Como ligar os 3 pc's com net ?

Problemas gerais de hardware ou assuntos relacionados com outro tipo de hardware: monitores, lcds, plasmas, impressoras, scanners, ratos, teclados...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor de la Vega » Quarta Jul 09, 2003 19:30

Segundo o que eu sei a rede só é bidireccional quando o cabo de rede é "retorcido2 ou uma coisa do genero... n percebo nada disto mas penso que foi isto que me disseram. É vdd?
DFI LanParty SLI-DR; AMD San Diego 3700+; 1024Mb (2*512 Twinmos speed pc3500); Geforce 6600GT; Hitachi 160Gb SATA; DVD LG; DVD+/-RW Samsung; Thermaltake Soprano + Pure Power 480W | Acer Aspire 1350
de la Vega
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Fev 21, 2003 15:30

Cabo USB

Mensagempor Uran » Quarta Jul 09, 2003 20:11

Existe no mercado um cabo USB 1.0 que dá pa fazer pc-to-pc networking.
Ta á venda na fnac (onde comprei) um bocado escondido mas tá la! É mm mt +barato. :D Axo k tb ha uma cm USB 2.0 (+actual).
Passem bem e qq coisa digam :wink:
Uran
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Jul 08, 2003 18:17

Mensagempor Uran » Quarta Jul 09, 2003 20:20

TAXUS: Nao sabia q isso era possivel! Se soubesse q isso existia já tinha-me poupado mt trabalho. O cabo é normal? Nao pois nao? A rede é uma rede "normal"? É bidireccional?
Usa USB1 ou USB2?

O cabo é normal mas nunca extremidade tem a parte de USB um pouco maior e la dentro tem um LED pa indicar se a rede ta ou ñ a funcionar. É mt pratico e no windows XP ñ precisa seker de cd d instalaçao.

A rede é "normal", da pa partilhar recursos e files.

portem-se bem e se alguem kiser uma imagem do cabo digam
Uran
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor sEnD2u » Quarta Jul 09, 2003 21:45

Por um cabo usb dá, tens é k ter um crossover usb. Se ligares directo os dois pcs por cabo AA normal, corres o risco de ver os dois pcs a fazerem fogo de artificio...

Para além de teres k comprar o crossover que não é barato, este tipo de ligação só permite que o cabo usb tenha +/- 5 metros. Para conseguires mais que os 5 m de comprimento, tens que fazer extensões com hubs usb ligados a outros cabos usb com limite a 5 hubs e 5 cabos usb, o k faz no total 25 m de comprimento.

Depois de gastar os teus €€ todos para conseguires montar a rede, ainda tens que utilizar software à parte (por ex: Laplink) porque o windows não tem essa funcionalidade e as velocidades são baixas em relação as redes Ethernet.

Esta opção só é vantajosa para quem tem um pc portatil, ou se os 3 pcs tiverem proximos.

Ainda tens outra possibilidade para ligares pelo menos 2 dos 3 pcs sem recorreres a nenhuma das anteriores, ligando pela porta paralela ou de série com um cabo normal. Eu já experimentei fazer isso com vários OS da microsoft e cheguei a conclusão que para fazeres a ligação, a melhor opção é teres os sistemas operativos iguais, de preferência WinXp.

O win95 não trás software para fazer isso, o win98/Me é pela "Ligação directa por cabo" e não consegues "distribuir" internet (depois de várias tentativas eu não consegui), com o win2000 é pelas ligações de acesso telefónico e de rede (consegues "distribuir" internet mas, não sei porquê, não consegui ver as partilhas), com o winxp consegui fazer tudo o k uma rede ethernet normal faz, só com a excepção de teres velocidades de 4Mbps e teres que utilizar um protocolo compatível com IPX/SPX/NetBIOS, em vez do "tradicional" TCP/IP.

Ainda não me informei bem, mas acho que é possivel ligar mais que 2 pcs pela paralela/serie e sem problemas de comprimento dos cabos. É sem duvida uma opção a ter em conta visto que não sai muito caro e a velocidade de ligação, embora baixa, é suficiente para quem quer ter net em dois pcs com uma unica ligação e jogar uns joguitos em LAN.
sEnD2u
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Fev 25, 2003 23:06

Redes

Mensagempor Uran » Quarta Jul 09, 2003 23:01

O cabo de ke falei ñ é um cabo USB normal é um especial no entanto barato, fácil de utilizar e mt pratico permite (cm ja tou farto de dizer) é cm uma rede normal....

O cabo custa pouco mais de €30 o que é bastante + barato que um router p.ex.

No caso de pc's portateis, esqueçam os cabos! e viva o bluetooth!

:? pk é k tem de por "novato"?.....
..move on..
-( Projecto Uranio )-
Uran
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor alfatek » Quinta Jul 10, 2003 2:53

quando falo em usar um router ou um hub ou switch é precisamente para evitar o que falas sEnD2u ;)

é que ligação via porta paralela funcionar, funciona... mas configurar 3 pcs em rede em k alguns estão ligados via porta parelela, outros por placa de rede normal, dps com um pouco de sorte OS's diferentes...... n digo que não dá mas, queres ter mesmo esse trabalho todo? é que se fores para o Mac trabalhar as horas k perdes a meter a config disso toda bem já te paga bem o preço do router ;)

para além k o router knd kiseres sp podes ligar + pc's, e é dakelas coisas k podes manter ctg por vários anos sp com utilidade (ou então compra hub pk é mais barato k switch e sp dá tmb pra fazer umas lans em casa de amigos :P )
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor bcunha » Quinta Jul 10, 2003 9:28

O cabo usb para fazer rede entre 2 pcs pode ser bom quanto a simplicidade mas para velocidade como sabem nem o usb2 chega para uma rede de 100, por isso ...

sEnD2u:

quanto a não conseguires partilhar com os outros windows mais antigos, tens de ter pelo menos um winxp ou um 2000 e com o cd de instalação à uma opção para configurar 98/95 para serem clientes da partilha ou então usas ISA Server configurando proxy nos clientes podendo assim ser qualquer aplicação que suporte proxy.
bcunha
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Out 02, 2002 9:26

Mensagempor Speed Dragon » Quinta Jul 10, 2003 11:44

Bem, eu tenho um cabo USB, que na altura custou-me 12 Contos, quando comprei o meu poratil, e nunca funcionou, e os drivers eram imcompativeis com o Windows XP pois fazia reniciar muito o meu PC. A unica coisa que consegui fazer com o cabo foi transferir net, mas a unica coisa a dar foram os programas P2P.

Esta semana, acho que vou comprar o monitor, e vou testar o Computador aqui em cima, pois o Desktop 2000+ e o Portatil vão ficar aqui em cima, enquanto o PC da minha sig, vai para o comercio.

Ou vou comprar uma HUB ou compro um ROUTER, mas secalhar vou optar pela Hub.
... Then a japanese tuning company spend a 150.000£ on the engine ...
... so now develops a 1.000 Break Horse Power!
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
... Semtex with a Steering Wheel!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Registado: Sexta Mai 23, 2003 15:36

Mensagempor Taxus » Quinta Jul 10, 2003 12:49

nem o usb2 chega para uma rede de 100, por isso ...

Na verdade, o USB 2 funciona a 418 mbps por isso chega bem para uma rede de 100 mbps. O q acontece é que mesmo com uma rede de *apenas* 100 mbps (que é o meu caso) nunca chegas a fazer downloads/uploads dentro da rede aos esperados 12 mb/s

Continuo a achar q todas as opções do genero porta paralela, serie, usb sao boas apenas para ligações temporarias. Alem de, a longo prazo, haver 90% de hipoteses de haver problemas de configuração, há ainda o problema da segurança.
Speed Dragon, pensa bem se queres mm o Hub, nao sei qual vai ser a disposição dos computadores, mas acredita que é muito "confortavel" ter um Router. Nao precisas de ter nada ligado 24/7 e nao precisas de configurar absolutamente nada. Ligas o cabo e está feito!
Como já disse, tenho um router mas já experimentei usar um Hub e nc cheguei a conseguir por a ciosa a funcionar (se bem q na altura ainda n existia Win XP nem 2000)

Segundo o que eu sei a rede só é bidireccional quando o cabo de rede é "retorcido2 ou uma coisa do genero... n percebo nada disto mas penso que foi isto que me disseram. É vdd?

Sim, é verdade. O que não é verdade é o "fogo de artificio" se ligares duas placas de rede com um cabo sem ser torcido
KaoS Contingency UT2k4 clan
http://www.kaos-eu.com/
Msn Taxus@netvisao.pt
Taxus
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Set 11, 2002 3:33

Mensagempor alfatek » Quinta Jul 10, 2003 17:57

hi taxus,

Acho que actualmente com WinXP e mesmo WinME (eu sei k é mau) partilhar a internet numa rede, graças ao hub, já não é muito complicado e segundo o que tenho visto de outras pessoas que até nem percebem mto disto, tem corrido tudo OK graças aos wizards que o XP tem.

Agora o Speed Dragon é que tem de decidir se a diferença de preço para o router compensa ou não. (sim o router é bem mais simples de usar ;) )
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor Speed Dragon » Quinta Jul 10, 2003 19:53

Bem, esquecime de dizer que o Portatil ta a 1m do PC e o outro PC vai fikar a 30m. O desktop 2000+ é o PC que mais esta ligado em toda a casa, pois logo vai ser o servidor. Tambem tou a pensar em montar lans de Raven Shield e Moto GP 2 :D

Acho que vai ser a melhor solução ...
... Then a japanese tuning company spend a 150.000£ on the engine ...
... so now develops a 1.000 Break Horse Power!
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
... Semtex with a Steering Wheel!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Registado: Sexta Mai 23, 2003 15:36

Mensagempor sEnD2u » Sexta Jul 11, 2003 19:22

Taxus Escreveu:Sim, é verdade. O que não é verdade é o "fogo de artificio" se ligares duas placas de rede com um cabo sem ser torcido

Acho que ninguem neste forum falou em fogo de artificio se ligares duas placas de rede com um cabo sem ser torcido... Falou-se sim foi se ligares por usb. Se fizeres a ligação sem crossover fazes um curto-circuito nas duas fontes de alimentação, visto que a usb tem tensão com uma intensidade 500mA.
sEnD2u
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Fev 25, 2003 23:06

Mensagempor de la Vega » Sábado Jul 12, 2003 12:56

Quanto ao cabo usb networking vi ontem um no carrefour a cerca de 58€.
DFI LanParty SLI-DR; AMD San Diego 3700+; 1024Mb (2*512 Twinmos speed pc3500); Geforce 6600GT; Hitachi 160Gb SATA; DVD LG; DVD+/-RW Samsung; Thermaltake Soprano + Pure Power 480W | Acer Aspire 1350
de la Vega
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Fev 21, 2003 15:30

Mensagempor Elohim » Sábado Jul 12, 2003 17:00

Um hub USB 2 de 4 portas não serve?

Conceptronic HUB 4 Portas USB 2.0

Na chiptec pode-se arranjar a versão usb 1.1, a 25 euros.

Os únicos requisitos que pedem é, naturalmente, a porta USB.
Elohim
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Mar 13, 2003 22:40

Mensagempor Taxus » Sábado Jul 12, 2003 17:07

Speed Dragon Escreveu: Tambem tou a pensar em montar lans de Raven Shield e Moto GP 2 :D

Se vais jogar Raven Shield em Lan e se por acaso a cópia nao for original, tem cuidado com isto
We want to warn you, this product contacts the developer on multi

LAN play, so if you want to play LAN, remember to disconnect your

internet - the game will timeout and allow multi LAN play, and you

will be safe.

Quanto ao fogo de artificio, my mistake! :oops:
KaoS Contingency UT2k4 clan
http://www.kaos-eu.com/
Msn Taxus@netvisao.pt
Taxus
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Set 11, 2002 3:33