Quantas vezes podemos formatar o HD ?

Discos rígidos e tudo o mais que seja armazenamento...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Quantas vezes podemos formatar o HD ?

Mensagempor rickbanr » Sábado Dez 04, 2004 22:10

Alguêm me sabe dizer se existe, vezes limite de formatar um disco, um dos meus amigos diz que é 5 vezes na vida do disco , é verdade?

:lol:Pergunta meio burrinha mas, viver é aprender :lol:
Fiquem em Paz e Amor, se nos Amassemos todos igual, este planeta seria uma Aldeia Global.
rickbanr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Out 05, 2004 23:53

Mensagempor Dr » Sábado Dez 04, 2004 22:22

5?
LOOL
Então o meu HD é um Super-Gato (7 vidas cada um), pois já deve ter levado com umas 50.
Até dar o berro (ele costuma avisar antes disso) podes formatar à vontade.
Cumprimentos.
João Ribeiro
Dr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Jan 21, 2004 3:50

Mensagempor [PT]CableGuy » Domingo Dez 05, 2004 0:17

O ciclo de vida de um disco rígido não é medido atravéz do número de formatações que são efectuadas.
Podes usar um programa capaz de cálcular o ciclo de vida do disco rígido , para te permitir fazer backups antecipadamente.

SIGuardian Lite (clica aqui)

Imagem

SIGuardian Lite is the tool what allows you to control health of your hard drives and prevent data loss of failures. Using S.M.A.R.T. technology included in all modern drives SIGuardian Lite estimate end date of hard drive lifetime, so you can make backup copy of all data.
S.M.A.R.T. stands for Self-Monitoring, Analysis and Reporting Technology. Every time the hard-drive is started, it performs a self-checkup and records a certain value for each of its attributes (properties). The values range between 0 (non-functioning) to 250 (excellent condition). The average value for most attributes is 100. When the safety threshold is crossed (20 for most attributes), it means that a hard-drive is unstable and you should back up your data.
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Registado: Domingo Mai 30, 2004 16:26

Mensagempor Dr » Domingo Dez 05, 2004 0:58

Oh [PT]CableGuy: já merecias levar aí com uma alcunha de Guru por baixo do teu nick. As tuas dicas são sempre excelentes.
Obrigado por esse programa. Não pedi mas agradeço a dica ;-)
Abraço!
João Ribeiro
Dr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Cognome » Domingo Dez 05, 2004 2:16

Afirmações anteriores correctas, mas tenham em conta que o S.M.A.R.T. dos discos rígidos não é mais do que uma "ferramenta" que recolhe dados, por isso não confiem cegamente o vosso árduo trabalho nessa "ferramenta", pois lá por o S.M.A.R.T. dizer que o nosso disco rígido está são como um pêro não quer dizer que no segundo seguinte PUFF, já era.

Sei que o tópico não era sobre backup, mas ainda pode haver alguém que entenda que já não precisa de fazer backups, basta confiar no S.M.A.R.T.

Não pretendo com estas afirmações dizer que o "[PT]CableGuy" está errado (a afirmação dele está correcta), apenas fazer uma ressalva.
Cognome
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Out 25, 2004 2:44

Mensagempor rickbanr » Domingo Dez 05, 2004 2:36

Obrigadão, parece que um deles está a ir para o outro mundo.

Tempo de comprar um novo. Obrigadão.
Fiquem em Paz e Amor, se nos Amassemos todos igual, este planeta seria uma Aldeia Global.
rickbanr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Dr » Domingo Dez 05, 2004 2:44

Cognome Escreveu:Afirmações anteriores correctas, mas tenham em conta que o S.M.A.R.T. dos discos rígidos não é mais do que uma "ferramenta" que recolhe dados, por isso não confiem cegamente o vosso árduo trabalho nessa "ferramenta", pois lá por o S.M.A.R.T. dizer que o nosso disco rígido está são como um pêro não quer dizer que no segundo seguinte PUFF, já era.

Sei que o tópico não era sobre backup, mas ainda pode haver alguém que entenda que já não precisa de fazer backups, basta confiar no S.M.A.R.T.

Não pretendo com estas afirmações dizer que o "[PT]CableGuy" está errado (a afirmação dele está correcta), apenas fazer uma ressalva.

Meu amigo... Como tu tens razão!
Eu não confio em SMARTS, DUMMIES ou o raio que o parta.
As coisas que considero mais importantes estão no HD do computador, num DVD+RW que é actualizado todos os meses e ainda num HD 2.5'' que tenho numa daquelas caixas USB, permanentemente offline; só quando faço backups é que o ligo, para desligá-lo logo de seguida.
Pode ser paranóia, mas assim, só se a minha casa arder. 8O
De outro modo fica difícil ficar sem os meus docs.
Cumprimentos.
Dr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Kayn » Domingo Dez 05, 2004 2:47

Nem menos. O SMART é so ferramenta e como qualquer uma, nao se deve depositar 100% de confianca nela.

no entanto, é, regra geral, um bom indicador do ke se ta a passar no disco.

Nao ha um limite de vezes pra formatar um disco ate ke ele se estrague. Afinal quando o formatas, o ke tas a fazer é reescrever tudo com 0's, o que é o ekivalente a limpa-lo, ou a escrever nele outra coisa qualquer.

O ke te impoe um limite é o proprio uso ke é dado ao disco. Afinal é um suporte fisico ke com o tempo e uso se desgasta e falha. o disco rigido é feito de um material fraco (comparativamente com outros sistemas de armazenamento), mas é usado pk consegue ter a melhor relacao €/Mb, ou seja, muito sai barato.

Nisto a marca tambem é factor. Arranja uma boa marca (tipo Seagate) e vais ver ke tens disco pra muito tempo.
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor Dr » Domingo Dez 05, 2004 2:56

Kayn Escreveu:Nao ha um limite de vezes pra formatar um disco ate ke ele se estrague. Afinal quando o formatas, o ke tas a fazer é reescrever tudo com 0's, o que é o ekivalente a limpa-lo, ou a escrever nele outra coisa qualquer.

Kayn, eu tenho quase a certeza absoluta que tu sabes que não é assim.
Isso é um format low level.
Um destes quick formats que todos nós usamos não muda um único bit no sistema de ficheiros; a única coisa que ele faz é eliminar a file allocation table, que é uma secção no disco onde estão armazenados os links para as localizações dos ficheiros.
Em bom português, o que um format faz é apagar a referência aos ficheiros. Tipo, há um índice de todos os ficheiros e é esse indíce que é apagado. Os ficheiros continuam lá e é graças a isso que acontecem duas coisas:
1 - o format dura menos de 1 minuto;
2 - é possível recuperar muita coisa após o format, excepto o nome e o directório onde estes se encontravam, pelo motivo que expliquei.
Desculpa estar a corrigir-te, mas volto a dizer que acho que sabes disto. Apenas estou a complementar a tua resposta para que o rapaz saiba que ao formatar não está a apagar tudo. Apenas que não se fie nisso porque a recuperação de dados em partições recém formatadas é assunto que dá para escrever uma bíblia ;-)
Cumprimentos.
Dr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor rickbanr » Domingo Dez 05, 2004 3:05

Sim para recuperar informação de um disco já formatado, tem o

GetDataBack

Esse programa é excelente, eu recuperei um disco quase completo.

E como fazer um format de low level,
ou seja limpar tudinho ?
rickbanr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Andre_Oliveira » Domingo Dez 05, 2004 3:22

Boas

Não tenho a certeza mas acho que um low-level format só mandando para a fábrica.

Saudações.
Imagem
Andre_Oliveira
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Abr 20, 2004 4:09

Mensagempor Lycan » Domingo Dez 05, 2004 3:25

rickbanr...um format de baixo nível...penso k só na "fábrica"..mas posso tar enganado
edit: post simultaneo com o do andre..lol
.Opteron 165@2.8Ghz / Abit AN8 Ultra / Aerocool II+SE - 550W
.WaterCooling
.2x512 TCCD
.GeCube X850XT@PE
.TFT Samsung 226BW
.2x80Gb Hitachi Sata II raid0 + WD Caviar 120Gb Sata + Hitachi 320Gb externo
Lycan
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quarta Fev 11, 2004 18:35

Mensagempor Dr » Domingo Dez 05, 2004 3:29

Bom, normalmente o site dos fabricantes têm programas próprios disponíveis para download que fazem um low-level format.
Dêem uma olhada nesta FAQ se o vosso HD for Seagate. Aliás, acho que este programa deve funcionar em qualquer HD.
Fiquem bem.

*edit: realmente vocês "sincronizaram-se" e eu falhei por pouco... ;-)
Dr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Kayn » Domingo Dez 05, 2004 3:49

Obrigado pela correccao. :)

um low-level ou Zero-fill format é, de facto como eu disse, encher o disco de zeros e é a prova de bala (ou de recuperacao de dados :) )

eu nao me estava (nem me lembrei) a referir a um quick format onde, de facto so limpa o indice pros ficheiros, (e APARENTEMENTE o disco inteiro) e fica mta coisa recuperavel. Mas eu prefiro formatar sempre completamente o meu disco. nao gosto de quickformats em nada.

ja agora, qto ao low level format é possivel sem ser so na fabrica. mas tambem depende mto da marca do disco. ha fabricantes ke dao programitas ke fazem isso. ou entao, no caso da seagate (n sei se da com outros) podem exprimentar com este:

DiskWizard sakavel aki:

http://www.seagate.com/support/disc/dri ... scwiz.html

por ultimo, e pros corajosos, o good old Dos tinha uma ferramenta built-in pra fazer isso: Debug

cria-se uma diskete de arranke e mete-se la os programas Fdisk, Format, Sys e Debug.
Depois arranka-se com a diskete, e escreve-se debug. depois é so seguir esta cadeia de comandos:

FCS:200 400 0
RAX
0301
RBX
0600
RCX
0001
RDX
0080
E 100 CD 13
P
Q

e deve ser suficiente pra ter o disco limpinho.

Tenho a impressao ke o partiton magic tb fazia isso mas nao tenho a certeza. Nao deixa de ser uma bruta ferramenta pra trabalhar com particoes e formats.
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor Tretabyte » Domingo Dez 05, 2004 5:23

Boas,
Cableguy tnks, nao conheci o link
voces estao-se a esquecer tb de uma coisa, existe o QuickFormat que basicamente mete a uns a informacao que la esta e pronto, existe o Full Format que limpa tudo do disco e finalmente existe o Zero Format e o Low Level Format, cada coisa causa mais ou menos "estragos" para o disco, existem coisas que deve de ser evitadas e outras que se pode fazer sem correr grandes riscos.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Próximo

Voltar para Discos Rígidos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 10 visitantes