Primeiros resultados

Dúvidas, experiências, resultados e entre-ajuda...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Primeiros resultados

Mensagempor ricardoa80 » Quinta Fev 10, 2005 13:23

Boas pessoal!

Bem, resolvi com a ajuda do pessoal aqui do forum e via MP's de alguns membros dedicados iniciar um pequeno OC no meu processador.
Como nesta area sou completamente "azenha" resolvi pedir ajuda para não fazer asneiradas da grossa!

Vou deixar aqui os 1ºs resultados que obtive e algumas questões que penso serem importantes.

Nota: Estes valores foram obtidos com o cooler de origem da AMD

Por enquanto só mexi no FSB de acordo com o que está abaixo indicado:

FSB: :arrow: origem:200 OC:214 (vai ate aos 215)

Com esta alteração passei o clock dos originais 1800Mhz para cerca de 1950Mhz.
As temperaturas em full load rondam os 42 graus (cooler de origem).
Corri o cpuHot tester durante 1 hora e o sistema aguentou sem problemas.

As minhas questões são:

:arrow: Para aumentar mais o OC vou ter que mexer no Vcore certo? Agora está em default. Até que valores posso aumentar??

:arrow: O valor final do OC ao processador depende em alguma coisa do OC que se faça ou não às mems?

:arrow: Até que temperaturas posso considerar seguro ir com este cooler no meu processador?

O meu sistema está na signature :wink:

Obrigado
Thermaltake Tsunami Dream(black)
AMD 64 x2 3800+ Thermalright XP-90
Asus A8V Deluxe || 3 Gb Gskill ZX || Seagate 200 Gb 8 Mb + Seagate 320 Gb
LCPower Arkangel 850W
NEC 4550+Compaq LTN 486S
xfx 6600GT
ricardoa80
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Dez 07, 2004 2:51

Mensagempor Nukke » Quinta Fev 10, 2005 14:31

Para aumentar mais o OC vou ter que mexer no Vcore certo? Agora está em default. Até que valores posso aumentar??

O meu processador foi beeeemmmmmm mais que isso com vcore default. Em princípio não deves ter de te preocupar com isso para já... (no entanto a minha motherboard é diferente da tua...)

Nukke. ;)
I was five and he was sixWe rode on horses made of sticksHe wore black and I wore whiteHe would always win the fightBang bang He shot me downBang bang I hit the groundBang bang That awful soundBang bang My baby shot me down
Nukke
Moderador
Moderador

Registado: Terça Jan 20, 2004 19:23

Mensagempor ricardoa80 » Quinta Fev 10, 2005 15:01

Então mas vamos lé ver uma coisa....o meu multiplicador já vem de fabrica no maximo ou seja em 9.0x

Como meti o FSB em 215 (máximo) tenho: 9x215=1935

O CPUZ diz-me 1936.8Mhz....ou seja está correcto certo?? não mexi no Vcore. Ainda está em default. Nestas condições como é que o teu processador deu muito mais? não entendo... :?

Como é que posso fazer agora para aumentar mais o clock?? é ir aumentando o Vcore certo? mas até que valores é que é seguro faze-lo??

Cumprimentos
LCPower Arkangel 850W
NEC 4550+Compaq LTN 486S
xfx 6600GT
ricardoa80
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Nukke » Quinta Fev 10, 2005 15:08

Deu-me muito mais sem mexer no vcore, mas obviamente aumentando sucessivamente o FSB, ou seja, com vcore default atingi valores muito superiores a 1935 mhz..

Nukke.
I was five and he was sixWe rode on horses made of sticksHe wore black and I wore whiteHe would always win the fightBang bang He shot me downBang bang I hit the groundBang bang That awful soundBang bang My baby shot me down
Nukke
Moderador
Moderador

Mensagempor ghost_matrix » Quinta Fev 10, 2005 15:14

pois, so ke o ram do Nukke connseguem aguentar mais OC e acompanhar melhor o cpu
ghost_matrix
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Fev 16, 2004 20:29

Mensagempor Nukke » Quinta Fev 10, 2005 15:29

Sim... mas isso não tem nada a ver... eu a partir de certo momento usei divisores porque a RAM não aguentava...

Nukke.
Nukke
Moderador
Moderador

Mensagempor gon » Quinta Fev 10, 2005 17:59

Se nao tou em erro essa board tem a opçao de pores o vcore automatico. E o que eu uso e ate agr tem dado bons resultados. Ou e a esse que te referes quando falas em default?
Proc: P4 3.0Ghz @ 3750Mhz cooled by Zalman CNPS7000B-Cu
MB: Asus P4C800-Deluxe / Ram: 1024 PC3200
VGa: Fx 5700 256Mb (Club3D) / HD: 120Gb Maxtor
Caixa: para breve (ou nao)
gon
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Set 26, 2004 13:29

Mensagempor ricardoa80 » Sexta Fev 11, 2005 0:50

quando falo em default quero dizer que tenho tudo em automatico....só aumentei mesmo o FSB...

A minha duvida agora é por que caminhos posso ir para melhorar resultados uma vez que fiquei um pouco desapontado com estes valores.

Cumprimentos
LCPower Arkangel 850W
NEC 4550+Compaq LTN 486S
xfx 6600GT
ricardoa80
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor arkannis » Sexta Fev 11, 2005 18:26

ricardoa80 Escreveu:quando falo em default quero dizer que tenho tudo em automatico....só aumentei mesmo o FSB...

A minha duvida agora é por que caminhos posso ir para melhorar resultados uma vez que fiquei um pouco desapontado com estes valores.

Cumprimentos

os caminhos...
é aumentar o FSB... e o Vcore

o esquema é sempre o mesmo:

Aumenta FSB --> Se Não está estável --> Aumenta Vcore --> Aumenta FSB --> Se Não está estável --> Aumenta Vcore......

o pior é quando este esquema começa a falhar e não resultar.
aí a culpa vai disparada ás memorias uma vez que tens uma boa fonte.

e agora tudo se resumo em experimentar. Exemplo:

Não consegues passar do FSB220, experimentas a reduzir a frequencia da memoria atraves de divisores e aumentas o FSB ate onde der (em priincipio ha-de dar muito mais), se o FSB230 com mems a 350Mhz é mais eficaz que FSB220 com mems a 400Mhz a escolha é obvia.

E depois ainda ha um factor a adicionar, os timings da mem, em principio tendo as mems a 350Mhz conseguiras uns timings muito baixos, que te irao aumentar o desempenho.

A grande dificuldade do OC resume-se ao equlibrio perfeito entre o FSB e a memoria.

nunca referi neste processo a temperatura, aí as coisas tornam-se obvias quando começam a ficar para o altinho:

--> Cooler novo
ou
--> STOP

posta todas as duvidas que tiveres :wink:
.
Imagem

P4 3.0E | Abit AI7 | 2x512 OCZ Premier Kit | GeForce 6800NU | WD 160GB SATA | Levicom Visible Power 450W
arkannis
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Set 11, 2004 13:09

Mensagempor Nukke » Sexta Fev 11, 2005 20:03

A minha sugestão:

Usando divisores que "previligiem" a velocidade do CPU, achas o máximo do CPU com vários vcores. Testas estabilidade e "decoras" os valores para cada vcore. Usando divisores que "previligiem" a velocidade das memórias achas o máximo das memórias, consoante o vdimm e os timmings, e procuras encontrar um valor que conjugue bem com o valor que pretendes usar no cpu, valor este que depende do vcore que vais usar, do cooling usado, da fonte, etc... Caso o CPU dê muito mais que as memórias, podes mesmo usar divisores no dia a dia. O importante é conheceres o que é que as memórias e o CPU dão, nas várias condiçoes (a nível de vcore, vdimm, timmings, etc...) e pensares qual os valores que melhor conjugam entre si e vão de encontro àquilo que pretendes.

Espero que se perceba o que escrevi :P

Nukke. ;)
Nukke
Moderador
Moderador

Mensagempor ricardoa80 » Domingo Fev 13, 2005 13:06

Pois o problema é que segundo o que me estão a dizer eu posso aumentar muito mais o FSB mas na minha BIOS o valor máximo de FSB que me aparece é o 215!

Por isso nunca posso utilizar os 230 como ai referiram!

Agora estou com FSB215 e tudo o resto em default....o sistema está estavel mas n ganhei quase nada..._ :cry: Acho que o caminho agora vai pelo Vcore....vou tentar!

Cumpriementos

EDIT1:Bem antes de mais queria pedir para não darem muita atenção ao que escrevi anteriomente neste post porque como já perceberam disse asneiras. O FSB não acaba aos 215....a escala vai até muito para lá desse valor, eu é que inda não tinha visto com atenção.
Mas a minha duvida agora é outra: Agora tenho o sistema estavel a FSB 210...mas se começo a passar desse valor (por pouco que seja) o sistema fica instavel e lá começa com os reboots.
Penso que agora tenho que começar a jogar com o Vcore certo? O meu problema é que na BIOS aparecem muitas opções para alterar voltagens mas Vcore não encontro por lá....o Vcore tem alguma coisa a ver com por exemplo o CPU Voltage??
Alguem me pode indicar se o Vcore por vezes pode estar indicado com outro nome??

Obrigado mais uma vez
Editado pela última vez por ricardoa80 em Domingo Fev 13, 2005 13:36, num total de 2 vezes.
LCPower Arkangel 850W
NEC 4550+Compaq LTN 486S
xfx 6600GT
ricardoa80
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Nukke » Domingo Fev 13, 2005 13:30

O valor máximo de HTT do CPU na Bios é 215? 8O

Acho que o caminho agora vai pelo Vcore....vou tentar!

Não vale de nada aumentares o vcore... O vcore em si não aumenta em nada a performance... e não me parece que por selecionares mais vcore vão aparecer opções novas de HTT . :?

EDIT: sem efeito devido á edição do post acima deste. :D

Nukke.
Editado pela última vez por Nukke em Domingo Fev 13, 2005 14:06, num total de 1 vez.
Nukke
Moderador
Moderador

Mensagempor arkannis » Domingo Fev 13, 2005 14:04

ricardoa80 Escreveu:EDIT1:Bem antes de mais queria pedir para não darem muita atenção ao que escrevi anteriomente neste post porque como já perceberam disse asneiras. O FSB não acaba aos 215....a escala vai até muito para lá desse valor, eu é que inda não tinha visto com atenção.
Mas a minha duvida agora é outra: Agora tenho o sistema estavel a FSB 210...mas se começo a passar desse valor (por pouco que seja) o sistema fica instavel e lá começa com os reboots.
Penso que agora tenho que começar a jogar com o Vcore certo? O meu problema é que na BIOS aparecem muitas opções para alterar voltagens mas Vcore não encontro por lá....o Vcore tem alguma coisa a ver com por exemplo o CPU Voltage??
Alguem me pode indicar se o Vcore por vezes pode estar indicado com outro nome??

Obrigado mais uma vez

essa instabilidade em principio deve ser pouco vcore :!:
Vcore = CPU Voltage

experimenta a aumentar aos poucos e vai fazendo o que eu ja disse, numa fase inicial, joga só com o FSB e o Vcore.
quando ja nao der, parte para o ajuste na memoria.
.
Imagem

P4 3.0E | Abit AI7 | 2x512 OCZ Premier Kit | GeForce 6800NU | WD 160GB SATA | Levicom Visible Power 450W
arkannis
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Set 11, 2004 13:09

Mensagempor Nukke » Domingo Fev 13, 2005 14:09

Não deve ser falta de vccore. Isso deve dar mesmo muitooooo mais sem mexer no vcore.

Usa divisores nas memórias (ou entao relaxa os timmings e aumenta o vdimm,mas o ideal é mesmo usares divisores nas memórias para elas não "estorvarem".)

Tens o PCI/AGP lock activado?

Nukke.
Nukke
Moderador
Moderador

Mensagempor ricardoa80 » Domingo Fev 13, 2005 14:10

Ok! Obrigado pelo esclarecimento!

Vou então tentar o que me estão a indicar.

Mas já agora...até que valores é seguro aumentar o VCore?? É que com voltagens é melhor saber o que estou a fazer! :lol:

Cumprimentos
LCPower Arkangel 850W
NEC 4550+Compaq LTN 486S
xfx 6600GT
ricardoa80
Membro Diamante
Membro Diamante

Próximo