Samsung HD160JJ SATAII... lento!

Discos rígidos e tudo o mais que seja armazenamento...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Samsung HD160JJ SATAII... lento!

Mensagempor Kayn » Segunda Out 10, 2005 19:17

Comprei a pouco tempo o disco Samsung HD160JJ Sata II que anuncia velocidade de 3Gbit/s (ke devem ser cerca de 300Mb/s). (e sim, eu sei ke SATA II nao existe, é um engano de denominacao e nao ker dizer os 3Gb/s de velocidade)

Bom, o que se passa é ke instalei o disco e fiz uns testes de velocidade.
Tentei varios programas, mas fikei-me pelo HD Tach que axei bastante bom.

Testei o meu disco anterior (Seagate 120 IDE UDMA5 - Ultra100) e deu nisto:

Imagem

Bom, devia dar mais um bocado, mas como velocidade nunca foi muito o forte deste disco...

E depois testei o Sata. O resultado, com os drivers v6.53 da Nforce deram nisto:

Imagem

muito aquem do esperado. Francamente nao tava a espera dos 300mb/s mas um disco Sata que anuncia 3Gb/s fazer pouco melhor que um IDE, diz me ke qualquer coisa nao esta bem.

Podiam ser os drivers, por isso actualizei pros mais actuais disponiveis no site da Nvidia - v6.66. INDA DEU PIOR!! perdi cerca de 5mb/s em cada disco!! mas ke se passa aki!? anda a nVidia a inventar cos drivers?!

Entretanto fui ver as configs dos discos ao painel de controlo e descobri ke ja havia um speed test integrado nos drivers, ke de nisto:

Imagem

Que é o mesmo ke o HDTach me disse, o que ker dizer ke nao esta a ser um erro de leitura.

Fui ver umas reviews ao disco por varios sites, sendo a Anandtech o meu preferido. Nao foi dos discos mais rapidos nos testes com a concorrencia, mas isso pouco importa. A samsung anuncia 300mb/s e nao 60! pelo menos perto tem ke ficar. La diziam ke tiveram ke ir buscar uma ferramenta (Feature Tool) ao site da Hitachi pra por os discos da review a bombar a 3Gb. Eu fiz isso, mas a unica coisa ke isto da pra fazer com este disco é gerir o barulho ke o disco faz, pq o resto o programa diz ke nao suporta o disco.

Alguem me consegue ajudar na kestao? tipo, um soft qq tipo feature tool pra Samsung ou uma config de ke me esteja a eskecer...
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor Kayn » Quinta Out 13, 2005 18:14

parece ke por aki, pouca gente percebe de discos... :P
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor Mamil0s » Sexta Out 14, 2005 10:00

A taxa de utilização do CPU é muito alta. O problema parece ser
da driver nVidia.
Eu tinha mais ou menos o mesmo problema, mas com um disco
IDE e não SATA.
Mudei para as drivers da Microsoft que vêm com o WindowsXP
e tudo melhorou... agora, não sei se o WindowsXP tem drivers
para SATA...

Tenta usar outra versão das drivers, mais antigas ou mais novas...
Imagem
Mamil0s
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Set 13, 2005 16:04

Mensagempor d@vidream » Sexta Out 14, 2005 10:47

Poix Kayn...
Eu já tive pra responder algumas vezes mas como n tenho uma ideia 100% correcta sobre isso...
É assim tb acho k seja prob do driver em si,pois o facto de os Hdd's SAMSUNG serem lentos já é do conhecimento geral,costumam ficar de meio pra baixo nos testes k já vi em vários sitios,agora assim tb acho abuso 8O 8O
Agora ou trocas de cabos SATA,do encaixe onde ele tá ,esperas por 1 driver mais recente(nem k mandes e-mail ao fabricante/forum do mesmo)a
queixar-te a ver :!: :!: pq n tou a ver outro meio....
Agora 1 coisa é certa usares software k vá mexer com o funcionamento interno da electronica do disco n me parece correcto e acho k está a desgastar o HDD de forma anormal(daí os ruidos k ouviste)tás a forçar material k fo pensado e testado de 1 forma,a trabalhar de outra mas...
Pode ser k + alguem te possa ajudar melhor!!!

:!: :!:
OBS:vê no forum do fabricante da tua BOARD

Fiquem 8)
PSU Be-Quit Dark powa 600w
CPU Q6600
MOBO ASUS P5k-E WiFi
RAM 4Gb Kingston HyperX
VGA Gigabyte 8800GT
HDD SEAGATE 320Gb S.P
SOM Audigy 2 ZS
DVD-RW BENQ 1620
All packed in CM STACKER830