Rede domestica usando uma linha adsl

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Rede domestica usando uma linha adsl

Mensagempor thufir » Sexta Jan 07, 2005 0:27

Ola a todos,

Tenho de ligar dois computadores em rede e ambos com internet. a unica coisa q tenho agora e o modem adsl da oni duo. O modem so tem uma saida usb... Que tipo de material me recomendam para criar a rede, usando pouco dinheiro? Gostava de aproveitar o modem mas nao estou a ver como, tendo apenas uma saida USB... ah e um dos comps ficar como gateway nao é opção.

Duvida: se usar um router como e q modem fará a ligação à net? É que em netcabo o modem trata de tudo mas ja vi que no adsl temos de fazer uma ligação telefónica...

Thanx

Thufir
Desktop: AMD Athlon XP 2400+, 1024 RAM, GeForce TI 4200, Monitor 19'', som 5.1 Audigy
Laptop: Pentium IV 2.4, Marca Branca, 512 Mb, Monitor 14'', crappy display card (mas para trab é uma maravilha!!)
Laptop do momento: Targa Traveller 811!!! Ja está... mesmo bommm! E agora com com 1 giga de RAM!!
thufir
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Set 15, 2004 8:52

Re: Rede domestica usando uma linha adsl

Mensagempor [PT]CableGuy » Sexta Jan 07, 2005 0:54

thufir Escreveu:...se usar um router como e q modem fará a ligação à net?
Se usares um router , não precisas do modem.
O problema é de facto a ligação USB , que impossibilita outro tipo de partilha , sem ser atravéz de um PC gateway. :(
Portanto o melhor é começar a procurar um router ADSL para poder partilhar a internet sem inconvenientes e mais protegido. :wink:

PS: Vale a pena o "investimento"...pois não precisas de "comprar" firewalls para os PC da rede interna. :roll:
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Registado: Domingo Mai 30, 2004 16:26

Mensagempor Kayn » Sexta Jan 07, 2005 2:59

Nao era mais economico aproveitares o teu modem pra ligar 1 pc a net e pela rede interna ligares um ao outro directamente? tem a desvantagem da tal gateway onde 1 tem ke tar ligado pro outro ter net...

um router nao é mto caro, mas tb nao é propriamente barato...

Com um router ligas a net direto a partir dele e depois é so ligar por rede os 2 pcs ao router. de facto assim, a net de 1 é independente do outro, mas o teu modem actual nao vai ter uso nenhum...

Só com o modem da oniduo (um preto nao é?) nao vais la....
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor thufir » Sexta Jan 07, 2005 8:20

Pois era o q eu pensava... a minha duvida surgiu pq existem Routers com Modem ADSL e Routers sem Modem que tem uma porta WAN... talvez pudesse haver um Router com uma porta usb ao inves da WAN...mas enfim parece q nao... ou havera? :D

Thanx

Thufir
Desktop: AMD Athlon XP 2400+, 1024 RAM, GeForce TI 4200, Monitor 19'', som 5.1 Audigy
Laptop: Pentium IV 2.4, Marca Branca, 512 Mb, Monitor 14'', crappy display card (mas para trab é uma maravilha!!)
Laptop do momento: Targa Traveller 811!!! Ja está... mesmo bommm! E agora com com 1 giga de RAM!!
thufir
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Set 15, 2004 8:52

Mensagempor metralha761 » Sexta Jan 07, 2005 10:55

thufir Escreveu:Pois era o q eu pensava... a minha duvida surgiu pq existem Routers com Modem ADSL e Routers sem Modem que tem uma porta WAN... talvez pudesse haver um Router com uma porta usb ao inves da WAN...mas enfim parece q nao... ou havera? :D

Thanx

Thufir

Isto era uma maravilha, se não fosse os modems usb controlados por software.

A porta WAN é pa se ligar uma rede externa e com firewall a rede interna fica protegida da externa.

Dependendo do nº de computadores, se forem 2 basta os 2 terem placa de rede e um cabo cruzado tens a solução resolvida. Caso contrario, vais precisar de um hub/switch e 1 cado directo para cada PC.

Depois tens o problema do gateway, podes usar a partilha de internet do windows, não é mt potente e nao tem protecção, para te protegeres podes usar uma firewall.

Um router adsl é a melhor opção, ou router + um modem adsl com saida ethernet, neste ultimo tens a vantagem de poderes usar o router pa outros fins, kando deixares de ter adsl.
Passei por uma loja (Worten) vi la um samsung 171s tao lindinho e bonitinho :) a sorrir pa mim :D e não resisti .....

www.metralha761.net

Malta toca a ir po irc.ptnet.org po canal #HCP
metralha761
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Jul 12, 2003 17:18

Mensagempor Tretabyte » Sábado Jan 08, 2005 5:37

Boas,
metralha761 Escreveu:
thufir Escreveu:Pois era o q eu pensava... a minha duvida surgiu pq existem Routers com Modem ADSL e Routers sem Modem que tem uma porta WAN... talvez pudesse haver um Router com uma porta usb ao inves da WAN...mas enfim parece q nao... ou havera? :D

Thanx

Thufir

Isto era uma maravilha, se não fosse os modems usb controlados por software.

A porta WAN é pa se ligar uma rede externa e com firewall a rede interna fica protegida da externa.

Dependendo do nº de computadores, se forem 2 basta os 2 terem placa de rede e um cabo cruzado tens a solução resolvida. Caso contrario, vais precisar de um hub/switch e 1 cado directo para cada PC.

Depois tens o problema do gateway, podes usar a partilha de internet do windows, não é mt potente e nao tem protecção, para te protegeres podes usar uma firewall.

Um router adsl é a melhor opção, ou router + um modem adsl com saida ethernet, neste ultimo tens a vantagem de poderes usar o router pa outros fins, kando deixares de ter adsl.

ta tudo dito.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes