Partilha Windows XP & Linux Fedora Core

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Partilha Windows XP & Linux Fedora Core

Mensagempor scud » Segunda Jul 18, 2005 21:25

Boas,
Como o título diz estou a tentar partilhar o conteúdo de um pc com o Linux Fedora Core utilizando o Samba server. Até aqui tudo bem. Através do Windows tenho acesso aos directórios partilhados no linux, o problema é quando tento lá colocar alguma coisa ou modificar alguma coisa. Apesar de na configuração do samba ter colocado READ e WRITE disponível para todos os utilizadores da minha lan, quando tento criar ou gravar alguma coisa no Fedora core através do Windows diz sempre que não consegue criar nada ora porque o disco deve estar cheio ou protegido contra escrita.
Alguém sabe como fazer para criar ficheiros e pastas à vontade através do windows? :?:
scud
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Jun 01, 2004 21:58

Mensagempor scud » Terça Jul 19, 2005 0:15

segui os passos todos daqui...
http://anubis.uji.es/doc/redhat-config-samba-1.0.16/
k me falta?
scud
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Jun 01, 2004 21:58

Mensagempor aeon » Quarta Jul 20, 2005 16:55

Não terá a ver com as permissões? Experimenta o seguinte: chmod 666 (ou será 777?) nome_da_dir_partilhada .

Bom, isto é apenas uma dica. Já não mexo em Linux há anos :)
aeon
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Jul 16, 2005 11:38

Mensagempor kebrus » Quinta Jul 28, 2005 14:01

olha que as permissoes no windows nao funcionam da mesma maneira, eu pelo menos nunca consegui permissoes diferentes para além de duas, aliás foi essa a razao que fez desistir de criar um server pelo windows xp, nao sei se o mesmo acontece com o 2003...

não assim não for alguem que me diga como se mete um chmod de por exemplo 755 no server windows xp
kebrus
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Abr 08, 2005 17:53

Mensagempor sLiNk » Quinta Jul 28, 2005 19:34

Queres que uma pasta ou um disco partilhado sejam acessiveis tanto num sitema operativo windows como num linux?
sLiNk
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Jun 26, 2005 20:54

Mensagempor Bore2Death » Quinta Jul 28, 2005 20:51

Para alem de dares de dares permissão de read and wirte no conf do samba tens tambem de dar permissão a nivel de filesystem (chmod e chown) para o pseudo-utilizador que o samba vai usar ao aceder esses ficheiros (provalvelmente um destes tres: nobody, guest ou samba)
Acer Aspire 1694WLMI (2ª geração)
Pentium M 760 a 2GHz
1 GB DDR2 400
Ati Radeon Mobility X700 128 MB
100 GB Seagate
Bore2Death
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Jun 14, 2005 21:37

Mensagempor aeon » Domingo Jul 31, 2005 18:56

kebrus Escreveu:olha que as permissoes no windows nao funcionam da mesma maneira, eu pelo menos nunca consegui permissoes diferentes para além de duas, aliás foi essa a razao que fez desistir de criar um server pelo windows xp, nao sei se o mesmo acontece com o 2003...

não assim não for alguem que me diga como se mete um chmod de por exemplo 755 no server windows xp

Erm... Segundo eu percebi, o scud quer aceder, criar ficheiros e directorias numa máquina com Linux instalado a partir de uma outra com Windows. Ou seja, ele tem de modificar as permissões na pasta partilhada no Linux e não no Windows.

Como o Bore2Death disse, não basta apenas meter READ/WRITE no conf do Samba. Também tem de se dar permissão a nivel de filesystem (chmod e chown).
aeon
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Jul 16, 2005 11:38

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante