Boas,
para ppl old school de linux, debian/slackware based é melhor do que redhat, principalmente a nível de package building, ajudas e afins, tb é um pouco mais técnico.
nunca gostei muito de redhad, principalmente quando deixaram de ser tao opensource, fedora é a mm mer** so que mais comercial.
tens aqui tb informação bastante util escrita pelo chocobanana
aqui
chocobanana Escreveu:A comparação entre distribuições vai muito mais além do gestor de pacotes que cada uma usa por isso, eis o que eu acho (muito sucintamente):
Ubuntu:
- Montes de software disponível
- Não trás um interface para a Firewall
- rápida no arranque
- Forum e canal IRC de suporte com montes de utilizadores (se bem que pode ser uma desvantagem pela confusão e quantidade de xicos-espertos)
Fedora:
- Menos software disponível, mas relativamente actualizado
- Trás interface para firewall, SELinux e outras funções de segurança novas - sempre foi uma distribuição orientada para a segurança
- relativamente lenta no arranque
- Bom forum e canal de IRC
- Inclui uma série de funções novas do kernel (melhor gestão de energia, mais segurança, novos controladores de discos)
Mandriva:
- Menos software disponível [mas é a que tem os programas de desktop (gráficos, partilha de ficheiros, etc) mais actualizados)]
- Trás interface para firewall
- Muito rápida no arranque e no desligar e é a distribuição que melhore suspende ou hiberna o computador na minha experiência
- Bom forum e canal de IRC
OpenSuSE:
- prefiro nem comentar uma distribuição que é boa mas que ficou assombrada pelo acordo Novell-Microsoft (é algo pessoal e ideológico, tu fazes como te apetecer)
Outras distribuições:
- existem muitas mais distribuições por aí cada uma com um determinado foco de utilidade e filosofia de utilização e baseada numa determinada distribuição ou gestor de pacotes. Eu pessoalmente prefiro recomendar as três primeiras porque são as mais interessantes para iniciados ou até utilizadores avançados que não querem muitas complicações na configuração.
EOF,
Tretabyte