Fedora core 6 e Ubuntu: com qual ficar?

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Fedora core 6 e Ubuntu: com qual ficar?

Mensagempor Tonux » Domingo Jun 17, 2007 11:45

Bom dia

A questão pode até ser despropositada. Tenho usado o Fedora Zod e têm começado a aparecer alguns (poucos) problemas de estabilidade, referentes a ficheiros de vídeo. O maior problema reside no manuseamento dos repositórios: maita lentidão e muitos erros de leitura.

Instalei num portátil o Ubuntu (com muito pouco espaço em disco). Embora também apresente alguns problemas de instabilidade, relativamente aos formatos de vídeo (parece que é sintoma geral), as actualizações e o download de pacotes não apresentam qualquer problema.

Perante isto, vinha saber a vossa opinião. Vale a pena continuar a investir no Fedora, ou, pelo contrário, desinstalá-lo e colocar no seu lugar o Ubuntu?

Obrigado.
Tonux
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Dez 22, 2004 21:16

Mensagempor Nuno_Martins » Domingo Jun 17, 2007 13:39

Eu já usei os dois, de momento estou com o Fedora Core 7. O Ubuntu é muito bom, talvez até seja mais facil de encontrares ajuda na net.

De momento estou muito contente com o Fedora, só noto um problema, as vezes é muito lento a desligar.
Toshiba Portégé M800-103
Nuno_Martins
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Fev 04, 2007 18:46

Mensagempor Tretabyte » Segunda Jun 18, 2007 11:50

Boas,
entre os 2 ia para Ubuntu, sempre é debian based so para mim e muitos, bastante melhor.

EOF,
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor Tonux » Segunda Jun 18, 2007 13:50

Tretabyte Escreveu:Boas,
entre os 2 ia para Ubuntu, sempre é debian based so para mim e muitos, bastante melhor.

EOF,
Tretabyte

Qual é a vantagem em ser debian based?
Tonux
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Dez 22, 2004 21:16

Mensagempor Tretabyte » Segunda Jun 18, 2007 14:31

Boas,

para ppl old school de linux, debian/slackware based é melhor do que redhat, principalmente a nível de package building, ajudas e afins, tb é um pouco mais técnico.
nunca gostei muito de redhad, principalmente quando deixaram de ser tao opensource, fedora é a mm mer** so que mais comercial.

tens aqui tb informação bastante util escrita pelo chocobanana aqui

chocobanana Escreveu:A comparação entre distribuições vai muito mais além do gestor de pacotes que cada uma usa por isso, eis o que eu acho (muito sucintamente):

Ubuntu:
- Montes de software disponível
- Não trás um interface para a Firewall
- rápida no arranque
- Forum e canal IRC de suporte com montes de utilizadores (se bem que pode ser uma desvantagem pela confusão e quantidade de xicos-espertos)

Fedora:
- Menos software disponível, mas relativamente actualizado
- Trás interface para firewall, SELinux e outras funções de segurança novas - sempre foi uma distribuição orientada para a segurança
- relativamente lenta no arranque
- Bom forum e canal de IRC
- Inclui uma série de funções novas do kernel (melhor gestão de energia, mais segurança, novos controladores de discos)

Mandriva:
- Menos software disponível [mas é a que tem os programas de desktop (gráficos, partilha de ficheiros, etc) mais actualizados)]
- Trás interface para firewall
- Muito rápida no arranque e no desligar e é a distribuição que melhore suspende ou hiberna o computador na minha experiência
- Bom forum e canal de IRC

OpenSuSE:
- prefiro nem comentar uma distribuição que é boa mas que ficou assombrada pelo acordo Novell-Microsoft (é algo pessoal e ideológico, tu fazes como te apetecer)

Outras distribuições:
- existem muitas mais distribuições por aí cada uma com um determinado foco de utilidade e filosofia de utilização e baseada numa determinada distribuição ou gestor de pacotes. Eu pessoalmente prefiro recomendar as três primeiras porque são as mais interessantes para iniciados ou até utilizadores avançados que não querem muitas complicações na configuração.

EOF,
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor Nuno_Martins » Segunda Jun 18, 2007 20:19

Em relação ao Fedora, é MUITO lento quando toca a ligar/desligar, então a desligar, quando se está muito tempo com ele a trabalhar, é demais! Uma coisa de positivo que reparei foi a segurança, pareceu-me ser muito boa.
Toshiba Portégé M800-103
Nuno_Martins
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Fev 04, 2007 18:46

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes