Ligar portatil directamente ao desktop

Coloque aqui as dúvidas na compra entre várias marcas de portáteis ou todas as questões das marcas que não tem um fórum individual.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Ligar portatil directamente ao desktop

Mensagempor vinhas » Sexta Dez 31, 2004 20:13

Sou novo nestas andanças de portateis e gostaria de ligar o meu portatil ao desktop de forma directa, para poder trocar ficheiros entre eles. ja consultei o search mas nao consegui descobrir nenhuma soluçao que se adequa-se ao meu problema.

Como nao entendo nada disto, vou descrever o material que possuo:

-1 cabo rj45 de cor branca (nao sei ver se e crossover ou nao)
-1 cabo rj45 cinzento (nao sei se e crossover)
- o portatil tem uma entrada que diz LAN
- o pc tb so possui 1 entrada destas.
-o meu modem adsl tambem só tem uma entrada ethernet

presumo que nao seja atraves do modem adsl que se faça a ligaçao, pois so possui uma entrada LAN. Como nao tenho router nem placa de rede, tenho de ligar os dois um ao outro.

Como é que configuro isso? ja fiz varias experiencias mas os pcs nao se detectam um ao outro....

alguem me pode ajudar, plz? Conhecem algum site com imagens explicativas de como confgurar esta ligaçao?

obrigado pela paciencia
vinhas
Novato
Novato

Registado: Quarta Dez 29, 2004 0:50

Mensagempor Tretabyte » Sábado Jan 01, 2005 5:59

Boas,
vais ter de ligar os pcs por cabo crossover e configurar o ICS e o file sharing para poderes partilhar e aceder às coisas.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor marcio » Domingo Jan 02, 2005 22:14

Podem usar cabo firewire que é bem mais rápido, +elo menos é o que eu uso passar passar entre o meu desktop e o portatil
marcio
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Jan 28, 2004 18:39

Mensagempor Mercy_PT » Domingo Jan 02, 2005 22:53

Marcio -> Pois isso se o desktop tiver firewire certo?

Vinhas -> é como o Tretabyte diz. Acrescento no entanto que pelo que dizes não vais conseguir ter internet ao mesmo tempo nos pc's. Excepto se o teu modem tiver ligacao usb.

Se já tentaste ligar os cabos aos pc's e não deu nada é porque provavelmente os cabos que tens não são crossover. Logo quer keiras ker não vais ter k fazer algum investimento. Seja ele de tempo (a aldrabar um dos cabos que ai tens por ex - bad solution) ou a comprar um cabo crossover ou hub/switch/router (investimento de money que depende da intencao da rede)
Cruising life......in low speed...
Imagem
Mercy_PT
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Set 14, 2004 14:33

Mensagempor ricardoa80 » Segunda Jan 03, 2005 2:05

Bem vamos la ver então o que se pode fazer...

Se tens cabos rj45 e se em ambos os pc's tens placa de rede então não te vai custar nada fazer isso!

Se utilizas o windows xp em ambos os computadores então a ligação de rede é imediata ou quase! Experimenta ligar os cabos em ambos os pc's e no canto inferior direito deve-te aparecer a indicação de uma nova ligação de rede! Se não aparecer ou se no windows explorer não reconhecer a rede basta que no control panel configures a nova ligação!

Se por outro lado não tiveres o windows xp nos 2 pc's entao vais ter que definir ip's e gateways em ambos os pc's....depois disso é so transferir os files como referiste!
Thermaltake Tsunami Dream(black)
AMD 64 x2 3800+ Thermalright XP-90
Asus A8V Deluxe || 3 Gb Gskill ZX || Seagate 200 Gb 8 Mb + Seagate 320 Gb
LCPower Arkangel 850W
NEC 4550+Compaq LTN 486S
xfx 6600GT
ricardoa80
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Dez 07, 2004 2:51

Mensagempor Kayn » Segunda Jan 03, 2005 6:00

Passo a passo:

1º -> Certifica-te ke tens as placa de rede activadas(as tais saidas rj45). Vai a Menu iniciar -> painel controlo -> sistema -> hardware -> gestor dispositivos. Procura a parte das placas de rede e certifica-te ke o icon da tua placa nao tem nenhuma cruz vermelha ou um ponto de exclamacao amarelo em cima. deve aparecer um iconzito verde sem mais nada. Se nao encontras nepia de placas de rede, entao tens ke instala-a primeiro. Deve ser uma placa integrada com a tua motherboard por isso sugiro ke instales o cd ke veio com ela. Se é uma placa de rede externa, deves ter algures uma diskete/cd com os drivers pra instalar. Tb devem trazer instrucoes, por isso daki pa frente vou admitir ke tens as placas de rede bem instaladas.

2º -> vou partir do principio ke tens o winxp. se nao tiveres, este passo tb é semelhante nos wins anteriores.
Menu iniciar -> Painel Controlo -> Sistema -> Nome Computador -> Alterar. Deves tar a ver uma caixa ke diz grupo de trabalho. Podes meter o ke kiseres aí, mas convem ser = nos 2 pcs. podes meter uma coisa simples como um "1".

3º -> Descobre "Os meus locais na rede" no teu windows. No xp podes encontra-los/mete-los carregando com o butao direito na barra do menu iniciar -> propriedades. investiga um bocado a janela ke aparece ke vais encontrar uma caixa pra marcar ke faz com ke aparecam "os meus locais..." no menu iniciar.

4º -> Abre "os meus locais na rede". Usa o "assistente de configuracao de rede" ke ta la pra configurar a rede local. Akilo tem passos bastante bem descritos, por isso, geralmente basta ler bem o ke la diz e fazer as escolhas certas.

Re-inicia sempre ke ele pedir.

Agora depende se os teus cabos sao crossover ou nao. Se forem, é so ligar um pc ao outro e ta feito. deve dizer qse imediatamente ke esta ligado um cabo de rede. Senao, das 2 -> 1:

- Compras/fazes um cabo crossover (so trocar alguns fios de posicao na ponta do cabo)

- Compras um switch de rede (o meu suporta 5 pcs e custou 20€)

Com o switch (pelo menos com o meu) o cabo ke usas é irrelevante. ele usa qq dos 2 tipos de cabo da mesma maneira. é so ligar os 2 pcs ao switch e ta feito.
Com o cabo crossover, ligas um pc directo ao outro e ta feito.

Qdo tiveres a msg do "cabo de rede ligado" tens ke partilhar qq coisa no teu pc:
Carregas em cima (butao direito rato) duma pasta ke tenha ficheiros ke kerias partilhar e escolhes "Partilha e Seguranca". Em baixo tem um aviso sobre as partilhas. carrega em cima do aviso e escolhe "apenas partilhar a pasta", ou coisa parecida.
Depois marcas a 1a caixa ke aparece "partilhar esta pasta na rede" e, se kiseres poder apagar ou meter coisas nesta pasta a partir do outro pc, marca tb a 2a caixa "Permitir aos utilizadores da rede modificar ficheiros"

Faz isto nos 2 pcs a abre, outra vez, "os meus locais na rede". Depois vai para "toda a rede" -> Rede Microsoft Windows -> "nome ke deste ao teu grupo em cima" nesta janela deve aparece o teu pc com a pasta partilhada. O outro pc deve aparecer aki tb, mas pode demorar ate uns minutos ate o poderes ver e aceder. podes ir fazendo refresh ate estar.

E axo ke está mais ou menos tudo...

Se kiseres configurar o pc pra poderes aceder a net a partir do outro pc, com um modem usb, é mto simples, se tiveres tudo isto ke eu disse a funcionar bem. é so ir as propriedades da ligacao à net e dizer pra partilhar a ligacao à internet com os outros gajos da rede marcando uma caixita ke diz isso mesmo ke ta la.
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor Tretabyte » Segunda Jan 03, 2005 23:22

Boas,
Kayn ta tudo correctissimo mas acho que tares logo a dar o peixe em vez de ensinares o gajo a pescar é que ... pronto ... é aquela base.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor Kayn » Terça Jan 04, 2005 0:38

bem, isto é um forum de ajuda, nao é? :P

isto faz me lembrar a universidade, onde em vez de ensinarem a fazer dizem as pessoas pra fazer sem ensinar e cada um ke se amanhe. como n axo ke esse sistema seja o mais correcto, explikei o que ele pediu com mais pratica e menos teoria :)
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor dinisb » Terça Jan 04, 2005 16:29

Boas, ate me ajudas-te a min!!!!! ou quase!!! tenho todo o material e apareçe lá tudo mas quando vou a locais de rede nao vejo lá o outro pc!!!! pode ser da firewall???' tenho a do windos desligada mas tenho uma segate, e acho que nao sei desligar aquilo. demora muito pra aparecer nos "meus locais na rede" o outro pc??? é que espero 2 minutos e nao apareçe nada!obrigado
dinisb
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Out 30, 2004 16:30

Mensagempor Mercy_PT » Terça Jan 04, 2005 16:49

Abre o meu computador e escreve no endereço

\\nome_do_outro_computador

Se abrir estao ligados em rede. Efectivamente pode ser da firewall depende da configuração que tens nela. confirma nas propriedades de rede (Painel de controlo->Sistema) se estão no mesmo workgroup

já agora dependendendo da rede demora algum tempo a aparecem por vezes os pc's na vizinhança da rede mas 2 minutos é tempo suficiente pra tomar cafe e demasiado para esperar que apareçam os pc's
Cruising life......in low speed...
Imagem
Mercy_PT
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Set 14, 2004 14:33

Voltar para Portáteis - Geral

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante