Fat32 ou NTSC?

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Fat32 ou NTSC?

Mensagempor hugoboss59 » Segunda Mar 06, 2006 15:04

É assim pessoal, o meu sistema de ficheiros do portatil é Fat32. Já vinha assim desde q o comprei, ou seja vinha pré instalado de fábrica...as usual. Ontem acabei de sacar uma cena da net q vinha em extensão rar. Abri-o com o winrar e akilo tinha vários rar's q se unem posteriormente para formar uma ISO. Quando estou já no processo de união dos files, dá um erros a dizer q o sistema FAT32 não suporta files c tamanho superior a 4gb!!! Ora o file, unido ocupa realmente mais q isso.

Só tenho um disco no portatil e com 2 partições. Ambas a FAT32. Não queria nada mudar, pq pra isso tenho de formatar e não me convém. Não haverá outra forma de o fazer??

Obrigado a todos
You pray to the Gods of creativity that you remain awake and alert and in command of your senses so that when the moments arrive... you're ready.
hugoboss59
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Dez 01, 2005 15:03

Mensagempor lordanubis » Segunda Mar 06, 2006 16:04

Realmente, o sistema de partições fat32 tem essa limitação de o maximo tamanho de um ficheiro nao poder ultrapassar os 4gb. Podes resolver isso facilmente sacando o partition magic e convertendo uma das partições (ou ambas, o sistema ntsc e melhor k o fat32 mm, so precisas dele se tiveres win 98), n perdes dados nenhuns
Asus P5E-VM D0
Intel Core2Quad Q6600
Team Elite 2*1GB PC6400
Seagate 250GB 16Mb
Win Vista/Mandriva 2009 (VM)
---------
Acer Aspire 4715
Intel Pentium Dual-Core@1,70ghz
2 GB
Ubuntu 8.10
lordanubis
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Domingo Ago 21, 2005 20:56

Mensagempor Gocho » Segunda Mar 06, 2006 16:30

É simples, basta ires a linha de comandos do windows e teclar 'help convert'. Convert, é o programa do windows para converter drives em fat32 para ntfs.. ;)

Já agora, não será ntfs?? Cumps
Gocho
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Set 10, 2004 0:37

Espero ter ido a tempo

Mensagempor Jomota7 » Terça Mar 07, 2006 11:54

OLA!

Moço, so precisas fazer isto, pra meteres as partições em NTFS (escreveste mal, na faz mal :D ):

:arrow: Fecha todos os programas
:arrow: Vai á linha de comandos(iniciar->todos os programas->assecórios->linha de comandos
:arrow: escreves : convert c:/fs:NTFS
:arrow: depois (já fis isto umas pouce de vezes...mas na me lembro de tudo; lolol) aparece algo a dizer se queres forçar a conversão, DIZES QUE NÃO, e depois ele te diz que faz no próximo reboot. e depois disso: fazes mm reboot
:arrow: C, E, D, etc, são as letras da unidade que vais converter. Vai ao meu computador e espreita o nome das unidades.

PS- O CONVERT NA APAGA NADA DO TeU DISKO. Está descançado, converte fat32 em NTFS e está tudo na mm depois. Lolol.

Vantagens do ntfs, muitas desde procura de fixeiros rapida a até comprimir ficheiros (só tinha o XP instalado, comprimi, e livertei cerca de 300MB, É obra_ :D )
Desvantagens: a correr jogos, soube ke não é tão bom quanto o fat 32, mas se é só isso o preço, prefiro ficar com NTFS pq na vi perda de desempenho nos jogos que corri.

Espero ter sido útil

Cia
I´m just love my pc and now more!
Jomota7
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Dez 03, 2005 11:39

Mensagempor Kayn » Terça Mar 07, 2006 12:27

Pra mim a grande desvantagem no NTFS (NeTwork File System) é o facto de ainda ser pouco suportado em Linux. Ler, na boa, escrever, só por conta e risco... enquanto que FAT32 é na boa. Isso e o facto de que certos ambientes DOS ou DOS-like nao veem mto bem, pelo menos so por eles, drives NTFS.

De resto, para quem so usa windows, penso que so tem vantagens. É um sistema de ficheiros bem conseguido.
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor Tretabyte » Quarta Mar 08, 2006 1:56

Boas,
Kayn Escreveu:Pra mim a grande desvantagem no NTFS (NeTwork File System) é o facto de ainda ser pouco suportado em Linux. Ler, na boa, escrever, só por conta e risco... enquanto que FAT32 é na boa.

ja à uns tempinhos que isso ja nao acontece, neste momento acedes sem problemas ate a nivel de escrita a NTFS por linux.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor Kayn » Quarta Mar 08, 2006 3:14

Eu disse ke era por conta e risco. Da ultima vez que quis saber qq coisa sobre o assunto foi a prai 2 ou 3 meses atras e tudo que era distro dizia que a escrita em NTFS em Lnx era bastante duvidosa e acarretava algum risco de qq coisa correr mal. Suponho que estava desactualizado em realacao a isso, entao. Nao pensei que em 2 ou 3 meses tivesse melhorado ao ponto de ser perfeitamente seguro escrever. Tens algum link sobre isso aí a jeito? gostava de ler mais sobre o assunto mas tou me a sentir ligeiramente preguicoso pra procurar informacao relevante... :P

Se assim for, ainda melhor.
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor hugoboss59 » Segunda Abr 10, 2006 11:31

Obrigadão Jomota7, através da linha de comandos converti fácilmente e sem grandes dificuldades o sistema de ficheiros.

Mais uma vez ... obrigadão a todos.
You pray to the Gods of creativity that you remain awake and alert and in command of your senses so that when the moments arrive... you're ready.
hugoboss59
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Jeremy » Terça Mai 09, 2006 11:58

Só uma correcçãozita:

NTFS = New Technology File System

Cumprimentos
Jeremy
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Jun 16, 2005 12:19

Mensagempor SuckThis » Quarta Mai 10, 2006 0:06

Jeremy Escreveu:Só uma correcçãozita:

Cumprimentos

Correcto!!! :wink:
SuckThis
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Fev 02, 2006 17:10

Mensagempor God_Like » Quarta Mai 10, 2006 8:22

SuckThis Escreveu:
Jeremy Escreveu:Só uma correcçãozita:

Cumprimentos

Correcto!!! :wink:

nem mais 8)
God_Like
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sábado Jan 22, 2005 19:03

Mensagempor hugoboss59 » Quarta Mai 10, 2006 17:16

Obrigado a todos pelos esclarecimentos e pela ajuda.
Cumprimentos
hugoboss59
Membro de Prata
Membro de Prata

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes