Ati mobile 9000

Coloque aqui as dúvidas na compra entre várias marcas de portáteis ou todas as questões das marcas que não tem um fórum individual.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Ati mobile 9000

Mensagempor Mika21 » Sexta Dez 05, 2003 21:01

Boas...,Eu tenho um portatil com Ati mobile 9000, sera ke suporta o directx mais recente. e já agora vale a pena instalar o novo directx??
muito obrigado
Mika21
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Nov 25, 2003 22:25

Mensagempor Phoenix » Sexta Dez 05, 2003 22:30

A ATI M9 (Mobility Radeon 9000) tem um "core" DirectX 8.1.

Significa que suporta, via hardware, DirectX 8.1 e anteriores.

O directX mais recente é o DirectX 9 (a versão 9.1 deve sair no final do mês).

A M9 suporta DirectX 9 e superiores via software, isto é, as instruções que a placa não conhece são executadas pelo CPU (em alguns casos nem são executadas, dado o impacto na performance que isso provocaria).

Todo este bla ba bla para dizer que com jogos DirectX 8.1 e anteriores, não tens qualquer problema, mas em jogos que utilizem DirectX 9 (começaram a sair em Setembro), a placa irá progressivamente revelar-se incapaz de executar instruções gráficas mais complexas...

Não esperes correr Doom 3 ou Half-Life 2 razoavelmente com essa placa.

Eu dou-te um exemplo pessoal: A minha Geforce2 é DirectX 7. Desde que começaram a sair jogos que usavam o DirectX 8, 8.1, a placa tem-se revelado insuficiente, visto o processador executar lentamente as instruções DirectX que a placa não suporta (é um CPU, não um GPU...).
Há poucos dias, recebi o primeiro aviso: não posso jogar o Prince of Persia porque a placa não tem Pixel/Vertex Shaders, que é tecnologia recente. Há coisas que nem o processador poderia executar em modo software...

Porque é que julgas que anda tudo aflito (falo por mim, pelo menos, mas sei que há mais) com a M10 (Mobility Radeon 9600)? O seu "core" já é DirectX9, o que irá prolongar substancialmente o tempo de vida da placa!

Um exemplo concreto: Windows LongHorn. O novo sistema operativo da Microsoft já pede no mínimo dos mínimos DirectX 7, e o recomendado é DirectX 9.

E todos nós sabemos o que a Microsoft quer dizer com o mínimo dos mínimos: basta reparar que o mínimo que eles aconselham, de RAM, para o Windows XP é 128MB... só que para conseguir trabalhar nele é preciso pelo menos 512MB...

(sorry pelo testamento... :wink: )
Phoenix
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Jun 26, 2003 22:25

Voltar para Portáteis - Geral

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante