Houve aqui muitos comentários depois de eu escrever o último post, vou tentar responder o que puder...
battlenet Escreveu:As pessoas que estão na faculdade tambem deviam colaborar com os pais a pagar as proprinas porque sempre podem ter um part-time e ajudar a pagar as propinas como muitos alunos fazem. Mas claro é preciso um sacrificio por parte dos alunos e que muitos não estão dispostos a fazer.
Não, o ensino deveria ser um direito e não terias de andar a trabalhar para o sustentar, para além de que, ao trabalhares estás a ocupar o tempo que deveria ser aplicado no estudo. Basta pensar, por exemplo, na época de exames...
jim-lamego Escreveu:TGV e a Ota são bons investimentos !
Quanto à Ota é um assunto muito mais vasto e penso que merecia um tópico própria, quanto ao TGV, basta dizer que, na semana entre o Natal e a passagem de ano fui para Vila Real de Santo António e perante a possibilidade de pagar 17 euros/5h viagem no Expresso e 20 e tal euros/6h de comboio, acho que não há grande alternativa...
O mais importante de referir aqui é que no troço Faro -> Vila Real Sto António(fronteira e uma das principais ligações com Espanha) há apenas 1 linha(os comboios só podem cruzar-se em algumas estações) e NÃO está electrificada!!!!
Isto para dizer que: Temos uma rede de comboio pequena e muito deficiente e pensa-se no TGV que vai levar 25% do orçamento de estado para o ano TODO e que vai servir meia duzia de pessoas dado que o bilhete de avião é mais barato! e já agora, só de referir que, o Alfa pendular entre Lisboa e Porto chega a atingir 220 kmh. O TGV entre Porto de Vigo vai a essa velocidade!
scrat Escreveu:Agora,eu acho que o nosso sistema educativo devia ser revisto, devia haver uma triagem aos alunos quando estão no ensino básico, de maneira a apostar nos cursos profissionais, pois hoje todos querem ser doutores e engenheiros e outras profissões estão a ser deixadas para trás, e elas também são necessárias...
Concordo que haja uma encaminhamento para a área mais adequada para aquele aluno, não concordo que lhes seja vedada a possibilidade de entrarem num curso que queira! O Numerus Clausus deveria acabar, pois não faz sentido que uma pessoa que tenha 14, 15, 16 valores não entre em determinados cursos! Penso que deveria-se adoptar um sistema semelhante ao francês: Todos os alunos que acabem o secundário com nota positiva(10 valores) podem entrar em qualquer curso, depois, na Universidade as capacidades são testadas ao máximo e ai só seguem o curso que realmente estiver apto.
Temos a maior taxa de insucesso escolar, o maior nivel de abandono...
Bad_Cop Escreveu:... que há países em que o ensino é gratuito mas as realidade civicas e economicas sao difrentes e nesses países há bom senso para avaliar se cada um vai fazer alguma coisa para o superior ou se vai apenas para ser doutor, engenheiro ou outra coisa qq.
Não tem nada haver com as pessoas, mas sim com a POLITICAS, ponto final!
Não somos piores que os outros, temos é politicas diferentes, um português noutro pais obdece ao sistema vigente, basta olhares para o sucesso que os portugueses têm no Luxemburgo. Com questões economicas também não tem nada haver, há paises em que o sistema de ensino é gratuito e a economia não está assim tão bem, senão um Japão ou mesmo EUA tinhas um sistema mais que gratuito e a realidade não é essa!