O pessoal vamos la ver uma coisa:
1º Para que serve um fórum de um site? O HCP n é um fórum, é um site com um fórum de SUPORTE.
Infelizmente para nos o site n é tao dinamico como gostariamos, principalmente por falta de tempo e colaboradores sérios. Quando digo colaboradores sérios é malta q receba material para testar, faça a analise e se responsabilize por tudo (n tem nada a haver com as capacidades de cada um).
Como isso n tem sido possivel, o fórum adquiriu uma tal importancia q faz com que mt gente pense q o objectivo principal do projecto HCP é o fórum ... mas n é, nunca foi e duvido q venha a ser.
2º Visitem os grandes fóruns de suporte dos maiores sites de hardware. Anandtech, TomsHardware, Sharky, Tech Report, etc ... o nosso tem assim tanto spamm, q valha a pena fazer este alarido todo? Eu sinceramente, vejo um ou outro caso de spamm, mas geralmente toda a moderação é feita em relação ao imcumprimento de regras sobre entidades comercais e assuntos de legalidade dúbia! E isso é normal.
3º O ideal de um fórum de suporte de um site não genérico como é um caso, é ser como um centro de apoio ao leitor.
Idealmente a informação deveria ser dada no
www.hardware.com.pt, atraves de notícias, reviews, artigos, editoriais, etc ...
Um fórum é teoricamente um local de esclarecimento de duvidas, pedido de opiniões, etc ...
4º Discutir assuntos técnicos num fórum, é para mim desperdicio de informação e conhecimento. Seria mt mais proveitoso, em vez de abrir um tópico sobre determinado assunto, enviar uma noticia para o site e dps discutir a notícia. Quantos de voçÊs enviam noticias para o HCP?
5º Inda n percebi bem o objectivo disto tudo! O problema é o ambiente do fórum? Há mesmo assim tantos membros indesejáveis? É o nivel do fórum q está a baixar? O nivel de conhecimento do pessoal é assim tão baixo?
Querem q eu vos seja sincero? Eu ja disse isto ao Alfatek uma vez, o nivel do HCP nunca foi muito alto ... (quando comparado com fóruns de grandes sites de hardware), e a nossa vantagem estava essencialmente na vontade dos nossos membros em colaborar e em AJUDAR.
6º O HCP é conhecido por essa internet fora (tuga claro) n por ser um centro de reviews e informação de topo, mas por ser um optimo centro de apoio e ajuda sobre hardware e software.
N era bem isto que queriamos, mas foi isto q conseguimos, e n temos de deixar de ficar orgulhosos do que construímos.
7º Por favor, n façam disto um drama, e a dizer que vou sair do fórum pq o nivel é baixo, e q os gurus n vêm cá pq o nivel é baixo e n sei que ... pq para mim quem realmente gosta do projecto n deixa de ca vir só pq n há um fórum de elite.
8º As boas discussões podem continuar a ser tidas, e desafio aqueles q pensam o contrario a abrir tópicos com conteudo a ver se o pessoal n colabora! Parece q se refugiam atras destas criticas para n abrir esses topicos com interesse. É queapenas criticar n basta ... se querem melhorar q qualidade do fórum gostava de vos ver a tomar medidas e n apenas a propor.
Quantas thread com interesse tem aberto ultimanente? E se o pessoal q nada tem a dizer, for para la spammar, é simples pah ... tem aí o cartão amarelo e nos ca estamos para moderar.
Agora n digam é q, ah eu abrir se ouvesse um forum privado assim não? Mas entao porque?
9º Acham mesmo q o(os) tal(ais) fóruns são assim tão essenciais? Entao falem com o alfatek, assim q puderem, hoje JÀ, abram la isso e dps quero ver o resultado.
Se a qualidade do fórum aumentar assim tanto optimo.
10º Querem mais moderadores? Mandem mensagens ao alfatek a autoproporem-se como moderadores.
E finalmente, pq me deixou e tem deixado um pouco triste, ver certos comentários de certos membros ditos oldies, se deixaram de vir ao fórum pq dizem eles nada de interessante se tem cá passado ultimanente, gostava de saber o que é voçês tem trazido de interessante ao fórum. Quantas thread de discussão abriram no ultimo mês? Quantas noticias escreveram no ultimo mês?
Se os topicos q cá estao n sao interessantes, pq é q voces n abrem novos topicos com conteúdo e interessanteS?
Têm o direito de criticar, mas so criticar n serve de nada, há q trabalhar tb um pouco ... e n ficar à espera q sejam os outros a fazer tudo!
Desculpem la o desabafo, mas tem-me custado mt ouvir certas coisas (a maior parte delas fora deste tópico) em q parece q o HCP se está a tornar numa grande bosta ... custa para quem trabalha todos os dias, mesmo sem tempo, para empurrar isto la para cima!
Quantos moderadores têm visto por cá ultimamente? Eu n me estou a queixar de nada, so estou a dizer isto agora, mas tenho-me esforçado imenso por moderar o forum praticamente sozinho (pq os restantes moderadores pq motivos pessoaos n tem podido aparecer por cá), e dps a unica coisa q ouço é o pessoal a dizer ... precisamos de mais moderadores, o nivel do forum está baixo, é so spamm, os moderador é arrogante, insulta os membros q dão opiniõs, etc .... porra, custa pessoal!
Para mim a humildade é das melhores caracteristicas q alguem pode ter! Eu n tenho visto isso em certos membros mais velhos aqui no fórum!
Gimbras, mais uma coisa, se tu tens visto atitudes agressivas por parte de moderadores aos membros q propoem novas medidas, eu tb tenho visto mt insulto, agorrancia e falta de companheirismo de certos membros oldies em relação ao pessoal mais novo e com menos conhecimentos, o que me deixa bastante triste.
O unico membro guru q abriu uma thread de discussão no foruns de Artigos e noticias no ultimos Mês alem de ajudar constantemente o pessoal (na area dele claro) foi o Hideal, q por coincidencia é dos poucos membros de nivel superior q n vê grande necessidade de criar o tal HCP pro! Coincidencia ou nao? ... quem sabe! Mas ele pelo menos cumpre a sua parte, e se todos fizessem o mesmo, acreditem q o nivel melhorava e mt logo da noite para o dia.
Cada vez, fico com mais certeza q esse rapaz merece todas as letras do guru.