boas tardes,
venho hoje partilhar uma situação recente e recolher algumas opiniões. passo a expôr a situação.
por volta de Janeiro, e coincidentemente com uma actualização do Windows, o Windows que uso começou a ficar lento, a bloquear, e com graves dificuldades em gestão de dados.
a situação mais evidente depreendia-se com a descompactação de ficheiros.rar. durante esse processo o pc 'morria' parando todos os processos e dedicando unica e exclusivamente um núcleo ao winrar.exe e o outro núcleo ficava em idle.
essa situação aparentemente teria ficado mais ou menos resolvido com um update no winrar para a versão mais actual (3.70), e assim o pc já não morria, mas persistia a situação dos núcleos (um a full outro em idle), e isto independentemente da prioridade que eu desse ao processo winrar.exe (desde mais alto a mais baixo, era igual).
tirando esse pormenor, o sistema aparentava estar normal, tirando uma lentidão no arranque que não era normal e spyware não era a causa. tambem testei desactivar praticamente tudo a partir do msconfig.
chegamos então ao dia de ontem, em que deixei o pc ligado durante a tarde e quando cheguei de noite tinha um monte de erros no ecrã com a referencia 'delayed write failed', o sistema bloqueado, e tudo a apontar para partições do segundo hdd. tentei fazer backups desse hdd para desmontar partições e formatar, mas comecei a obter erros de leitura, de acesso ao disco e BSODs.
após o 3o BSOD e desligar completamente a torre e reiniciar, verifico que duas partições desse hdd não estão disponíveis, dando indicação de que os volumes não estão formatados. e as partições disponíveis não me permitem tirar os dados de lá.
experimentei trocar cabos ide, trocar a entrada na mobo de primária para secundária, sempre o mesmo. antes de desistir decidi remover o 2o hdd e deixar apenas o principal, do SO. reiniciei e surpresa: o SO arrancou num instante, não deu qualquer erro, tudo rápido no acesso ao hdd, a abrir programas e a explorar o disco, parece um pc completamente diferente.
agora tenho a árdua tarefa de ter de recorrer a software à parte para recuperar dados desse hdd. a menos que consiga uma maneira de reparar o MFT dessas partições.
já tinha feito backup de cerca de metade dos dados, por isso não é totalmente mau, mas ficaram lá cenas que me são importantes e insubstituíveis.
tinha considerado várias hipoteses, como ser falha do SO, da Ram, da mobo,do cabo ide, da fonte, do hdd principal, e afinal retiro o hdd de dados e fica logo tudo a funcionar a 100%...é muito azar.
alguem tem alguma opinião sobre alternativas a tomar? estou a considerar ligar o hdd danificado (seja soft ou hardware) num canal ide diferente e usar software tipo getdataback para recuperação de dados. se souberem algum melhor, ou como reparar a MFT das partições ou etc, anything is welcome.
cumps