Compra de PDA - Help!

Toda a panóplia de novos equipamentos portáteis são discutidos aqui

Moderadores: Administradores, Moderadores

Compra de PDA - Help!

Mensagempor j3d1 » Domingo Abr 22, 2007 17:19

Boas pessoal,

O meu irmão precisa de comprar um PDA... como não estou bem dentro do assunto, e o tempo urge, gostava de pedir sugestões a alguns utilizadores mais experientes...

Ele apareceu me hoje com uma ficha técnica do HTC P3600.. e eu fiquei sem saber o q lhe dizer em relação a isto. Entretanto aqui numa pesquisa rápida pelo fórum parece me que as opiniões em relação a este modelo não são nada más ...

Gostava de receber comentários acerca deste modelo (ou eventualmente de alternativas que achem interessantes).

Já agora, mais uma questão: Com um equipamento deste género é necessário mais algum tipo de antena para se poder utilizar as funcionalidades de GPS ? E os mapas do resto da Europa são muito difíceis de arranjar?

Obrigado desde já pelas eventuais respostas!

Abraço,

j3d1.
j3d1
Novato
Novato

Registado: Terça Dez 19, 2006 18:37

Mensagempor xabita » Domingo Abr 22, 2007 18:43

Acho que vais muito bem servido com esse PDA, aliás para mim é o melhor em termos de funcionalidade do mercado.
Para teres o GPS activo tens que instalar a rom mais recente que a HTC já disponibilizou no seu site.

Em relação aos mapas podes sempre comprar...ou o então não :wink:
xabita
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Mar 15, 2007 0:01

Mensagempor Semenkhare » Domingo Abr 22, 2007 23:29

Boas!

Este é um modelo deveras interessante da HTC (ex QTEK), no qual já andei bastante interessado. Um excelente exemplo de um smartphone (Phone & PDA), já com características 3,5G (HSDPA) e capacidade GPS.

A qualidade de construção é fiel ao que a HTC já nos habituou, para mim uma das melhores marcas a nível de PDA's e Smartphones. Repleto de características que garantem o acesso ao melhor que a tecnologia nos tem para oferecer actualmente (HSDPA, 2 cameras (1 VGA e outra de 2 mp), WiFi, WAP, Bluetooth, leitor de MP3, leitor e gravador de vídeo, etc. e etc.), aliado à penúltima versão do Windows Mobile, a 5 (já que a versão 6 está aí). Devido às centenas, mesmo milhares, de aplicações existentes no mercado, com este smartphone podemos fazer quase tudo o que é possível fazer num PC.

Para mim, o que me fez esfriar um pouco o entusiasmo neste modelo é o facto de vir com um processador a 200MHz, o que considero ser já curto para os tempos que correm e para as aplicações cada vez mais exigentes que vão aparecendo (existem já cpu's a 624MHz!). Por exemplo, o programa de navegação por GPS que utilizo é o iGO 2006, que é muito bom. Num processador mais lento, a navegação nos mapas (tal como no QTEK S200) é um pouco lenta, o que por vezes pode tornar-se incomodativo. Colegas meus têm experimentado este problema e em outros programas também: desde jogos (quem não gosta de uma boa jogatana, de vez em quando?), a programas que exijam mais performance do cpu, como edição 3D e AutoCAD, processamento de texto em ficheiros word e pdf com mais que umas dezenas de páginas, edição de imagem e visualização de filmes, citando alguns.
Tendo eu um HP hx2490b equipado com um Intel XScale PXA 270 a 520MHz, seria um passo atrás (bem espaçado...) a nível de performance. Por isso, ando agora de olho no HTC TyTN (mais caro, infelizmente...), um modelo muito semelhante a este. Embora não tenha capacidade GPS (creio eu, embora uma antena GPS resolva o problema), vem com um processador Samsung a 400MHz (se bem que fosse preferível um Intel XScale PXA 272 a 416MHz, que considero um cpu bem mais capaz e tecnologicamente mais avançado) e com um teclado embutido. Em ambos os modelos, considero também algo curta a quantidade de memória disponível, já que vêm com 64Mb RAM e 128Mb ROM (o meu HP vem com 64Mb RAM e 192Mb ROM). Mas isto é relativo, já que se pode expandir a memória ROM através de um cartão MiniSD. Refiro apenas este aspecto porque certos programas insistem em instalar-se na ROM em vez do cartão SD, além de ser na ROM onde o Windows Mobile, por definição, prefere guardar documentos, etc.

O ecrã táctil de 2.8" (240x320 pixels - QVGA) é de excelente qualidade, brilhante q.b. e com a capacidade de mostrar até 65.536 cores.

Quanto ao receptor GPS, o P3600 vem equipado GPS com o chipset Qualcomm, com a capacidade de recepção de 12 canais. Desempenha bem a sua função mas é já um modelo mais lento e ultrapassado que o recente SiRF GSC3 SiRFstarIII, com a capacidade de recepção de 20 canais e de resposta mais rápida. Tenho uma antena externa com este chipset e é de facto fabuloso, captando sempre um sinal forte mesmo dentro de edifícios.
Como o xabita bem referiu, é necessário um upgrade à ROM para activar o GPS. Li isto num forum:

"The new official ROM update from HTC is now available! The GPS works! I am running iGuidance 3 on my phone.

Instructions: once you download the ROM, hook up your phone to your PC and make sure Active Sync is running, then double click the ROM and follow the instructions. Go to http://www.howardforums.com (copy and paste that link to your browser) and search for "P3600" and you'll find a thread for the new ROM update. cheers!"

Resumindo: na minha opinião o P3600 é um modelo capaz, repleto das mais recentes tecnologias, com a qualidade geral com que a HTC sempre nos brindou... Mas peca pelo receptor GPS de antiga geração, assim como pelo cpu algo lento e ultrapassado, que pode comprometer em tarefas mais intensivas para o cpu. Existem programas de overcloaking mas este deve sempre ser feito com a noção, por parte do utilizador, dos riscos daí inerentes.

Espero que tenha ajudado.
Cumps!

EDITADO: Afinal existem 2 versões do P3600, uma com o cpu Texas Instruments OMAP850 a 200 MHz aqui e outra com o cpu Samsung SC32442A a 400 MHz aqui. Estranho... É o problema da HTC lançar vários modelos muito semelhantes, com pequenas alterações, de mercado para mercado...
Assim sendo, as minhas reservas quanto ao cpu desaparecem e o meu interesse pelo P3600 cresce novamente. ;)
Editado pela última vez por Semenkhare em Segunda Abr 23, 2007 14:53, num total de 1 vez.
.
.
- Asus P5Q / Intel C2D E8400 / 4GB 800MHz / Asus EAH4850 512MB / Asus TFT VW220D (21.6")
- Macbook Pro 15" / C2D T9400 (2.53GHz)/ 4GB 1066MHz / nVidia 9400M + 9600M GT
- Sony Ericsson X10i
- iPod Touch 3G 32GB
Semenkhare
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Jun 14, 2006 22:11

Mensagempor zinko_pt » Segunda Abr 23, 2007 10:03

Eu não me queixo do TomTom6 no meu S200. Mesmo a 200MHz.

Mas quando quero jogar um jogo mais "pesado", carrego antes no ícone do OMAPCLOCK (tem um script associado) e os 200MHz (que na verdade equivalem a mais), passam para 230MHz. O senão é o consumo da bateria que aumenta, ainda que não seja perceptível. Os MHz superiores, em qualquer CPU, correspondem a maior consumo de energia.

O mesmo é válido para os excelentes ecrans de polegadas generosas que andam por aí (ie. ACER).

Vê umas reviews e comparativos. Ajudam muito
http://www.pcdebolso.com/notVer.asp?id=1780&page=1
http://www.portalppc.com/forum/forum_posts.asp?TID=6341
"Os brinquedos das crianças e dos adultos diferem em duas coisas: tamanho e preço".
zinko_pt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 02, 2004 13:09

Mensagempor fmsantos » Segunda Abr 23, 2007 13:52

Semenkhare olha que o processador do p3600 é igual ao do tytn, tem 400 mhz e não 200 como tu dizes. Eu tenho um e estou muito contente com ele.
fmsantos
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Fev 27, 2004 19:13

Mensagempor Semenkhare » Segunda Abr 23, 2007 14:48

fmsantos Escreveu:Semenkhare olha que o processador do p3600 é igual ao do tytn, tem 400 mhz e não 200 como tu dizes. Eu tenho um e estou muito contente com ele.

Tens razão. Só agora reparei que existem 2 versões do P3600, uma com o cpu Texas Instruments OMAP850 a 200 MHz aqui e outra com o cpu Samsung SC32442A a 400 MHz aqui. Estranho... É o problema da HTC lançar vários modelos muito semelhantes, com pequenas alterações, de mercado para mercado... Há alguns meses, quando ponderava a compra deste modelo, só encontrava páginas com informação sobre este cpu mais fraco...

Assim sendo, as minhas reservas quanto ao cpu desaparecem e o meu interesse pelo P3600 cresce novamente. ;)

zinko_pt Escreveu:Eu não me queixo do TomTom6 no meu S200. Mesmo a 200MHz.

Referia-me ao iGO 2006, que rende mapas em 3D, logo sendo mais pesado para um processador a 200MHz, mesmo que possa equivaler a mais (se bem que não seja bem assim...).

Cumps!
Editado pela última vez por Semenkhare em Segunda Abr 23, 2007 15:16, num total de 1 vez.
.
.
- Asus P5Q / Intel C2D E8400 / 4GB 800MHz / Asus EAH4850 512MB / Asus TFT VW220D (21.6")
- Sony Ericsson X10i
- iPod Touch 3G 32GB
Semenkhare
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor j3d1 » Segunda Abr 23, 2007 15:04

Obrigadissimo pelas opinioes!! Foram muito esclarecedores, e foram de facto uma grande ajuda!

Thx tb pelos links disponibilizados, vou me entreter hoje a noite a ler um bocadinho mais acerca deste modelo!

Abraços,

j3d1.
j3d1
Novato
Novato

Registado: Terça Dez 19, 2006 18:37

Mensagempor hallogenio » Segunda Abr 23, 2007 15:11

esses modelos q vocês estão a falar são bichos aí para custar quanto?

PM pf.
Cumps.
hallogenio
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Dez 28, 2006 12:37

Mensagempor Semenkhare » Segunda Abr 23, 2007 15:16

j3d1 Escreveu:Obrigadissimo pelas opinioes!! Foram muito esclarecedores, e foram de facto uma grande ajuda!

Thx tb pelos links disponibilizados, vou me entreter hoje a noite a ler um bocadinho mais acerca deste modelo!

Abraços,

j3d1.

Na boa. ;)

E desculpa a gafe do cpu... acho que vou mesmo comprar o P3600, afinal. ;)
.
.
- Sony Ericsson X10i
- iPod Touch 3G 32GB
Semenkhare
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Voltar para PDAs, Telemoveis, Leitores MP3 e afins

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes