+12V = 13V???

Computadores em pneus de tractor? É aqui o seu lugar...

Moderadores: Administradores, Moderadores

+12V = 13V???

Mensagempor U_Q » Terça Set 19, 2006 20:18

Boas,

Mais uma vez me encontro perante vós a pedir a vossa ajuda para me elucidarem nesta questão relativa à fonte... :D

Com o EVEREST Ultimate Edition 2006, na linha dos +12V está a indicar 13.01V... isto é algo com que me terei de preocupar :?:

Isto aconteceu de há uns tempos pra cá...penso que depois de meter + 1 disco (Seagate IDE). A minha fonte é a da sig.

Gracias pela ajuda! :D
NZXT Trinity Black
LCPower Supersilent V2 550W
ASRock 939Sli-eSata2
AMD Athlon64 3200+ (Venice)
Xfx GeForce 7600GT 256MB
G.SKILL 2x512MB ZX Series (2-3-3-6)
WD 160GB + 250GB (SATA2) +Pioneer DVR-112D Black
U_Q
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Abr 12, 2006 15:26

Mensagempor AddIcTeD » Terça Set 19, 2006 20:22

pode ser um simples erro do programa, a unica forma de teres certeza é medindo a tensão da linha dos 12v com um multimetro para te certeficares que está com o valor correcto, caso n esteja, 13v é um valor bastante alto.
AddIcTeD
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jun 17, 2004 21:11

Mensagempor _BELGA_ » Terça Set 19, 2006 21:24

e como tá na bios? o maximo aceitavél dos 12v é 12.60v :o segundo as mormas AtX, logo se isso estiver como indicas pode-se queimar alguma coisa... x|
Imagem
_BELGA_
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Nov 29, 2005 20:16

Mensagempor U_Q » Terça Set 19, 2006 22:49

Boas,

_BELGA_ Escreveu:e como tá na bios? o maximo aceitavél dos 12v é 12.60v :o segundo as mormas AtX, logo se isso estiver como indicas pode-se queimar alguma coisa... x|

Estive a ver na BIOS e indica 12.513v...é algo com que me deva preocupar ou alguma coisa poderá estar a provocar este aumento de voltagem :?: Ou será que a fonte estará a dar o berro (o que penso ser pouco provável...digo eu :roll: ) :?:
NZXT Trinity Black
ASRock 939Sli-eSata2
Xfx GeForce 7600GT 256MB
U_Q
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor AMDista » Terça Set 19, 2006 22:50

epa, cuidade com isso, um multimetro e tal é a melhor coisa para verificar se ta tudo bem, pode ser um erro de leitura, mas o everest nao é mt de errar.. por isso é que estou a acautelar, a melhor coisa é verificares com voltimetro
iMac 17" - MacOsX Snow Leopard
F.Siemens AMILO S1520 - Ubuntu Netbook Remix
AMDista
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Jan 29, 2005 11:58

Mensagempor Kayn » Terça Set 19, 2006 23:50

Sem duvida, Os sensores duma board so costumam dar valores aproximados, e, muitas vezes ficticios, se forem lidos por software nao especifico pra eles.

o voltimetro é o melhor instrumento de precisao pra medires isso. Mas tambem depende do voltimetro, o ideal é teres um voltimetro com resistencia interna o mais elevada possivel, para afectar o minimo a medição da voltagem. Podes medir e comparar a resistencia interna de varios voltimetros regulando-os pra medir volts e usando um ohmimetro (que pode ser outro multimetro) pra medir a resistencia interna deles. o voltimetro que apresentar a resistencia interna mais elevada vai ser o que te dará a leitura mais fiavel da voltagem.

Nao te esqueças, se tiveres a usar um multimetro, confirma que mudaste para medir Volts e que tens uma escala adequada. Nao ha muito por onde falhar por aqui (porque é um circuito fechado), mas... mede a diferença de potencial do circuito, com o multimetro, em paralelo com o que queres medir, nunca em serie. Um polo (+) no ponto que queres medir e o outro (-) num ground (0 V)

12,5V é aceitavel, mas ta perto do limite.
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor U_Q » Quarta Set 20, 2006 20:20

Kayn Escreveu:Sem duvida, Os sensores duma board so costumam dar valores aproximados, e, muitas vezes ficticios, se forem lidos por software nao especifico pra eles.

o voltimetro é o melhor instrumento de precisao pra medires isso. Mas tambem depende do voltimetro, o ideal é teres um voltimetro com resistencia interna o mais elevada possivel, para afectar o minimo a medição da voltagem. Podes medir e comparar a resistencia interna de varios voltimetros regulando-os pra medir volts e usando um ohmimetro (que pode ser outro multimetro) pra medir a resistencia interna deles. o voltimetro que apresentar a resistencia interna mais elevada vai ser o que te dará a leitura mais fiavel da voltagem.

Nao te esqueças, se tiveres a usar um multimetro, confirma que mudaste para medir Volts e que tens uma escala adequada. Nao ha muito por onde falhar por aqui (porque é um circuito fechado), mas... mede a diferença de potencial do circuito, com o multimetro, em paralelo com o que queres medir, nunca em serie. Um polo (+) no ponto que queres medir e o outro (-) num ground (0 V)

12,5V é aceitavel, mas ta perto do limite.

8O 8O 8O 8O 8O 8O

Muchas gracias pela ajuda.....vou ver se arranjo alguém que me possa fazer isso...eu e a electricidade não nos damos muito bem! :P
NZXT Trinity Black
ASRock 939Sli-eSata2
Xfx GeForce 7600GT 256MB
U_Q
Aprendiz
Aprendiz

Voltar para Caixas, fontes de alimentação e mods