Ja tenho o aspire 2023 (Inclui review)

Análises de produtos feitas pelos nossos membros. Não se esqueça de enviar também a sua review

Moderadores: Administradores, Moderadores

Ja tenho o aspire 2023 (Inclui review)

Mensagempor FreakDaHouse » Domingo Mai 16, 2004 23:49

Bom, como tinha prometido cá está a review do acer aspire 2023:

-Especificações Principais-

Intel Pentium M 1,6 GHz
Intel 855GME chipset
Intel Pro/Wireless 2200BG(802.11b/g WLAN)
15,4 WXGA TFT LCD
60GB Ultra DMA-100 HDD
DVD Super Multi Drive
512 DDR SDRAM (2x256 Pc 2700)
Ati Radeon 9700 128 MB

-Especificações Secundarias-

Placa de som Realtek AC’97, SPDIF 5.1, 2 altifalantes e 1 subwoofer
Modem56KV.92
Placa de rede Ethernet 10/100/1000Mbps (RJ45)
Touchpad 2 botões + 1 direcional para scroll
3x USB 2.0, 1x Paralela, S-Video (TV-Out); Infravermelhos (fast infrared), 1x VGA
1x Firewire, 1xAuscultadores e 1x Microfone
Leitor de cartões de memória SD, MMC, MemoryStick, SmartMedia,
PCMCIA 1x Tipo II

-Qualidade de construção-

Ora bem, em relação á qualidade de construção só posso dizer bem, é sem duvida muito boa, os plasticos são de boa qualidade (dos melhores que tenho visto por aí em portateis). De realçar também é a moldura do ecrã que se apresenta bastante solida, e um detalhe mt bom que é o facto da tampa ser em chapa o que afasta a hipotese da tinta sair com o passar do tempo, coisa que aconteceu ao meu portatil antigo que era cinzento tambem, mas nesse caso era plastico. A base tem uma serie de suportes aderentes que permite o computador ficar elevado uns milimetros. Outro facto que tenho de dizer aqui é que acho o portatil mt bonito ;) mas isso já é discutivel. Acho que em relação a isto não há mais nada a dizer.

-Ecrã-

Posso dizer que fiquei surpreendido, o ecrã é fantastico (adoro o widescreen), tem um contraste e um brilho mt bons mesmo e um angulo de visão excelente. Graças ao software da acer (penso que seja do sofware, inda não tive mt tempo pra investigar isso) ao ver filmes o ecrã adapta a luminusidade que é necessaria pra ver o filme, escurecendo ou clareando mais o ecrã, achei engraçada essa função. Ah e a jogar, digo-vos já que quase nem notei a transição de um CRT pro TFT, claro que as cores num CRT são outra coisa mas não tá nada mau, embora este não seja o primeiro portatil que tive, mas o outro que tinha só dispunha de uns grandiosos 4 megas de vram, mas era uma ATI lol ;) por isso só posso falar de jogos em portateis pela experiencia deste Acer. Bom, mas continuando, em relação a pixeis mortos, felizmente não vinha com nenhum, parece que tive sorte. Para acabar só posso dizer que o ecrã está aprovadissimo :D

-Som-

2 colunas e 1 subwoofer... ouvi e gostei, obviamente não são nada do outro mundo mas em relação ao portatil da minha namorada que é um Hp/compaq X1105 com as harman kardon, que na minha opinião dão um som mt bom (não esquecer que estamos a falar de mini colunas) acho que as do Acer conseguem ser superiores, talvez pelo woofer, é pequenito mas inda faz uma boa diferença, mas lá está, num há nada como ligar aqui umas colunas ou uns fones, a minha opinião em relação a colunas de portateis mantém, são pro desenrasque mesmo. Também tem um microfone incorporado, dá sempre jeito e até não é assim tão mau. Agora o primeiro defeito que encontrei no portatil foi aqui neste departamento do som, é que o volume do som é regulado por um botãozito que se empurra para cima e para baixo, até aqui tudo bem, é normal, o problema é que o botão interage com o som por software, o que atrofia ás vezes em alguns jogos, por exemplo ao bocado tava a jogar quake 3 em rede e aumentei o volume e de repente a claridade do jogo desce brutalmente, la tinha eu de ir ao menu da jogo acertar a claridade, e em outros jogos demora mais um pouco ás vezes pra subir o volume, mas pronto consigo viver com isso, é a unica queixa que tenho em relação ao som.

-Teclado e Touchpad-

Sobre isto não tenho mt que dizer, apenas que me habituei logo de imediato ao teclado, coisa que por exemplo com o X1105 que é mt parecido com este não me habituei, é curioso. Tem umas teclas de atalho jeitosas como por exemplo desligar o só ecrã, ou desligar o woofer e até mesmo para mudarmos o esquema de energia. De resto o teclado tem as teclas que eu gosto nas posições certas, que é o caso do ctrl. Dps tem as tipicas teclas de email, internet explorer e mais 2 para o que quisermos.
O touchpad tem uma boa precisão (mas ainda está pra vir o touchpad que me vai fazer esquecer o do meu portatil antigo), os botões acho-os um pouco duros sinceramente, e dps temos o direcional do scroll que la faz o seu trabalhinho.

-Arcade-

Aqui temos um extra porreirito, podemos ver DVD’s, ouvir mp3, ver fotos sem ter de entrar no windows (tb funciona no windows). O display é mt util, tipo se tivermos a jogar podemos ver as horas e a bateria restante. E pronto é isso basicamente.

-Desempenho, aquecimento, ruido-

Vou começar pelo ruido, se nao estiver a jogar, o ruido disto é nulo ate parece que tá desligado,mais uma vez fico surpreendido, talvez por não estar habitudo a mexer em centrinos mas também pq o meu portatil anterior parecia um gato a ser esganado, quando começo a jogar aí sim ja ouço o trabalhar do dissipador do Gpu, mas nada de mais, inda assim consegue ser uma paz.
O aquecimento, neste momento em que tou a escrever o teclado está frio e ja tenho o portatil ligado desde as 21h, neste momento sao 5:30 da manha, acho que não preciso dizer mais nada. Os unicos momentos em que ele chega a aquecer um bocado é quando jogo e é na zona da grafica e inda assim não é nada de mais, recentemente mexi num insystems 4003V e isso sim aquece, o aspire nem perto se aproxima em calor mesmo com a grafica a puxar.
No desempenho, até agora em benchmarks fiz um 3dmark2001 SE em default e deu algo como 9800 marks não tá mau penso eu visto isto ser um centrino 1.6 com memorias 333 e disco de 4200, tudo isto faz efeito penso eu. Tirei os drivers originais e coloquei os omega pra ver que tal, até agora ta tudo impecavel só é pena identificar a grafica como uma 9600, mas penso que nos novos que vão sair agora já devem ter isso corrigido. Em jogos isto comporta-se bem, em algums ate bem de mais, caso do crazy taxi 3 que parece que tou a correr um jogo com 10 anos, e no caso do splinter cell novo, pelo menos na demo o jogo dá rapido demais também..penso que seja dos jogos não tarem bem programados pros centrinos. Experimentei jogos como call of duty, pro evolution soccer 3, colin 4, painkiller e todos rulam bem alguns em wide outros só em 1024x768 por causa da resolução do ecrã. Só tenho pena da grafica vir com os clocks de fabrica 391/202, mas penso que é possivel subir mais um pouco consideravelmente,de qualquer forma pra já acho que não vale a pena.
O processador e tudo o resto, acho que se tivesse agora € só fazia um upgradezito ao disco para 7200 e mesmo assim era naquela, não acho assim o disco de 4200 tão podre como algumas pessoas dizem, mas e daí tambem nunca tive um de 7200 :P. Agora falando mais a sério, no inicio tinha aquele medo da performance do centrino, mas depois de experimentar, até me deixou surpreendido e recomendo, neste caso este portatil é pra mim o meu desktop replacement.

-Bateria-

A bateria inda não a testei bem, mas á partida do que vi em consumo misto jogos/aplicações dura cerca de 3horas, parece-me possivel chegar ás 4h na boa de autonomia. O carregador é pequenito e leve, nada como os tijolos dos pentium 4.

E pronto, acho que não me esqueci de nada, também já são 6 da manhã e tenho aulas ás 9h, parece-me que não vou aparecer por lá de manhã :P, concluindo isto, acho que o portatil é uma boa compra, eu não me arrependo nada, mt pelo contrario! Espero que tenha sido minimamente util com esta review.

Ah não coloco relatorio aida nem mais benchmarks pq já anda praí um post qq com isso tudo.
Editado pela última vez por FreakDaHouse em Terça Mai 18, 2004 19:48, num total de 1 vez.
FreakDaHouse
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Out 25, 2003 17:02

Mensagempor BIGBOY_1983 » Segunda Mai 17, 2004 15:36

boas

corre um 3dmark 2001 nesse so para ter um valor de comparaçao entre esse e o 2012wlmi.

o 2012 da entre 9400 e 9650 ( 3 portateis testados )
o 2023 embora tenha ali 2 dentro da caixa nao tenho tempo de os ir testar e ja têm dono :P

cumps
[]
BIGBOY_1983
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Ago 15, 2003 23:24

Mensagempor FreakDaHouse » Segunda Mai 17, 2004 16:51

Ja fiz um 3d mark 2001 e deu perto de 10000 pontos, se nao me engano dava cerca de 9800 :P
FreakDaHouse
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor dtjesus » Segunda Mai 17, 2004 17:37

::inmove_wh80::core_duo_t2300::1gb_667mhz::nvidia_7600_256MB::hdd_sata_100gb
dtjesus
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Set 08, 2003 23:09

Mensagempor BIGBOY_1983 » Terça Mai 18, 2004 10:18

ok , confesso fiquei desiludido com o desempenhos destas r9700 nos centrinos :( :(

o 1501 de um amigo faz sempre entre 9900 e 10000 ( é uma r9600 64mb )e no windows notasse um ganho de desempenho bastante significativo. fanatismo ou nao a amd mete a intel no bolso com estes a64 mobile , pena os portateis da serie 1500 serem tao feios.

cumps
[]
BIGBOY_1983
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Ago 15, 2003 23:24

Mensagempor FreakDaHouse » Terça Mai 18, 2004 17:54

Admin: post transferido para o inicio deste topico
FreakDaHouse
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor henrivs » Terça Mai 18, 2004 18:19

ta muito bom! muito obrigado... :)
henrivs
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Jan 30, 2004 1:22

Mensagempor filipe_dias » Terça Mai 18, 2004 22:40

muito bom post.
tou de olho num desses tb. parabens pela compra
filipe_dias
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Fev 05, 2004 21:09

Mensagempor Dark_Angel » Terça Mai 18, 2004 23:45

Excelente review.

O Aspire 2023 tem SPDIF 8O ?? Não sabia...ainda bem :wink: !!!
Forum sobre os Sony VAIO em português:

vaio.tech-pt.com/forum
Dark_Angel
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Mar 04, 2003 4:30

Mensagempor nunitzis » Quarta Mai 19, 2004 10:32

Falou-se muito (no forum do Aspire) de algumas teclas encravarem no modelo 2003Wlmi, isso ja aconteceu?

http://www.hardware.com.pt/forum/viewtopic.php?t=2784

Já agora...podem-me relembrar o que é o SPDIF? :roll:

continua a fazer posts sempre que achares necessário sobre eventuais coisas novas que vás descobrindo ou lembrando :D

Obrigado pelo post!
nunitzis
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Mar 22, 2004 11:05

Mensagempor henrivs » Quarta Mai 19, 2004 11:14

uma saida para o som 5.1
henrivs
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Jan 30, 2004 1:22

Mensagempor FreakDaHouse » Quarta Mai 19, 2004 18:31

Dark_Angel Escreveu:Excelente review.

O Aspire 2023 tem SPDIF 8O ?? Não sabia...ainda bem :wink: !!!

Yep, penso que seja utilizada pela saida de fones também, pelo menos no manual faz referencia a isso.

nunitzis Escreveu:Falou-se muito (no forum do Aspire) de algumas teclas encravarem no modelo 2003Wlmi, isso ja aconteceu?

Que eu tenha reparado as teclas não encravam e nem notei nada na tecla de espaço, algumas pessoas diziam que no antigo ficava toda torta.

De resto, ja topei como meto o crazy taxi e o splinter cell novo a correr bem, é só por na gestão de energia como ligado sempre e o clock do processador fica ao maximo e aí os jogos ja correm sem atrofios :D
FreakDaHouse
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Andre_Oliveira » Quarta Mai 19, 2004 18:47

Quanto pesa o portatil?

Cumprimentos
Imagem
Andre_Oliveira
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Abr 20, 2004 4:09

Mensagempor FreakDaHouse » Quarta Mai 19, 2004 18:54

Andre_Oliveira Escreveu:Quanto pesa o portatil?

Cumprimentos

3 Kg
FreakDaHouse
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor gotid » Quarta Mai 19, 2004 21:33

Já tenho o meu também. Estou a iniciar-me nele!

FreakDaHouse Diz-me quais os drives necessários para este portatil estar a 100%!
gotid
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Mar 07, 2004 2:09

Próximo

Voltar para Reviews / Análises

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes