[Modding]Criação de uma Fan Secundária exterior para laptop*

Consulte aqui os tutoriais escritos pela nossa comunidade ou participe e escreva novos tutoriais!

Moderadores: Administradores, Moderadores

[Modding]Criação de uma Fan Secundária exterior para laptop*

Mensagempor acm » Quarta Set 20, 2006 22:22

Criação de uma Fan Secundária exterior para um laptop

Material Necessário:

:arrow: Portátil com Saída da Fan interior
Imagem

:arrow: Fan
Imagem

:arrow: Candeeiro
Imagem

:arrow: Material Cortante (ex. Canivete ou faca pequena)

Tutorial

1) Para começar cortamos os dois fios da Fan e descarnamos os fios de modo a que fiquem desta forma:
Imagem

2) De seguida ao ter os fios prontos, encaixamos a parte condutora do fio, nesta zona do candeeiro:
Imagem

3) Neste 3ºPasso efectuamos a verificação se os fios estão bem encaixados dentro dos buracos do candeeiro através da ligação do mesmo . Se a Fan funcionar correctamente, está tudo bem ligado, senão funcionar devemos verificar os fios, e ver se estão esticados e encaixa-los com um pouco de força, para que fique a tocar no tubo metálico do candeeiro.

4) Após o 3ºPasso, posicionamos a Fan de modo a que fique a apontar para dentro do chassis do Portátil, através da saída do cooler do portátil

Imagem

Resultados:

Este teste foi efectuado num Portátil Acer Aspire 1683 WLMi

- Intel Pentium M 735 @ 1.7Ghz

- Ati Mobility Radeon 9700

---------
Resultados normais na temperatura, sem Fan:

O pc testado com a Fan desligada atinge temperaturas de 51º(idle) - 60º(full)

Resultados na temperatura com Fan:

Com esta fan secundária, o pc testado funcionava a uma temperatura de 41º (idle) - 47º (full), mas tambem dependendo dos programas que correm no pc.

Nota 1: Para uma boa redução de temperaturas por um lado é aconselhavel inserir massa térmica, Artic Silver 5 (ou outra de boa qualidade) no CPU mas, por outro lado é desaconselhavel se o Pc ainda estiver em garantia, devido a perda da mesma

Nota 2: Se desejarem ficar com o pc ligado de noite e gostarem de ter a fan secundária ligada, retirem a lâmpada do candeeiro e liguem-no.

Nota 3: A fan secundária é excelente para a redução de temperaturas durante alguns jogos mais pesados para o pc que fazem com que a temperatura aumente significativamente.

----------

Tutorial Made By acm

Tutorial Aprovado
acm
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Jul 31, 2005 17:22

Mensagempor acm » Quarta Set 20, 2006 22:23

v1 - 20-09-2006 - Publicação do tutorial
acm
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Vtech » Quinta Set 21, 2006 9:18

Esse candeeiro é de 12Volt's ou a FAN é de 220V? Vais apontar uma Fan de entrada de ar para uma saida de ar do Portátil? :idea:
P35-Neo2FR | Q6700 | 4GB D2 800 | 8800GT |
Vtech
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 08, 2005 9:12

Mensagempor AMSRocha » Quinta Set 21, 2006 12:05

Vais apontar uma Fan de entrada de ar para uma saida de ar do Portátil?

Isso não teria lógica, pois iria impedir a saida de ar do portatil, mas se tiver por debaixo do portatil onde é a entrada de ar funcionava melhor...

A fan não era melhor ligar a uma porta usb, assim dava para aplicar a uma base que cria-se e depois dava para estar em kker lado com a fan...

Já agora na 1ª foto tens debaixo do portatil uma base de acrilico?...

Desculpa ter feito umas criticas, mas fiz a pensar em melhorar o tutorial, pois achei bastante interessante o tutorial e de utilidade...

Fica bem...
AMSRocha
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Ago 09, 2005 23:25

Mensagempor PhoenixPT » Quinta Set 21, 2006 17:21

Eu fiz uma em usb há uns tempos mas não notei mta diferença nas temps.
E dava problemas de picos de tensão nas portas usb, por isso desisti do projecto.
PhoenixPT
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Fev 04, 2006 13:10

Mensagempor acm » Quinta Set 21, 2006 20:29

Esse candeeiro é de 12Volt's ou a FAN é de 220V?

Penso que seja o candeeiro de 12 Volt's.

Vais apontar uma Fan de entrada de ar para uma saida de ar do Portátil?

Sim está apontado para a saida de ar mas no meu caso não vejo problema nenhum, desde que não esteja muito aproximado da saida, sempre dá para dissipar algum ar que saia do portatil.

A fan não era melhor ligar a uma porta usb, assim dava para aplicar a uma base que cria-se e depois dava para estar em kker lado com a fan...

Sim também se pode ligar a uma porta Usb e criar uma base "caseira" mas, eu ja tenho uma base em aluminio e também esta ideia não foi para se ter mobilidade pois serve (no meu caso) para reduzir as temps. em tempos de jogo ou benchmark ou por vezes quando está em idle também.

Já agora na 1ª foto tens debaixo do portatil uma base de acrilico?...

Não é de acrilico, é de aluminio como disse anteriormente, é uma Notepal - Cooler Master.

Continuem a dar as vossas opiniões! ;)

Obrigado
acm
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor R3volution » Quinta Set 21, 2006 21:01

Eu tenho uma fan de 12v ligada a uma porta usb. O que acontece é que as portas usb dão no máximo 5v. Logo tou a perder potência na fan.

Mas, como já foi dito, não faz sentido estar a mandar ar directamente no sítio por onde o ar quente é expelido, a intenção é retirar o ar quente do portátil.

No meu caso, tenho a fan sobre o chassis do portátil, numa zona que costuma aquecer imenso e assim, pelo menos já não fica tão quente.
Imagem
R3volution
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sábado Jun 04, 2005 16:16

Mensagempor acm » Quinta Set 21, 2006 21:53

não faz sentido estar a mandar ar directamente no sítio por onde o ar quente é expelido, a intenção é retirar o ar quente do portátil.

Concordo também, mas com o meu método consigo ter uns 9 graus a menos , sim pode parecer estranho mas é verdade. :roll:

No meu caso, tenho a fan sobre o chassis do portátil, numa zona que costuma aquecer imenso e assim, pelo menos já não fica tão quente.

Que temps tinhas antes e que temps tens com a fan?;)

[[]]
acm
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor PhoenixPT » Quinta Set 21, 2006 22:03

Mas para quem deseja silêncio até é bom ter uma fan de 12V na porta usb.
Mas a mim não sei pq aquilo dava erro de surto de tensão de vez em qd. Pelo menos era o que aparecia no windows. Verifiquei os cabos e estavam bem isolados por isso não faço ideia do que possa ser.
PhoenixPT
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor acm » Quinta Set 21, 2006 23:41

Isso do surto de tensão e teres os fios todos isolados é muito estranho :?. Não será devido a fan consumir mais voltagem do que a porta Usb fornece?

Mas...

R3volution Escreveu:Eu tenho uma fan de 12v ligada a uma porta usb. O que acontece é que as portas usb dão no máximo 5v. Logo tou a perder potência na fan.

Ele perde potência na fan mas não lhe dá erros de surto de tensão :? ... estranho

Cumps.
acm
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Kayn » Sexta Set 22, 2006 0:09

Nao. O aparelho consome o que lhe deres. Se só lhe das 5V é com isso que ele se governa. Alias, ha algumas fans que nem sequer andam com 5V (eu tenho uma). Ha outra coisa a ter em atençao que ta aqui a ser desprezada. Uma porta USB está especificada para trabalhar com uma corrente maxima de 500mA (0,5A). Um bocadinho de cuidado ao escolher a ventoinha a usar ajuda. Ja vi ventoinhas a consumir mais que isto.

Adaptar uma ventoinha a um cabo usb é facil:

A ventoinha tem 2 fios que intressam, um vermelho (VCC, 5~12V), o preto (Ground, 0V). Os outros nao fazem falta pra isto.

Uma ficha USB tem 4 pinos. Pra isto só interessam os 2 das pontas.

Neste esquema, o 1 é o VCC e o 4 é o GND:

Imagem

é so arranjar um cabo usb (escolher a ficha que interessa), tipo extensao pra lhe aproveitar a ficha usb e ligar os fio VCC da ventoinha ao VCC do cabo e fazer o mesmo pro GND.

Ta feito.
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor PhoenixPT » Sexta Set 22, 2006 11:38

Já encontrei o problema que estava a causar os surtos de tensão. :D
Eu tinha usado o cabo de uma daquelas lâmpadas usb para portáteis que me saiu numa revista. A escolha recaiu neste porque só tem os 2 fios de alimentação, mas como o sleeving dos fios é metal junto à entrada deste no sleeving, descarnaram os 2 por fricção e tinha os 2 fios a tocar-se. :?
PhoenixPT
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor R3volution » Sexta Set 22, 2006 12:50

acm Escreveu:Que temps tinhas antes e que temps tens com a fan?;)
[[]]

Antes, quando convertia um filme, subia até aos 77ºc. Agora anda no máximo nuns 68/69º.. diga-se tb que valeu uma ajuda de assoprar as grelhas com um compressor, para tirar o pó. ;)

E até agora não tive problemas de tensão. Tenho um sistema tal como o Kayn explicou.
Imagem
R3volution
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sábado Jun 04, 2005 16:16

Voltar para Tutoriais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes