quarta Mar 18, 2009 13:17

boas

como já recuperaste muita coisa, os programas que indicaste devem servir...

mas, nunca devias ter usado o sistema, quando isso acontece devias ter usado um live CD de linux.... porque poderia ser um problema lógico do win..
ou de hardware...
pelos vistos parece ser de hardware...

faz uns teste memtest86, depois ao Hd afectado...
não corrijas nada por enquanto...

1º tenta recuperar os dados...
depois, verifica, apaga e reconstrói as partições...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor Silver_Razorback » Quarta Mar 18, 2009 14:37

updates:

consegui reparar uma partição e recuperar alguns ficheiros, no entanto, antes de terminar a transferência, deu erro de 'caminho', e ao verificar a lista de drives, já não aparece nenhuma partição associada ao hd.

o disco deixou de ser detectado no SO. reiniciei em modo seguro, é igual.

deixei o pc desligado durante uma hora, voltei a ligar, pediu para fazer um teste de consistência numa partição desse hd, depois deu erro não especificado, arrancou para o windows e o disco voltou a 'sumir'.

uma vez que o disco não é detectado, não tenho forma de detectar, reparar, ou recuperar qualquer conteúdo desse hd.

surgiu-me uma coisa nova no gestor que não aparecia antes:
"Intel (R) 82801EB Ultra ATA Storage Controllers - 24DB"

esta opção não aparecia à 2 dias atrás, porque foi quando desactivei a escrita em cache nesse disco, para evitar erros no SO e escrita no disco.

e por outro lado, esta nova opção não me inspira confiança.. à pouco tempo tive um pc para reparar com um drivers parecidos e não consegui resolver.

btw: o disco continua a ser correctamente detectado na BIOS. penso que agora a opção dum live boot seja a opção mais viável.
já me puseram como possibilidade a falha na controladora ide no próprio hd. falta-me testar o hd noutra torre ou ligar através duma caixa externa (não tenho nenhuma IDE à mão).
Silver_Razorback
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Silver_Razorback » Quarta Mar 18, 2009 17:53

novos updates:

através de 'técnicas proibidas' que são familiares aos russos e aos ninjas consegui fazer com que o windows detectasse novamente o hd. (até me surpreendo a mim mesmo, não teste isto no seu pc) :twisted:

através de scans ao hd foram detectados 'boot sector error's em 2 partições, e essas afectam o funcionamento por completo, ou seja, as restantes sofrem as anomalias por tabela.

por métodos menos 'convencionais' consegui obter software de recuperação de ficheiros que apesar de lento já se tornou eficaz. demorou uma hora a ler uma unidade com 4.5gigas e conseguiu obter ficheiros que já eram mais antigos que o próprio pc :D

sendo que a unidade onde tenho os dados importantes a resgatar tem cerca de 100gigas, deixei o programa a actuar durante a minha ausência presencial. faço figas para quando voltar a casa tenha notícias positivas.

so far so good.
(under construction)

Imagem

(under construction)
Silver_Razorback
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor alr_tech » Quinta Mar 19, 2009 10:12

boas

ò silver quando tiveres tempo envia-me um PM a explicar isso...
:wink:

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Mensagempor Silver_Razorback » Quinta Mar 19, 2009 16:20

updates...

graças ao belo do Windows não consigo concluir a recuperação de dados..uma vez que o windows está continuamente a tentar ler e escrever ficheiros temporários nesse disco, está sempre a causar erro, e quase após 24hrs de file retrieving, o belo do BSOD.

através de Windows não vou lá.

vou ver se arranjo a versão mais recente do Hiren's boot cd, mas depois qual é o software a usar? preciso de apagar as partições activas e criar novas. aparentemente depois o programa de recuperar dados vai lá buscar tudo na boa.
(under construction)

Imagem

(under construction)
Silver_Razorback
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor alr_tech » Quinta Mar 19, 2009 16:50

boas

primeiro recupera o que quiseres para outro disco..
corre os programas do fabricante HD, verificas, corriges, inicializa se der...
depois com o Gparted ou equivalente, apagas e destrois o que ficar...
crias de novo as tuas partições...
formats longos.. não rápidos...

só mais uma questão o windows geralmente escreve no C:
verifica se não redirecionaste algo como a swap, temps do IE, firefox para o outro disco...
se o C: tiver pouco espaço tb pode acontecer...

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Mensagempor Silver_Razorback » Sábado Mar 21, 2009 19:20

updates:

neste momento nenhuma partição está 'activa', ou seja qualquer uma delas neste momento diz que 'não está formatada', o que reduz a frequência de erros no SO.

o software que arranjei procura o hd todo, testado numa partição mais pequena revelou-se brutal e eficaz, mas numa partição maior, onde detectou mais de 300.000 ficheiros, tornou-se um peso incapaz e demasiado demorado. (5gigas demorou 2horas, mas encontrou conteúdo apagado à mais de x anos, numa partição de 100gigas...é fazer contas)

necessito dum software que recupere non-deleted files em damaged partitions. já tenho disponível o Hiren 9.8, ainda não testei. já andei a testar vários programas freeware mas ainda não encontrei nenhum que faça especificamente aquilo que preciso. o getbataback, por exemplo, retornou-me um txt com código em vez de texto...tornou-se uma pérola para explorar o conteúdo do disco (que não é acessível via windows), mas não para retirar de lá conteúdo. o outro investiga o disco a fundo, e não superficialmente.

o hd no entanto é sempre detectado correctamente na BIOS, e o comando chkdsk diz que está tudo bem fisicamente (no bad sectors), apesar do software de recup apresentar (boot sector error).

as boas notícias foi que, com tanta investigação no assunto, consegui reparar um mp3 que estava com erros de IO no disco dele. updates de firmware really do work :D

vou ter de tirar o disco da caixa para ver marca e modelo e specs etc, aproveito e tiro o pó da caixa e troco a massa térmica do cpu..etc

more updates soon, grato pela atenção alr_tech.
abraço
(under construction)

Imagem

(under construction)
Silver_Razorback
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Silver_Razorback » Sábado Mar 21, 2009 19:36

respondendo ao teu post:

vou ver esse tal Gparted, tenho uma noção de ser software para linux :?

por norma faço sempre formats longos, porque tenho algum conhecimentos sobre o funcionamento dos hdds.

tenho de arranjar entretanto um software tipo 'zero filler' para ver se consigo pôr o hd tipo como veio de fábrica, pois fiquei espantado com a facilidade com que informação que já deveria ter sido "totally overwritten e unrecoverable" apareceu como disponível para resgate.

o C: é exclusivo para SO e software residente (AV, drivers, apps essenciais), tenho uma partição exclusiva para TEMPS (seja vmem ou swap ou cookies e cache. o C: é praticamente read-only, se excluires os updates. e o unidade está a 50% de uso, meio cheio (ou meio vazio) :D

os erros de DWF normalmente tinham associado o nome de ficheiros presentes nas drives correspondentes, o que era muito estranho estar constantemente a ler/escrever os mesmos ficheiros. outros eram info de sys, do tipo (letra):\M$ft

nunca me lembrei de activar a unidade para 'read-only' 8O , e nem sei se dá, penso que só se aplique aos ficheiros, mas nos hds externos ligados por usb ou esata penso que o windows não proceda de igual modo. (existem pens que têm a tal patilha de 'write-protected' tal como existia nas diskettes de 3/4 (1.44) )
Silver_Razorback
Membro Diamante
Membro Diamante

Voltar para Discos Rígidos

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante