Defeito em P5GD2 ??

Novidades, dúvidas, respostas, problemas sobre Processadores, Chipsets, Motherboards, Memórias e assuntos relacionados

Moderadores: Administradores, Moderadores

Defeito em P5GD2 ??

Mensagempor |Thor| » Sexta Jul 13, 2007 9:35

Boa tarde,

tenho dois clientes que têm um problema comum. O computador deles, volta e meia, dá erro de falta de ficheiros no arranque do windows e pede para fazer a recuperação usando o cd do windows. Já foi substituido o disco, memorias, fonte, board, já fiz update à bios e já formatei tantas xs que já perdi a conta.

O problema vai-se arrastanto à algum tempo, entre formatações, garantias, testes, etc, e a garantia, inclusivé, já terminou.

Gostaria de saber se conhecem algum defeito desta board que provoque este problema. Digo que seja da board porque é comum aos dois sistemas que partilham do mesmo problema, apesar de serem dois clientes diferentes e terem comprado o computador em alturas diferentes, apesar de as maquinas serem semelhantes.

O sistema é o seguinte:

Intel Pentium 540
Board Asus P5GD2
512 DDR2
Ati X300

o resto dos componentes (gravador, disco, fonte, etc) variam de marca e como já foram trocados não devem ser a origem do problema.

Ambos têm o Windows XP Home Sp2 original.

Agradeço desde já as vossas sugestões.

Cumtps
|Thor|
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Ago 14, 2005 11:36

Mensagempor lucky » Sexta Jul 13, 2007 9:42

Experimentaste utilizar software de diagnóstico para testar a estabilidade dos vários componentes? Experimenta principalmente o memtest86, o ORTHOS, podes passar também um SPI32M, a ver se dá algum erro.
Imagem

Registado: Quinta Jan 27, 2005 12:58

Mensagempor |Thor| » Sexta Jul 13, 2007 11:28

Sim, corri o memtest e os varios testes do Prime95 durante horas e nunca crashou nem deu erro em nenhum dos testes. Os computadores ficam a funcionar bem durante algum tempo, às xs durante semanas e até meses mas volta e meia acontece o mm problema. Tanto pode aguentar 2 dias como 2 meses.
|Thor|
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor lucky » Sexta Jul 13, 2007 13:47

O importante seria saber exactamente qual é a mensagem de erro e a partir daí investigar, consegues essa informação?
Imagem

Registado: Quinta Jan 27, 2005 12:58

Mensagempor |Thor| » Sexta Jul 13, 2007 16:15

A mensagem é que existe um ficheiro do sistema em falta "c:\windows\system32\qqcoisa.dll" (o ficheiro n é sempre o mesmo) e que não é possivel iniciar o windows e para usar a consola de recuperação para reparar o windows.

Se arrancar pelo cd do windows, aceder à consola de recuperação e executar o comando "CHKDSK C: /R", resolve o problema, mas é complicado ter de explicar ao cliente que pode ter de fazer isso de x em x tempo, nem o cliente é obrigado a sabê-lo fazer. Ainda por cima é uma operação demorada e sabem como é, tempo é dinheiro.
|Thor|
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor LincHpiN » Sábado Jul 14, 2007 12:16

Mas mudas-te a motherboard ou foi sempre a mesma P5GD2?
É a normal ou DELUXE?
É que eu tenho a deluxe e já tive uns problemas um bocado estranhos com ela, a nível de discos rígidos onde a mesma não me detectava os discos apesar de estarem bons.

Quando arranjei um disco hitachi detectava-o na bios, instalava o windows mas depois não arrancava o windows...mudei para WD, repeti os mesmos processos e já funcionava devidamente. Já tive 2 seagate sata que foram para o lixo. O segundo seagate que comprei durou 2 meses. Tive de trocar por um WD (PATA). Passado 1 ano e meses esse mesmo WD berrou e só o utilizava para guardar dados, nada mais. Essas mensagens também já me apareceram...qd usava seagate. Até agora o único disco que se aguenta é um WD SATA...

Só tive problemas a nível de discos rigidos. Memória ram, placas gráficas, cpu, pci stuff, nunca tive problemas. Eu também tenho o pc ligado práticamente 24/7 e os discos são uma peça sensível mas sempre foi a nível de discos rígidos que tive mais problemas e sinceramente não sei se não está um pouco relacionado com esta mobo.
Pelo sim pelo não verifica lá os discos dos teus clientes e dps diz qlq coisa.
LincHpiN
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Dez 14, 2005 1:00

Mensagempor |Thor| » Sábado Jul 14, 2007 14:08

A board trocada foi sempre a mm. E é a versao normal. Os discos já foram trocados tb, por isso...n sei... ah! e marcas diferentes de discos (samsung e WD)
|Thor|
Membro de Prata
Membro de Prata

Voltar para Processadores, Chipsets e Motherboards

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes