Tornar o barulho do computador totalmente silencioso

Computadores em pneus de tractor? É aqui o seu lugar...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Tornar o barulho do computador totalmente silencioso

Mensagempor AMD_MOBILE » Quarta Abr 12, 2006 17:57

Boa tarde a todos.
Este é o meu primeiro post, sou novo aqui.
Não sou entendido em computadores mas aquilo que pretendia fazer sei que é possível e para isso conto com a vossa ajuda.
O meu computador é um computador normalissimo em que a caixa já trazia fonte de alimentação que faz um ruido considerável para além do barulho irritante das ventoinhas que estão sobre o processador e junto à fonte de alimentação. Aquilo que pretendia era por o computador isento de ruido. Vi um sistema assim na casa de um amigo, não se notava diferença entre o computador ligado ou desligado, mas esse meu amigo disse-me que gastou cerca de 400 euros só para essa situação porque isso também obrigava a comprar uma caixa nova. Como o orçamento é bastante baixo o que recomendam tendo em conta o menor gasto possivel?
É para ter ligado durante a noite num quarto, por isso não pode fazer barulho....
Cumps
AMD_MOBILE
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Abr 12, 2006 17:53

Mensagempor PsicoPete » Quarta Abr 12, 2006 18:14

Se queres silêncio absoluto tens uma opção muito boa e não muito cara que é o Zalman Reserator. É um sistema de Water Cooling (WC) totalmente passivo (0 dbA; não tem ventoínhas) e que te mantém o PC a temperaturas muito aceitáveis.
Depreendo das tuas palavras que não queres fazer overclock nem nada dessas coisas por isso este é um sistema muito adequado às tuas necessidades.
Poderão existir outros sistemas de WC passivos já superiores ao reserator mas eu não estou muito dentro desse tipo de novidades.

Cumps.
Imagem
"Some men see things as they are and say why - I dream things that never were and say why not." - George Bernard Shaw
PsicoPete
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Ago 14, 2004 12:22

Mensagempor AMD_MOBILE » Quarta Abr 12, 2006 18:22

Dei uma vista de olhos mas não queria uma coisa a agua, até porque depois onde ia por o radiador? e se não estou em erro isso anda à volta dos 200 dolares.
O que me dizem à Fonte Thermaltake PurePower 350W+ PFC Fanless ?
AMD_MOBILE
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Posturas » Quarta Abr 12, 2006 18:22

Antes de mais, para alguém te poder ajudar tens que dizer que hardware tens.

Quase de certeza que vais precisar:

:arrow: Fonte de alimentação, duas hipoteses:
1. LC POWER 420W SILENT GREEN POWER.............. € 46.50
(e uma versão melhora das antigas LC POWER, com uma eficiencia anuciada superior a 80%)
2. Tacens Valeo 460W Active PFC ATX12V 2.0 - 0dB........ 59,25€
(esta deve ser mais silenciosa, mas como há pouco feedback sobre ela, não posso assegurar que seja tão boa como a LC)

:arrow: Caixa (tem mesmo que ser, se tiveres uma caixa com mau airflow, não dá para reduzir o ruído)
1. Antec SLK3000B................... €50,51
(Para mim, nesta gama de preços e para um pc silencioso, não há melhor escolha... pode ser feia, mas em insonorização e airflow é dificil de bater)

O que provavelmente terás de substituir:

:arrow: Disco rígido -- (se tiveres um disco barulhento, também vais ter que o substituir.

:arrow: Cooler da gráfica: se não tiveres uma gráfica com cooler passivo, também tens de adquirir um.

:arrow: Cooler do cpu: com a caixa nova, podes baixar as rpm da fan do cpu, e isso talvez seja suficiente para a deixares de ouvir, caso contrário prepara-te para investir mais.

Aconselho-te a dar uma olhadela neste site:

http://www.silentpcreview.com/
Posturas
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Mar 29, 2005 11:46

Mensagempor AMD_MOBILE » Quarta Abr 12, 2006 18:34

Infelizmente não sei ao certo o que tenho pois o computador com apenas 4 meses avariou e foi para a loja para trocar a bord.
Assim por alto tem:

- Disco Maxtor 250Gb ATA133 7.200rpm 16Mb
- Processador AMD Mobile
- Placa Grafica Radeon 9250 com saída DVI
- Memoria 512 MB
- Gravador DVD benq 1640
- Caixa com fonte de alimentação de 40 euros

Prentendia algo sem ventoinhas...
De preferencia não queria gastar mais de 125 euros e se possivel nao trocar de caixa
AMD_MOBILE
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Kayn » Quinta Abr 13, 2006 8:48

Podes usar uma solucao como a minha.

Como fonte, uma BeQuiet DarkPower, so pa garantir silencio :P

Cooler po processador, o Zalman da sig regulado no minimo fisicamente e regulado por software para so comecar a girar dos 35 graus pra cima, porque eu considero que 35 graus é perfeitamente aceitavel e, se eu nao estiver a jogar oscila entre os 18~28. e mesmo quando jogo, dificilmente chega aos 35, mas pela descarga da consciencia...

Troquei o cooler do xip7 pelo zalman passivo da sig. tem performances tao ou melhores como o activo que tinha.

A grafica ja tinha um cooler passivo a base de heat-pipes de origem, por isso ja nao era por ai.

Caixa aberta (fundamental) para dispensar o airflow interno (e menos fans la dentro = menos barulho) com uma unica ventoinha, Noiseblocker de 80 no minimo (11dB, o mesmo que nada :P) em frente a grafica/chipset so para ajudar a mexer o calor. Nao faz realmente falta, porque as temperaturas sem ela sao perfeitamente aceitaveis so por si, mas ela tambem nao se ouve, por mais que eu me chegue a ela para a ouvir e como ainda baixa uns graus significativos está la bem.

A unica coisa que sobra que nao ha maneira de tirar o barulho sao os 2 discos. Ja eliminei vibracoes e ajuda, de facto, mas sao os proprios discos mesmo que fazem barulho interno. A partir daí pouco mais posso fazer nesse ponto. Mas tb posso bem com o barulho.

Adaptar uma solucao silencio, as vezes basta regular melhor o sistema e ter alguma creatividade :)
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor Fresh_fruit » Sexta Abr 28, 2006 17:20

Compra uma caixa destas .. reduz-te o barulho para metade ou mais ... falo por expriencia propria .
http://www.nexustek.nl/breeze.htm

mas atençao, e uma caixa mto má para OC pois abafa tudo e é toda forrada a espuma anti barulho .... portanto leva isso em consideraçao .
já agora isso custa á volta dos 120 euros .. já com uma exclente fonte .
Fresh_fruit
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Abr 26, 2005 15:29

Mensagempor L0pht » Sexta Abr 28, 2006 17:40

para a fonte de alimentaçao uma boa soluçao e dakelas fontes fanless, em que o silencio é quase absoluto
Imagem
L0pht
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Abr 26, 2006 13:09

Mensagempor Posturas » Sexta Abr 28, 2006 18:42

Fresh_fruit Escreveu:Compra uma caixa destas .. reduz-te o barulho para metade ou mais ... falo por expriencia propria .
http://www.nexustek.nl/breeze.htm

mas atençao, e uma caixa mto má para OC pois abafa tudo e é toda forrada a espuma anti barulho .... portanto leva isso em consideraçao .
já agora isso custa á volta dos 120 euros .. já com uma exclente fonte .

Essa caixa tinha tudo para ser um sucesso... Infelizmente só tem como outake a fan da PSU?

Um chassis robusto, uma boa PSU e uma boa fan e estragam tudo a obrigar todo o ar quente a sair pela PSU, por mais silenciosa que esta seja em iddle, vai ter de fazer bastante barulho, pq nao só se tem de livrar do próprio calor, como o de toda a caixa.

Essa caixa lembra-me as da artic: grandes ideias, mas má concretizações
Posturas
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Mar 29, 2005 11:46

Voltar para Caixas, fontes de alimentação e mods

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes