Boot Win e linux

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Boot Win e linux

Mensagempor skyruner » Segunda Dez 27, 2004 17:16

Boas!
Passa-se o seguinte, esta noite saquei o mandrake 10.0 (pa experimentar),como n percebo nada de linux, nao sei configurar o bootscreen pa poder optar entre o windows e linux.
Gostava que me dessem uam breve explicação de como configurar ou me indicassem um link po efeito. (penso que se chama lilo ou coisa parecida)
Dsd ja obrigado

Sem mais,
Sky|Runer
skyruner
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Dez 25, 2004 20:59

Mensagempor Red_Beret » Segunda Dez 27, 2004 17:24

acho que durante a instalacao do mandrake ele pergunta-te se keres configurar o LILO para teres dois SO
Red_Beret
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Set 17, 2004 11:13

Mensagempor Tretabyte » Segunda Dez 27, 2004 22:13

Boas,
se procurares na pagina do LILO ou do GRUB encontras informacoes bastante uteis sobre isso.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor skyruner » Segunda Dez 27, 2004 23:32

Boas,
ja esta tudo a rulla bem...

Sem mais,
Sky|Runer
Satellite A200-1GB | HTC Magic | SE K750i | 360 Elite + Regza AV 32"
Imagem
Imagem
skyruner
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Dez 25, 2004 20:59

Eliminar o Lilo (Boot), como?

Mensagempor filduarte » Quinta Jan 27, 2005 20:35

Viva....

A minha duvida é a seguinte:

Tenho o Xp e o Fedora instalados no meu pc... a Dual Boot está feita, e é me perguntado no inicio qual o sistema que pretendo.

Se eu quiser formatar a partição onde tenho linux, como elimino a janela de arranque do pc onde é perguntado qual o S.O. que quero? Ficando assim apenas com o XP instalado e aproveitando a partição que tinha linux para o XP...

Obrigado!!!
filduarte
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Dez 23, 2004 10:03

Mensagempor Dr » Quinta Jan 27, 2005 22:33

Com o XP instalado (e digo isto porque com os Win 9X era diferente), entras na Recovery Console (vais ter que iniciar o computador pelo CD de instalação do XP e carregar numa tecla qualquer, que julgo ser a F6 mas não tenho a certeza, quando surgir uma mensagem para o fazeres se quiseres entrar na tal Recovery Console).
Aí escolhes o único SO que tens, que é o XP, fazes login com a tua pass de administrador e digitas
fixmbr
E pronto, ficas com o MBR formatado, o que significa que desaparece-te essa lista de opções do LILO ou do GRUB.
Cumprimentos.
Dr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Jan 21, 2004 3:50

Mensagempor jaac » Quinta Jan 27, 2005 23:32

Se tiveres o lilo podes formatar a partiçao do linux a vontade o lilo esta mbr do disco, se for o grub pode ou nao estar na partiçao do linux depende de como foi instaldo...

e ja agora se no lilo o boot tiver um aspecto mais cuidado à la fedora ou mandrake ou afins se formatas a partiçao de linux o arranque para windows vai a vida... como usam imagens deixa de caber no 512bytes iniciais por isso....
I never think of the future... it comes soon enough - Albert Einstein
jaac
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Ago 04, 2004 16:10

Mensagempor Tretabyte » Sexta Jan 28, 2005 11:12

Boas,
voces podem semrpe fazer 1 coisa, recorrer a um bootmanager sem ser o lilo e o grub que se instala ANTES de qualquer sistema arrancar e que por vezes funciona melhor que o lilo ou grub pois nao precisam de grandes configuracoes, neste momento estou a trabalhar em maquinas que precisam de ter pelo menos 4 sistemas instalados, recorri a um boot manager chamado OSL2000 que ate é bastante bom.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes