Partições

Discos rígidos e tudo o mais que seja armazenamento...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Partições

Mensagempor Sniper PT » Terça Jun 22, 2004 16:29

Queria fazer partições a dois pcs.. um tem um disco de 80 GB e o outro tem um de 160GB.

Aconselham-me a fazer partições? Se sim, quantas e de que tamanho para cada um?

Já agora, apenas vale a pena ter a partição principal em NTFS, certo?
Sniper PT
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Jul 08, 2003 12:07

Mensagempor alatakontigu » Terça Jun 22, 2004 16:32

Vale a pena tar em NTFS, podes particionar os dois a meio, por exemplo... isso é dependente do que precisas, eu tenho assim no meu... mas cada qual sabe de si! :P
Imagem
alatakontigu
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Jul 12, 2003 21:46

Re: Partições

Mensagempor NetSynnas » Terça Jun 22, 2004 17:42

Sniper PT Escreveu:Já agora, apenas vale a pena ter a partição principal em NTFS, certo?

Não só a principal, mas todas... A não ser que queiras fazer dual boot! O win9x apenas suporta FAT...
NetSynnas
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Segunda Nov 17, 2003 14:43

Mensagempor [PT]CableGuy » Quarta Jun 23, 2004 1:35

Sniper PT Escreveu:Queria fazer partições a dois pcs.. um tem um disco de 80 GB e o outro tem um de 160GB.

Aconselham-me a fazer partições? Se sim, quantas e de que tamanho para cada um?

Já agora, apenas vale a pena ter a partição principal em NTFS, certo?

O meu concelho é bastante simples e pode ser "usado" em qualquer disco rígido , independentemente do tamanho.

1º Passo - Criar uma partição principal (Master Boot Partition) com 2G e formata-la em FAT32.
Esta partição além de ser de arranque , será também usada para a gestão da memória virtual do PC.
Nesta partição convém "colocar" programas tipo PartitionMagic ou até NTFS4DOS , para nos ajudarem no futuro. :wink:

2º Passo - Criar a partição do sistema operativo com pelo menos 20G e nunca mais de 40G e formatar em NTFS.
O meu concelho é usar apenas 30G , pois quando o windows atingir esse tamanho , mais vale ser formatado de novo. :?

3º Passo - O restante espaço do disco deve ser dividido consoante o uso que o utilizador "lhe" dá.
Pode ser para músicas , filmes e downloads....ou então para temporários de p2p e até de gravação de CDs/DVDs.
Convém é não ultrapassar os 40G , pois é provável uma perca de performance acima desse valor.

4º Passo - Instalar o Windows ou Linux na 2ª partição , que será usada apenas pelo sistema operativo.

5º Passo - Configurar a memórial virtual do Sistema Operativo para usar a 1ª partição ,
pois é no principio do disco...e está a ser constantemente acedida.

6º Passo - Desfragmentar regularmente , TODAS as partições , mas principalmente a do sistema e dos jogos/downloads.

Espero ter ajudado... 8)
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Registado: Domingo Mai 30, 2004 16:26

Mensagempor Tretabyte » Quarta Jun 23, 2004 8:58

Boas,
err com NTFS ate podes ter uma particao de 1 TERA que nao perdes performance, NTFS foi criado e pensado para isso mesmo.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor [PT]CableGuy » Quarta Jun 23, 2004 11:42

errrr..... :?

Desculpa discordar , mas na realidade...NTFS suporta até 2 TeraBytes !!!

Imagem

O verdadeiro motivo pelo qual não se devem usar partições muito grandes é devido ao tamanho dos CLUSTERS !!!!

Cluster é a unidade mais pequena de alocação de dados no disco...e por isso convém ser pequena.
Caso contrário , pode-se perder espaço e performance. :wink:

Imagem
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Mensagempor ]cool[ » Quarta Jun 23, 2004 11:45

[PT]CableGuy Escreveu:errrr..... :?

Desculpa discordar , mas na realidade...NTFS suporta até 2 TeraBytes !!!
...

bem me parecia... tb andava á procura de kalker coisa de justificasse caso fosse sair asneira!! :oops:

Fikem bem!
]cool[
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Mai 04, 2004 19:13

Mensagempor Scorpio » Quarta Jun 23, 2004 12:58

[PT]CableGuy Escreveu:
O meu concelho é bastante simples e pode ser "usado" em qualquer disco rígido , independentemente do tamanho.

1º Passo - Criar uma partição principal (Master Boot Partition) com 2G e formata-la em FAT32.
Esta partição além de ser de arranque , será também usada para a gestão da memória virtual do PC.
Nesta partição convém "colocar" programas tipo PartitionMagic ou até NTFS4DOS , para nos ajudarem no futuro. :wink:
...

Isto de fazer 1 partição em FAT32 para usar como Memoria Virtual é mesmo bom? Isto é, notas diferenças de performance?
AMD AthlonXP 2800+
Abit NF7-S V2.0
2x512M Patriot PC3500 @ 2-3-2-5
Radeon 9800Pro 128M @ 9800XT
2xMaxtor 80G Sata 7200rpm/8M @ RAID 0
Scorpio
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Abr 21, 2004 22:59

Mensagempor [PT]CableGuy » Quarta Jun 23, 2004 13:14

Scorpio Escreveu:...Isto de fazer 1 partição em FAT32 para usar como Memoria Virtual é mesmo bom? Isto é, notas diferenças de performance?
As partições em FAT32 são mais rápidas quando são "pequenas" (tipo 2G)...
...ao contrário do NTFS que é mais rápido quando as partições são maiores (tipo 30G).

Além disso se tivermos a partição "primária" em FAT32 , podemos colocar "ferramentas" nela para aceder via diskette.
Isto porque o windows pode ter problemas e deixar de arrancar....assim teriamos na 1ª partição , ferramentas tipo:
-PartitionMagic
-NTFS4DOS
-Norton Ghost
-Diagnostic Tools
Depois , bastava arrancar o PC de diskette (com qualquer versão de ms-dos) e aceder às "ferramentas" para "arranjar" o windows.
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Mensagempor Scorpio » Quarta Jun 23, 2004 13:21

Mas e relativamente a performance, ganha-se alguma coisa? É um "best-practice"?

Isto porque tudo o que é importante eu tenho num disco diferente 8). Só estou mesmo interessado é na performance.
Scorpio
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor [PT]CableGuy » Quarta Jun 23, 2004 13:35

[PT]CableGuy Escreveu:As partições em FAT32 são mais rápidas quando são "pequenas" (tipo 2G)...
...ao contrário do NTFS que é mais rápido quando as partições são maiores (tipo 30G).
Sim é mais rápido e tem melhores performances. :wink:
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Mensagempor Tretabyte » Quarta Jun 23, 2004 15:03

Boas,
pronto desculpa, enganei-me por 1 tera.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor Scorpio » Quarta Jun 23, 2004 17:17

[PT]CableGuy Escreveu:
[PT]CableGuy Escreveu:As partições em FAT32 são mais rápidas quando são "pequenas" (tipo 2G)...
Sim é mais rápido e tem melhores performances. :wink:

É preciso ter azar... ainda ontem formatei o PC!!!
Scorpio
Membro de Prata
Membro de Prata

Voltar para Discos Rígidos

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante