ruimgl Escreveu:Já tive oportunidade de ler muita coisa e sei que houve pessoal que meteu router clix com sapo, mas a caixa da clix agora trás umas letras a bold que diz que o router está bloqueado por software a outras redes. Nao sei se a mama acabou para os novos kits. Secalhar agora quem compra clix tem de activar mesmo clix e não outro!
Cumps.
Essa letras em bold sao tanga. Eu tenho um do clix (e por acaso tenho net clix), na minha caixa diz isso, e eu ja o pus a dar com todo o tipo de ligacao. Alias, tenho um amigo meu a trabalhar numa loja que ja o pos a trabalhar com varios isp's diferentes, sem alteracao nenhuma.
A partida, nao é nada de outro mundo, mas...
Ligando por cabo de rede (rj45), deixas o pc detectar rede com o router. quando tiver ligado, abres um browser (firefox, p ex) e escreves 192.168.1.1 (é o endereço do router).
Escreves o teu username e a tua password pro router (admin/admin) por default.
No quick setup, escolhes PPPoE Login.
Nos campos:
VPI=0 / VCI=35
PPPoE Username: o teu username da net do teu isp (as123456@sapo, p ex)
PPPoE Password: a tua pass da net do teu isp
PPPoE Password (confirm): repete a password
PPPoE Access concentrator: a partida podes deixar em branco
A seguir vais a WAN setup, separador DNS Relay.
Adicionas os DNS do teu isp. Se nao souberes, podes-lhes perguntar, eles tem que dizer. No caso do clix tao na area de clientes no site, ou no manual que vem com o router (é do clix, afinal)
Penso que o router vem preparado para a norma ADSL2 (o meu vinha)
Eu nao tenho ADSL2, por isso tive que ir a Status.
Procurar "Advanced Diagnostics" e nas "Port Connection Status", carregar na port que diz "DSL". Nas settings que aparecem, procurar o Code Type e mudar de ADSL2 para AnnexA (o outro que la esta).
Ja agora, se quisermo-nos preocupar pouco ao configurar depois o pc para ter net quando ligar ao router, pode-se ir a "LAN Setup", "DHCP Server" e fazer o "enable".
Ainda no mesmo quadro, em "IP addresses to be available on this subnet"
pode-se configurar os ip's que os pcs que ligam ao router vao ter. Isto pode ser um bocado a escolha da pessoa, mas valores para um range de ip's generico de rede local podem ser:
Start of address range: 192.168.1.2 (o 192.168.1.1 é o proprio router)
End of address range: 192.168.1.51 (porque nao?

50 computadores ligados ao router, chegam e sobram e ele so suporta 4 ao mesmo tempo

)
Por esta altura é boa ideia gravar estes settings todos. "Save config" e carregar em save.
Ele deve ligar automaticamente, mas pode-se ver isso voltando ao router e carregando em "Status".
La deve dizer qq coisa como
"PPPoE Connection: Connection establishing connection"
e se tudo correr bem,
"PPPoE Connection: Connection established"
Depois no pc, para ter net basta configurar a rede como configuraçoes automaticas no windows. No linux costuma dizer qualquer coisa como adquirir endereço ip por DHCP (é o router que o distribui). Eu costumo desactivar e activar a ligação a seguir, no windows, deixar o pc fazer as ligacoes e...
Voilá!